celular mostrando restaurante no google

Guia prático: saiba como colocar seu restaurante no Google

O Google é a plataforma de busca mais utilizada no mundo.

Todos os dias, milhares de usuários o visitam para tirar suas dúvidas, pesquisar sobre curiosidades e, claro, buscar por restaurantes próximos para aproveitar uma boa refeição. Mas você já parou para pensar se o seu estabelecimento é fácil de ser encontrado?

A ferramenta “restaurantes perto de mim” é de extrema importância para atrair novos clientes e aumentar a reputação do seu negócio. Então, se você ainda não “colocou seu restaurante no mapa”, a hora é agora.

Neste artigo, você saberá todos os detalhes para cadastrar seu perfil no Google Meu Negócio e impulsioná-lo no Google Ads. Confira!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para estabelecimentos comerciais, permitindo que sejam facilmente encontrados online. 

O cadastro nesta plataforma oferece uma oportunidade única para restaurantes aumentarem sua visibilidade e interação com os clientes, uma vez que garante que a sua empresa seja exibida nos resultados de pesquisa do Google, mapas e até mesmo na pesquisa por voz.

Como cadastrar no Google Meu Negócio?

1. Faça seu cadastro

Cadastrar a sua empresa é bem simples e totalmente grátis! 

Basta acessar o site e clicar no botão “Gerenciar agora”.

Feito isso, é necessário fazer o login com uma conta Google. Caso você não tenha, será necessário criar uma para utilizar esse serviço.

2. Preencha as informações

Então, você deverá escolher um nome para o seu negócio e qual o tipo da sua empresa:

  • Varejo on-line: os clientes podem comprar os produtos no seu site;
  • Loja física: os clientes podem visitar a sua loja pessoalmente;
  • Serviços locais: sua empresa faz visitas aos clientes.

Também será necessário escolher uma categoria para ajudar os clientes a descobrir sua empresa de acordo com o setor: restaurante, café temático, hamburgueria, etc.

3. Insira o endereço

Feito isso, você terá que escolher como sua empresa será exibida no Google Maps.

Se você recebe clientes no endereço comercial, digite-o no campo especificado. Se você também atende clientes fora do endereço comercial, informe as áreas de cobertura.

Caso não receba, digite seu endereço comercial e clique em “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes” informe suas áreas de cobertura na próxima página.

4. Informe os dados de contato

Insira um número de telefone ou URL do site e clique em “Concluir”.

5. Revise suas informações

Após cadastrar e verificar seu restaurante, você terá acesso ao “Perfil da Empresa” no Google com todas as suas informações comerciais.

Com um Perfil da Empresa, é possível gerenciar como sua empresa local aparece nos produtos do Google, como o Maps e a Pesquisa, além de interagir com os clientes, adicionando fotos e respondendo feedbacks.

E como divulgar no Google Ads?

Agora que você tem um perfil completo no Google Meu Negócio, nada melhor do que impulsioná-lo para aumentar as possibilidades de atrair mais clientes para o seu restaurante.

Para isso, você pode contar com outro serviço da mesma plataforma, o Google Ads, uma ferramenta que permite a criação de anúncios em todo o ecossistema do Google, como YouTube e Discover.

Ao acessar o site do Google Ads, você deverá clicar em “Começar agora” e escolher qual o objetivo da sua campanha, ou seja, qual objetivo o anúncio deve cumprir:

  • Vendas: promover vendas presenciais ou on-line;
  • Leads: incentivar clientes interessados em seu restaurante a informar dados de contato;
  • Tráfego de site: incentivar clientes a acessarem o seu site.

Ao escolher, você terá acesso às configurações do anúncio — que utiliza a geolocalização como base para aparecer de acordo com a localização do usuário que fez a busca.

Por isso, é bem importante escolher um raio ou áreas específicas para o anúncio circular, evitando atingir usuários que estejam em localizações distantes do seu estabelecimento.

Outro ponto importante é inserir os detalhes cuidadosamente, incluindo idioma, categoria e quais os produtos que você deseja anunciar.

Por fim, coloque a sua criatividade em ação para criar o anúncio, criando títulos e descrições que chamem a atenção.

Quer mais detalhes? Confira o passo a passo completo para criar um anúncio no Google Ads do zero.

Como fazer meu delivery aparecer no Google?

Para divulgar o seu serviço de entregas, você deverá escolher a opção “Tráfego de site” dentre os objetivos de campanha e ter um site ativo.

Caso não tenha, saiba que você pode criar um site sem nenhum custo com a ajuda do GrandChef e ainda personalizá-lo como preferir e ter uma URL exclusiva com o nome do seu restaurante (www.nomedoseurestaurante.grandchef.com.br).

O GrandChef é um sistema de vendas e gestão especializado no ramo gastronômico que conta com módulo delivery para facilitar os processos internos, desde o aceite do pedido até o acompanhamento da entrega, garantindo o melhor atendimento possível.

Abrace a tecnologia por completo!

Preencha o formulário abaixo e comece seu teste gratuito do sistema GrandChef agora mesmo, sem compromisso.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas