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7 Táticas Para Aplicar Pesquisa de Avaliação no seu Restaurante

Hoje em dia é preciso propor um serviço de primeira em todos os aspectos. Com produto de qualidade, atendimento espetacular, e em meio a esse mercado concorrido, a forma mais eficaz de saber se está acertando é fazendo pesquisa de avaliação de satisfação no restaurante. 

O seu público é a pessoas que precisa agradar,são eles quem te geram a renda, indicam e trazem novos amigos e é por isso que precisa saber como está a opinião deles a seu respeito. 

Assim, para saber quais as necessidades de seu público é importante realizar uma pesquisa de avaliação de restaurante com eles. Ou seja, a famosa pesquisa de satisfação, dessa forma eles podem avaliar seu restaurante, opinar, dar sugestões e mais. 

Agora adiantando, é muito importante saber lidar com as críticas e comentários negativos. Claro que é muito difícil ver isso e causa uma certa revolta. Porém, eles também são ótimas formas de conseguir reconhecer seus erros e mudar. 

O que é pesquisa de avaliação no restaurante?

Uma pesquisa de avaliação no restaurante é a maneira mais eficaz de descobrir se seus objetivos estão sendo alcançados. 

Ela é uma forma de estreitar a comunicação empresa-cliente perfeita para conseguir medir a popularidade do estabelecimento. 

Ela pode determinar se o restaurante está agradando em geral, ou ser relacionada a algum assunto mais específico que acredite que mereça atenção. 

E é exatamente por isso que essas pesquisas são a melhor forma de investir na satisfação do cliente e no sucesso de longo prazo de seu negócio. 

1. Formulários junto ao caixa

A primeira opção que você tem é deixar formulários impressos junto ao caixa, assim o cliente consegue responder algumas coisas, enquanto está no processo de pagar a conta. 

Esse ainda é um dos métodos mais utilizados, pois é bem prático e tira uma avaliação de uma experiência recém feita.

A ficha de avaliação de satisfação do cliente deve conter alguns fatores do seu interesse, como:

  • Atendimento;
  • Ambiente;
  • Cardápio;
  • Comida;
  • Custo;
  • Qualidade.

Além de outras questões que acredite que, serão de grande utilidade para você ter conhecimento.

2. Questionário com a conta

Outra maneira muito boa é o questionário de avaliação de satisfação na conta.

Ele funciona, basicamente, como o formulário, mas será entregue impresso junto com a conta, algo que o cliente sempre precisa ter acesso. E ele pode responder enquanto espera o troco ou a máquina de cartão.

Mas, não esqueça que as questões precisam ser simples e objetivas, para poder ser respondidas rapidamente. 

Uma boa ideia é criar questões com opções pré-definidas, onde o cliente possa por apenas um “x” na sua resposta, e pronto. Respondendo com facilidade e sem demora. 

E no fim, sempre deixe um espaço livre para opiniões, sugestões ou reclamações.

3. Caixa de sugestões

Uma avaliação mais focada na resolução de problemas do seu restaurante.

Nela você vai disponibilizar um papel, onde o cliente pode livremente fazer uma sugestão, crítica ou oferecer uma nova ideia.

É uma ótima maneira de desenvolver formas de melhorar o seu estabelecimento, conseguindo se aperfeiçoar e captar ótimas ideias. 

Quando opta por esse estilo lembre-se de sempre dar atenção às sugestões e, claro, bota-las em prática. Não precisam ser todas, as que combinem e sejam boas ideias já é um começo. 

Estas são formas de demonstrar que ele está sendo ouvido, estimular a sua participação mais vezes e te possibilitar sempre melhorar.

4. Redes sociais

Atualmente uma das melhores maneiras e a mais moderna é por meio das redes sociais. 

Hoje em dia, o Instagram é uma ótima oportunidade, ele oferta formulários por meio de caixas de perguntas e enquetes que podem ser facilmente realizadas e respondidas com um clique.

Assim, crie perguntas que estimulem o cliente a responder e com certeza obterá respostas. 

As redes sociais, além de serem ótimas para promover o seu restaurante, podem ajudar a melhorá-lo cada vez mais.

Uma maneira moderna e acessível de alcançar a todos e conseguir seus objetivos. Essa intimidade pode estimular até mais clientes a participarem.

5. Avaliação diretamente no cardápio digital

As avaliações são uma boa forma de obter a opinião do cliente, e tem ser prática por muitas vezes selecionar sua satisfação de acordo com o número de estrelinhas.

Feedback do Cliente

Assim, uma maneira prática de também ficar por dentro da opinião do cliente a respeito do seu restaurante é através do cardápio digital.

Os cardápios digitais já contam com um espaço inteiramente dedicado à avaliação dos clientes, que avaliarão sem pressa, enquanto estão vivendo a experiência de navegar por ele. 

Dessa forma não precisa investir em mais nada de diferente para conseguir esta opinião. ali o cliente sente que tem o poder de se expressar  e tudo fica fácil de encontrar. 

Aliás, se você oferece serviço de delivery, o seu cliente também pode avaliar na própria plataforma que o pedido foi efetuado, se o tempo de entrega foi rápido, se chegou em bom estado de consumo, esses são alguns fatores que influenciam na opinião do cliente.

O GrandChef é um sistema de gestão que oferece um cardápio digital para utilizar em seu restaurante e como site de delivery próprio, tudo personalizado de acordo com sua marca.

O sistema é especializado nos segmentos alimentícios, assim, sabe exatamente como atender as necessidades.

Ali você encontra tudo, seu cardápio sempre atualizado, evitando gastos com cardápio impressos.  Os pedidos feitos pelos clientes vão diretamente para a cozinha e ainda te possibilita ganhar este tão sonhado feedback, tudo em uma única plataforma. 

A forma mais simples e prática de saber como está a situação de seu atendimento e restaurante. 

De a ferramenta que seus clientes precisam  para te dar sugestões.

6. Questionários de Pesquisas de Satisfação Online

Há formulários que você pode criar usando a ferramenta Google Forms, ali monta do seu jeito tudo que deseja saber. 

Faz as perguntas do jeito que deseja, e consegue encaminhar de forma online mesmo. 

Há como tornar certas respostas rogatórias, ter espaços para escrever e também as respostas já pré moldadas para só assinalar. 

Também é ótimo para encaminhar aos clientes ou disponibilizar nas redes sociais.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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