fbpx

O blog do GrandChef

5 passos para gerenciar e rastrear entregas no delivery com sucesso!

De acordo com pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o delivery se tornou um hábito para mais de 60% dos brasileiros.

Diante desse cenário, é essencial que restaurantes e estabelecimentos gastronômicos possam gerenciar e rastrear os pedidos eficientemente para uma experiência mais satisfatória para os clientes.
E uma maneira de tornar os processos mais simples e ágeis é através de um sistema de gestão especializado em delivery, como o GrandChef. Continue lendo para saber mais!

Quais os benefícios de rastrear as entregas?

Além de ser uma ferramenta importante para o cliente, o rastreamento de entregas também é importante para o controle de logística do restaurante e para a gestão administrativa.

Transparência e tranquilidade

Rastrear as entregas garante transparência sobre o status do pedido, trazendo mais clareza e tranquilidade para todos os envolvidos.

Melhora na comunicação

Se houver algum atraso ou problema, você pode informar prontamente o cliente, evitando frustrações e fortalecendo a confiança no seu estabelecimento.

Otimização do tempo de espera

Ao rastrear as entregas com um sistema para delivery, você pode ter uma visão geral do tempo médio necessário para completar um pedido. 

Essa informação é valiosa para otimizar suas operações, gerenciar as expectativas dos clientes e minimizar atrasos.


E não há nada que não possa ficar ainda melhor! Veja como aprimorar a experiência do seu cliente no delivery.

Como rastrear a entrega de pedidos?

O primeiro passo para começar a rastrear a entrega dos pedidos é integrar seus canais de venda, como o WhatsApp, aiqfome e iFood, ao sistema GrandChef

Não sabe como? Preparamos um passo a passo para que você saiba como integrar o GrandChef aos maiores aplicativos do Brasil. Confira!

Depois de realizar a integração, todas as informações e vendas serão sincronizadas automaticamente para que você receba todos os pedidos em um só lugar.

Essa centralização garante maior organização e impede a dispersão de informações, garantindo que nenhum pedido seja negligenciado. 

E com todos os pedidos concentrados no sistema GrandChef, você pode visualizar facilmente as informações e observações dos clientes, facilitando o preparo e evitando erros ou omissões na cozinha.

5 passos para gerenciar entregas com o sistema GrandChef

Depois de preparar o sistema, é preciso explorar todas as funcionalidades que o sistema para delivery oferece para que você possa transformar os benefícios que apresentamos em realidade.

Por isso, separamos alguns passos para você dominar o GrandChef.

Conheça-os a seguir!

Passo 1: crie rotas automatizadas com o Google Maps

A integração entre o GrandChef e o Google Maps oferece uma série de vantagens que facilitam o rastreamento, como as rotas automatizadas.

As rotas automatizadas consideram fatores como distância e tráfego para encontrar o menor trajeto entre seu restaurante e os endereços de entrega, tornando as entregas mais rápidas e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera.

Veja como funciona assistindo ao vídeo abaixo!

Aprenda também: 3 dicas de como ter entrega rápida na sua pizzaria.

Passo 2: informe o status do pedido em tempo real

Com a integração do Google Maps ao GrandChef, o cliente pode acompanhar o status do pedido em tempo real, desde o aceite até a chegada ao endereço de entrega. 

O que garante uma comunicação mais transparente e efetiva ao mesmo tempo que mantém o cliente ciente de cada etapa sem que você precise informá-lo, uma vez que o sistema notifica-o automaticamente.

Melhore todos os processos! Conheça os 4 principais indicadores de produtividade para restaurantes.

Passo 3: verifique o desempenho das entregas

E para se manter sempre atualizado no desempenho das entregas, o GrandChef também fornece métricas e relatórios detalhados com dados como tempo médio de entrega, satisfação dos clientes e eficiência das rotas.

Assim, você consegue identificar pontos de melhoria na sua equipe e pode realizar mudanças assertivas quando houver alguma reclamação ou queda no desempenho.

Passo 4: saiba onde os seus clientes estão

O mapa de calor por bairros ajuda a identificar quais regiões o seu estabelecimento realiza mais entregas e as áreas com menor quantidade de pedidos.

Essas informações te ajudam a conhecer a localização dos clientes e colaboram para desenvolver e direcionar estratégias de marketing com objetividade.

Por exemplo, em áreas com poucos clientes, pode ser uma boa ideia concentrar propagandas para alavancar suas vendas.

Além disso, o mapa de calor também pode te ajudar a direcionar os rumos de crescimento do seu estabelecimento! 

Você pode checar em quais localizações houve tentativas de pedido e ampliar a entrega até aquela região ou rever planos de expansão em áreas com pouca ou sem demanda.

Passo 5: ofereça taxas diferenciadas

Ao oferecer taxa de entrega por quilometragem ao invés de praticar valores fixos por região, você torna seus preços mais competitivos diante da concorrência e mais atrativos para os clientes. 

Assim, você diminui as possibilidades de perder um pedido por oferecer valores acima da média ao mesmo tempo que garante uma remuneração mais adequada pelo serviço prestado.

Quer ver tudo isso funciona e muito, muito mais na prática?

Comece agora mesmo a testar gratuitamente o sistema para delivery GrandChef sem compromisso e transforme como e quanto você vende ainda hoje.

Receba Dicas de Graça!

Analu Favretto
Analu Favretto

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

You cannot copy content of this page

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas