Em um mercado dinâmico como o da alimentação, oferecer diversas formas de pagamento em seu restaurante é essencial para melhorar a experiência do cliente e garantir mais vendas. Nada pior do que descobrir que sua forma de pagamento não é aceita no estabelecimento bem na hora de pagar, né?
Com tantas opções disponíveis, é importante que você saiba quais são as melhores para o seu restaurante e como gerenciá-las de forma eficiente. Além disso, o público dá valor a praticidade e segurança na hora de pagar a conta.
Listamos as principais formas de pagamento utilizadas em restaurantes, para que você não fique “pra trás” e não perca mais nenhuma venda.
Quais são as formas de pagamento aceitas pelos restaurantes?
Cartão de Crédito
O cartão de crédito continua sendo um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. É estimado que existam 212 milhões de cartões de crédito ativos no país, sendo responsáveis por R$635,2 bilhões em transações no primeiro trimestre de 2024. Não tem como não aceitar em seu restaurante, né?
Cartão de Débito
Outra opção popular entre os clientes é o cartão de débito, que facilita o pagamento à vista diretamente da conta bancária do cliente. Esse método reduz o risco de inadimplência para o restaurante.
Pix
O Pix revolucionou os pagamentos no Brasil. O meio de pagamento permite transferências instantâneas, sem taxas para pessoa física e se tornou uma excelente alternativa de forma de pagamento para restaurantes que querem receber de forma rápida e prática.
Opte por disponibilizar o pix do seu estabelecimento via QR Code e receba o dinheiro na hora, facilitando ainda mais o pagamento.
Além de receber o dinheiro em poucos segundos, a operação facilita a vida, já que não precisa de dinheiro em espécie ou máquinas de cartão.
Carteira Digital
Carteiras digitais, como Mercado Pago e PayPal, estão cada vez mais populares, permitindo pagamentos diretos pelo celular, já que reúnem dados de cartões de crédito e débito.
PicPay
Entre as muitas carteiras digitais, o PicPay se destaca como uma das mais populares no Brasil. Com proposta prática e acessível, essa modalidade de pagamento facilita tanto para clientes quanto para os lojistas, sem precisar de maquininhas, tornando as transações muito mais ágeis.
Para receber por essa modalidade, é só instalar o app do PicPay no smartphone e se cadastrar. Por meio dele, você pode receber via links pelo WhatsApp ou até transferências.
Muitos clientes preferem essa opção por conta da facilidade e dos programas de cashback.
Pagamento por Aproximação
A pandemia de Covid 19 em 2020 fez com que muitas coisas mudassem. Uma delas foi a criação de formas de pagamento mais seguras e sem contato físico. As tecnologias contactless e NFC permitem que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o cartão, celular ou smartwatch da maquininha. Esse método é rápido, seguro e está ganhando cada vez mais adeptos.
Vale Refeição e Ticket Alimentação
Muitos clientes utilizam o benefício de vale-refeição como principal forma de pagamento em restaurantes, principalmente durante o almoço. Por isso, aceitar bandeiras como Ticket e VR pode atrair mais consumidores e aumentar o faturamento do estabelecimento.
Além do vale-refeição, outra forma de benefício corporativo é o ticket alimentação, que também é muito utilizado em diversos estabelecimentos. Opções como Sodexo e Alelo permitem que os clientes façam compras em mercados, padarias e restaurantes, ampliando muito as opções de pagamento.
Mensagem de Texto (SMS)
Mesmo sem ser um meio tão tradicional, algumas soluções permitem que restaurantes enviem links de pagamento via SMS, facilitando o processo para quem prefere evitar o contato com maquininhas ou dinheiro físico.
Nesse caso, é necessário verificar se sua operadora permite esse tipo de operação.
WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay é uma novidade que permite pagamentos diretamente pelo aplicativo de mensagens. Essa opção traz ainda mais comodidade para os clientes e pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu restaurante.
O dinheiro é recebido instantaneamente, parecido com o Pix, de forma rápida e cômoda para clientes e lojistas.
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- Controlar as transações e acompanhar o faturamento em tempo real;
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