O Google é a plataforma de busca mais utilizada no mundo.
Todos os dias, milhares de usuários o visitam para tirar suas dúvidas, pesquisar sobre curiosidades e, claro, buscar por restaurantes próximos para aproveitar uma boa refeição. Mas você já parou para pensar se o seu estabelecimento é fácil de ser encontrado?
A ferramenta “restaurantes perto de mim” é de extrema importância para atrair novos clientes e aumentar a reputação do seu negócio. Então, se você ainda não “colocou seu restaurante no mapa”, a hora é agora.
Neste artigo, você saberá todos os detalhes para cadastrar seu perfil no Google Meu Negócio e impulsioná-lo no Google Ads. Confira!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para estabelecimentos comerciais, permitindo que sejam facilmente encontrados online.
O cadastro nesta plataforma oferece uma oportunidade única para restaurantes aumentarem sua visibilidade e interação com os clientes, uma vez que garante que a sua empresa seja exibida nos resultados de pesquisa do Google, mapas e até mesmo na pesquisa por voz.
Como cadastrar no Google Meu Negócio?
1. Faça seu cadastro
Cadastrar a sua empresa é bem simples e totalmente grátis!
Basta acessar o site e clicar no botão “Gerenciar agora”.
Feito isso, é necessário fazer o login com uma conta Google. Caso você não tenha, será necessário criar uma para utilizar esse serviço.
2. Preencha as informações
Então, você deverá escolher um nome para o seu negócio e qual o tipo da sua empresa:
- Varejo on-line: os clientes podem comprar os produtos no seu site;
- Loja física: os clientes podem visitar a sua loja pessoalmente;
- Serviços locais: sua empresa faz visitas aos clientes.
Também será necessário escolher uma categoria para ajudar os clientes a descobrir sua empresa de acordo com o setor: restaurante, café temático, hamburgueria, etc.
3. Insira o endereço
Feito isso, você terá que escolher como sua empresa será exibida no Google Maps.
Se você recebe clientes no endereço comercial, digite-o no campo especificado. Se você também atende clientes fora do endereço comercial, informe as áreas de cobertura.
Caso não receba, digite seu endereço comercial e clique em “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes” informe suas áreas de cobertura na próxima página.
4. Informe os dados de contato
Insira um número de telefone ou URL do site e clique em “Concluir”.
5. Revise suas informações
Após cadastrar e verificar seu restaurante, você terá acesso ao “Perfil da Empresa” no Google com todas as suas informações comerciais.
Com um Perfil da Empresa, é possível gerenciar como sua empresa local aparece nos produtos do Google, como o Maps e a Pesquisa, além de interagir com os clientes, adicionando fotos e respondendo feedbacks.
E como divulgar no Google Ads?
Agora que você tem um perfil completo no Google Meu Negócio, nada melhor do que impulsioná-lo para aumentar as possibilidades de atrair mais clientes para o seu restaurante.
Para isso, você pode contar com outro serviço da mesma plataforma, o Google Ads, uma ferramenta que permite a criação de anúncios em todo o ecossistema do Google, como YouTube e Discover.
Ao acessar o site do Google Ads, você deverá clicar em “Começar agora” e escolher qual o objetivo da sua campanha, ou seja, qual objetivo o anúncio deve cumprir:
- Vendas: promover vendas presenciais ou on-line;
- Leads: incentivar clientes interessados em seu restaurante a informar dados de contato;
- Tráfego de site: incentivar clientes a acessarem o seu site.
Ao escolher, você terá acesso às configurações do anúncio — que utiliza a geolocalização como base para aparecer de acordo com a localização do usuário que fez a busca.
Por isso, é bem importante escolher um raio ou áreas específicas para o anúncio circular, evitando atingir usuários que estejam em localizações distantes do seu estabelecimento.
Outro ponto importante é inserir os detalhes cuidadosamente, incluindo idioma, categoria e quais os produtos que você deseja anunciar.
Por fim, coloque a sua criatividade em ação para criar o anúncio, criando títulos e descrições que chamem a atenção.
Quer mais detalhes? Confira o passo a passo completo para criar um anúncio no Google Ads do zero.
Como fazer meu delivery aparecer no Google?
Para divulgar o seu serviço de entregas, você deverá escolher a opção “Tráfego de site” dentre os objetivos de campanha e ter um site ativo.
Caso não tenha, saiba que você pode criar um site sem nenhum custo com a ajuda do GrandChef e ainda personalizá-lo como preferir e ter uma URL exclusiva com o nome do seu restaurante (www.nomedoseurestaurante.grandchef.com.br).
O GrandChef é um sistema de vendas e gestão especializado no ramo gastronômico que conta com módulo delivery para facilitar os processos internos, desde o aceite do pedido até o acompanhamento da entrega, garantindo o melhor atendimento possível.
Abrace a tecnologia por completo!
Preencha o formulário abaixo e comece seu teste gratuito do sistema GrandChef agora mesmo, sem compromisso.


