fbpx
logo grandchef

Como Melhorar a Experiência do Cliente no Delivery?

Montar um delivery nunca foi uma tarefa fácil, é mais difícil lidar com um cliente quando você não o vê nem sabe o que está pensando. Mas, um fato é que tem que caprichar na experiência do cliente no delivery, para ter maiores chances de sucesso. 

E porque precisa pensar e focar tanto no delivery? Porque ele é uma fonte de renda tão grande quanto qualquer outra. 

Já é um fato que muitas pessoas não sentem mais toda aquela vontade de sair e vivenciar a experiência do local. Mas, ainda assim, não dispensam comer algo do lugar que adoram. 

Porém sabemos que mesmo para os estabelecimentos mais experientes, por vezes receber os pedidos e entregá-los da forma correta e o mais rápido possível é um desafio. 

Por isso separamos este artigo, para te ajudar a conseguir proporcionar a melhor experiência ao cliente no delivery, e assim não errar nunca. 

Mas, o que é a experiência do cliente?

Por meio da experiência o cliente vai formar uma opinião sobre seu estabelecimento. Podendo ser ela positiva ou negativa. 

Por isso, é fundamental que se esforce para proporcionar uma excelente experiência, e garantir a satisfação.

Já que, a experiência envolve todas sensações sentidas pelo cliente e interpretada sobre determinada marca. Você deve criar ações para despertar essas emoções do cliente, levando em consideração questões físicas, racionais e psicológicas.

Além disso, a experiência inclui todos os processos desde que o cliente entra em contato até depois da compra. Ou seja, o processo deve ser bom desde o atendimento ao pedido, até a entrega e pós recebimento. Mostrando que você se importa.

Assim, você deve entrar em contato para saber se a comida chegou em boas condições, ter o feedback do cliente para que possa buscar uma evolução e melhorar cada vez mais.

Portanto, seu objetivo é proporcionar uma experiência que fique marcada na memória do consumidor, fazendo ele voltar a efetuar outra compra em seu estabelecimento.

Assim, será possível construir um relacionamento com o cliente, criando na mente do público uma conexão entre marca e cliente.

Como proporcionar uma boa experiência no delivery?

Aparentemente proporcionar uma boa experiência do delivery é algo extremamente difícil pois, a única pessoa que tem um “contato presencial” é o entregador.

Mas, não pense que o cliente que opta pelo delivery não deve ter o mesmo tratamento do consumidor que vai ao seu estabelecimento. Os dois devem ser caprichados e muito bem feitos.

Por isso, é muito importante planejar ações estratégicas para o público do delivery, e você pode começar pelas suas embalagens.

As embalagens do delivery devem ser visualmente atrativas e eficientes para conservar o alimento. Isso trás uma experiência no delivery inovadora.

Além disso, deve ter os traços da sua marca e com o unboxing encantador. Até porque podem haver vezes que o consumidor nem conheça muito de sua marca quando faz o pedido, e essa é uma ótima oportunidade de fixá-la na mente dele. Trazendo um grande reconhecimento a você.

O que é unboxing no delivery e como proporciona-lo?

Basicamente, unboxing significa desembalagem, o termo é usado para ação de retirar produto da caixa, ou seja, da embalagem.

E para que o ato de receber aquela marmita, por exemplo, o unboxing é uma excelente estratégia de marketing.

Se está a fim de fidelizar o cliente essa estratégia será sua aliada, mas, para por em ação é preciso conhecer bem o seu público-alvo.

Se ponha no lugar do cliente e descreva o que as pessoas esperam do seu estabelecimento, como é possível surpreendê-las e o que levaria a contar aquela experiência para outras pessoas.

Confira, algumas dicas para tornar unboxing uma experiência impactante:

  1. Estruture a embalagem tanto visual quanto fisicamente;
  2. Inove;
  3. Escreva bilhete com palavras especiais para cada cliente;
  4. Ofereça brindes ou crie cupons de desconto;
  5. Se diferencie em relação aos concorrentes;
  6. Priorize a proteção e conservação 
experiência do cliente no delivery

Fatos que compõem a experiência do cliente no delivery

1. Primeira Impressão

O cardápio tem um peso muito maior no delivery, pois é através dele que seu cliente terá o primeiro contato com seu restaurante.Igual a quando olhamos a vitrine nas lojas para decidir se entra ou não. 

Por isso, sua primeira impressão deve ser impressionante, chamar a atenção e conquistar o cliente para decidir realizar o pedido ali. 

2. Escolhendo o Pedido

No momento de escolher o pedido, o cardápio continua tendo extrema importância. 

Assim, fotos atrativas e descrições interessantes, claras e diferenciadas são essenciais para garantir o interesse e mostrar como são seus produtos ao cliente.

Mas, celebre de nunca prometer o que não pode cumprir e colocar fotos reais e não tiradas da internet. Não caia na besteira de fazer uma “propaganda enganosa”.

3. Preços

Para decidirmos se vamos pagar por algo, precisamos identificar o valor deste produto. 

Então, seus preços sempre devem ser condizentes com a qualidade do seu produto e isso. 

Além disso, o preço deve ficar em um local de fácil visualização, para que o cliente consiga identificá-lo. 

4. Atendimento

O atendimento do delivery é tão importante quanto o presencial e, até, mais difícil.

Assim, crie um hábito com sua equipe de sempre responder o mais rápido possível, ser gentil e muito educado.  

Isso é crucial para tornar a experiência do cliente cada vez melhor.

5. Entrega

Aqui seguem duas dicas básicas para não errar na entrega: ser rápido e não comprometer a apresentação do produto.

Não adianta chegar super rápido mas o recheio da pizza ter saído do lugar ou a bebida ter vindo virada e derramada. 

Use as melhores rotas e otimize seu tempo no preparo para oferecer sempre o melhor e garanta que as embalagens conseguem aguentar os percursos sem perderem o lacre. 

experiência do cliente no delivery

6. Sabor 

Algo que sempre vai ter muito peso em qualquer restaurante, sabor e ingredientes de qualidade. 

Os seus pedidos tem que chegar quentinhos e com a sua integridade preservada na embalagem, ou então os resultados não serão como você deseja.

7. Avaliação

Agora é a hora de o cliente mostrar como foi a experiência. 

Faça a sua parte que ele fará a dele, te dando boas avaliações nos aplicativos de entrega ou redes sociais.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Escolhas do Editor

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: