A Black Friday é um dos eventos comerciais mais esperados do ano, e se você deseja ver seu restaurante lotado e as vendas dispararem, é essencial planejar estratégias que atraiam os clientes.
Isso porque o público está em busca de descontos irresistíveis e promoções que ofereçam mais valor pelo dinheiro gasto. E você, como dono de restaurante, pode aproveitar esse momento para não apenas vender mais, mas também fidelizar clientes.
Se você está se perguntando como, continue lendo para encontrar 7 ideias de vendas para Black Friday em restaurantes que irão ajudar seu negócio a se destacar e aumentar o faturamento. Boa leitura!
Como faturar muito com a Black Friday para restaurante?
1. Disponibilize cupons de desconto
Uma das formas mais eficazes de atrair clientes durante a Black Friday 2025 é oferecendo cupons de desconto, que podem ser distribuídos em redes sociais ou por meio de aplicativos de delivery, como aiqfome e iFood.
Mas é importante pensar em uma oferta tentadora, como “Desconto de 20% em todos os pratos durante a Black Friday” ou “Compre um prato e ganhe 50% de desconto no segundo”.
Não esqueça também de divulgá-la com urgência, com prazo de validade restrito à Black Friday ou ao final de semana da promoção para maximizar a utilização dos cupons e gerar mais fluxo em seu restaurante.
2. Faça uma promoção exclusiva e irresistível
Outra maneira certeira de aumentar as vendas na Black Friday 2025 é criando uma promoção que instigue o cliente.
Por exemplo, você pode oferecer um combo especial por um preço muito mais atraente do que o normal, criar pratos especiais para a ocasião — com ingredientes diferenciados — e que só serão disponibilizados durante a promoção ou que estarão disponíveis por uma quantidade limitada.
O importante é que a promoção seja chamativa o suficiente para motivar o cliente a visitar seu estabelecimento nesse período.
3. Ofereça itens gratuitos
Essa estratégia pode parecer ousada, mas pode gerar um ótimo retorno, até porque essa tática faz com que eles consumam mais no seu restaurante e também auxilia na fidelização de clientes.
Você pode oferecer uma bebida gratuita na compra de um prato principal ou ainda uma sobremesa de cortesia para quem gastar acima de um determinado valor.
Produtos de baixo custo para o restaurante, mas que agregam valor ao cliente, são ideais para essa estratégia.
4. Tenha preços simbólicos em itens selecionados
Preços simbólicos são uma estratégia amplamente utilizada durante a Black Friday em diversos segmentos, e no ramo de restaurantes não é diferente. Mas como funciona?
A ideia é chamar atenção com preços extremamente baixos, mas garantir que o cliente adquira outros produtos que irão compensar a margem. Por exemplo, ao comprar um prato específico, o cliente leva a entrada por apenas R$1, e vice-versa.
Essa estratégia atrai os clientes pela percepção de que estão fazendo um excelente negócio e, ao mesmo tempo, incentiva o consumo de outros itens no cardápio, aumentando o ticket médio.
5. Crie seu site próprio
Se o seu restaurante ainda não tem um site próprio, também conhecido como cardápio digital, esse pode ser o momento ideal para investir nisso.
Durante a Black Friday do seu restaurante, você pode criar um espaço exclusivo no site para as promoções do restaurante, facilitando a visualização das ofertas e simplificando o processo de compra.
Além disso, você também pode criar cupons de desconto a qualquer momento e permitir que os clientes façam os pedidos com autonomia, seja para consumo no estabelecimento, retirada ou delivery, o que é perfeito para dias de maior movimento.
Sem falar que todas as vendas feitas por lá são isentas de taxas: todo o lucro vai para o seu bolso.
Ficou curioso(a)? Assista ao vídeo abaixo para descobrir como o cardápio digital do GrandChef funciona.
6. Use o delivery para vender mais
Oferecer promoções exclusivas para pedidos via delivery pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas, principalmente para quem prefere comer em casa ou está buscando conveniência durante a Black Friday.
Você pode pensar em ofertas como “Entrega grátis durante a Black Friday” ou “Compre 1 prato e ganhe outro na compra por aplicativos” para incentivar os pedidos online.
Mas não esqueça de ficar ativo no aiqfome e iFood para atingir um público mais amplo e potencializar ainda mais as suas vendas.
7. Controle bem seu estoque
A última coisa que você quer durante a Black Friday no seu restaurante é perder vendas por falta de estoque. Para evitar que isso aconteça, é essencial fazer um controle rigoroso e garantir que você tem produtos suficientes para atender à demanda.
Comece avaliando quais são os pratos mais pedidos do seu cardápio e faça previsões de vendas com base em dados anteriores. Mas não se esqueça de que as promoções podem aumentar consideravelmente o volume de pedidos, então, esteja preparado.
Também é fundamental treinar sua equipe para gerenciar o estoque em tempo real para evitar frustrações e garantir uma experiência positiva para o consumidor.
Parece difícil? Além do cardápio digital, o sistema GrandChef conta com inúmeras funcionalidades para automatizar a gestão do seu negócio, incluindo o controle de estoque.
Assista ao vídeo abaixo para conferir como pode ser fácil organizar seus ingredientes e insumos com um sistema especializado em restaurantes.
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