Montar um delivery nunca foi uma tarefa fácil, é mais difícil lidar com um cliente quando você não o vê nem sabe o que está pensando. Mas, um fato é que tem que caprichar na experiência do cliente no delivery, para ter maiores chances de sucesso.
E porque precisa pensar e focar tanto no delivery? Porque ele é uma fonte de renda tão grande quanto qualquer outra.
Já é um fato que muitas pessoas não sentem mais toda aquela vontade de sair e vivenciar a experiência do local. Mas, ainda assim, não dispensam comer algo do lugar que adoram.
Porém sabemos que mesmo para os estabelecimentos mais experientes, por vezes receber os pedidos e entregá-los da forma correta e o mais rápido possível é um desafio.
Por isso separamos este artigo, para te ajudar a conseguir proporcionar a melhor experiência ao cliente no delivery, e assim não errar nunca.
Mas, o que é a experiência do cliente?
Por meio da experiência o cliente vai formar uma opinião sobre seu estabelecimento. Podendo ser ela positiva ou negativa.
Por isso, é fundamental que se esforce para proporcionar uma excelente experiência, e garantir a satisfação.
Já que, a experiência envolve todas sensações sentidas pelo cliente e interpretada sobre determinada marca. Você deve criar ações para despertar essas emoções do cliente, levando em consideração questões físicas, racionais e psicológicas.
Além disso, a experiência inclui todos os processos desde que o cliente entra em contato até depois da compra. Ou seja, o processo deve ser bom desde o atendimento ao pedido, até a entrega e pós recebimento. Mostrando que você se importa.
Assim, você deve entrar em contato para saber se a comida chegou em boas condições, ter o feedback do cliente para que possa buscar uma evolução e melhorar cada vez mais.
Portanto, seu objetivo é proporcionar uma experiência que fique marcada na memória do consumidor, fazendo ele voltar a efetuar outra compra em seu estabelecimento.
Assim, será possível construir um relacionamento com o cliente, criando na mente do público uma conexão entre marca e cliente.
Como proporcionar uma boa experiência no delivery?
Aparentemente proporcionar uma boa experiência do delivery é algo extremamente difícil pois, a única pessoa que tem um “contato presencial” é o entregador.
Mas, não pense que o cliente que opta pelo delivery não deve ter o mesmo tratamento do consumidor que vai ao seu estabelecimento. Os dois devem ser caprichados e muito bem feitos.
Por isso, é muito importante planejar ações estratégicas para o público do delivery, e você pode começar pelas suas embalagens.
As embalagens do delivery devem ser visualmente atrativas e eficientes para conservar o alimento. Isso trás uma experiência no delivery inovadora.
Além disso, deve ter os traços da sua marca e com o unboxing encantador. Até porque podem haver vezes que o consumidor nem conheça muito de sua marca quando faz o pedido, e essa é uma ótima oportunidade de fixá-la na mente dele. Trazendo um grande reconhecimento a você.
O que é unboxing no delivery e como proporciona-lo?
Basicamente, unboxing significa desembalagem, o termo é usado para ação de retirar produto da caixa, ou seja, da embalagem.
E para que o ato de receber aquela marmita, por exemplo, o unboxing é uma excelente estratégia de marketing.
Se está a fim de fidelizar o cliente essa estratégia será sua aliada, mas, para por em ação é preciso conhecer bem o seu público-alvo.
Se ponha no lugar do cliente e descreva o que as pessoas esperam do seu estabelecimento, como é possível surpreendê-las e o que levaria a contar aquela experiência para outras pessoas.
Confira, algumas dicas para tornar unboxing uma experiência impactante:
- Estruture a embalagem tanto visual quanto fisicamente;
- Inove;
- Escreva bilhete com palavras especiais para cada cliente;
- Ofereça brindes ou crie cupons de desconto;
- Se diferencie em relação aos concorrentes;
- Priorize a proteção e conservação

Fatos que compõem a experiência do cliente no delivery
1. Primeira Impressão
O cardápio tem um peso muito maior no delivery, pois é através dele que seu cliente terá o primeiro contato com seu restaurante.Igual a quando olhamos a vitrine nas lojas para decidir se entra ou não.
Por isso, sua primeira impressão deve ser impressionante, chamar a atenção e conquistar o cliente para decidir realizar o pedido ali.
2. Escolhendo o Pedido
No momento de escolher o pedido, o cardápio continua tendo extrema importância.
Assim, fotos atrativas e descrições interessantes, claras e diferenciadas são essenciais para garantir o interesse e mostrar como são seus produtos ao cliente.
Mas, celebre de nunca prometer o que não pode cumprir e colocar fotos reais e não tiradas da internet. Não caia na besteira de fazer uma “propaganda enganosa”.
3. Preços
Para decidirmos se vamos pagar por algo, precisamos identificar o valor deste produto.
Então, seus preços sempre devem ser condizentes com a qualidade do seu produto e isso.
Além disso, o preço deve ficar em um local de fácil visualização, para que o cliente consiga identificá-lo.
4. Atendimento
O atendimento do delivery é tão importante quanto o presencial e, até, mais difícil.
Assim, crie um hábito com sua equipe de sempre responder o mais rápido possível, ser gentil e muito educado.
Isso é crucial para tornar a experiência do cliente cada vez melhor.
5. Entrega
Aqui seguem duas dicas básicas para não errar na entrega: ser rápido e não comprometer a apresentação do produto.
Não adianta chegar super rápido mas o recheio da pizza ter saído do lugar ou a bebida ter vindo virada e derramada.
Use as melhores rotas e otimize seu tempo no preparo para oferecer sempre o melhor e garanta que as embalagens conseguem aguentar os percursos sem perderem o lacre.

6. Sabor
Algo que sempre vai ter muito peso em qualquer restaurante, sabor e ingredientes de qualidade.
Os seus pedidos tem que chegar quentinhos e com a sua integridade preservada na embalagem, ou então os resultados não serão como você deseja.
7. Avaliação
Agora é a hora de o cliente mostrar como foi a experiência.
Faça a sua parte que ele fará a dele, te dando boas avaliações nos aplicativos de entrega ou redes sociais.