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Aumente as Vendas Atendendo os Clientes no Restaurante com Eficiência

Indo bem além da comida de seu restaurante, atender os clientes no restaurante com eficiência é um ponto a investir e muito. 

Ele é capaz de fazer suas vendas aumentarem, seus clientes voltarem sempre e jamais receber críticas sobre o atendimento, algo que conta muito para a sua imagem. 

Quando você trabalha uma combinação perfeita de pratos maravilhosos e um ótimo atendimento, a chance de fidelizar os clientes aumenta. E seu restaurante atinge um nível de satisfação altíssimo. 

Um bom exemplo de porque deve se preocupar tanto com este fator, é a quantidade de críticas sobre o atendimento que restaurantes recebem todos os dias. E ainda mais, a quantidade de vezes em que isso é um fator para um cliente nunca voltar. 

Não vai querer que seu restaurante esteja nesta lista negativa, vai? 

Um cliente cativado vale por 5, e clientes satisfeitos é tudo que você precisa para que as pessoas te conheçam e voltem sempre. Dessa forma, as vendas nunca vão faltar. 

Então, vem conhecer algumas ações e estratégias para atender os clientes no restaurante com eficiência, que pode por em prática hoje mesmo. 

1. Nada de deixar cliente esperando

Atender bem um cliente que chegou em seu restaurante deve ser uma prioridade. Essa cultura deve estar presente em suas boas práticas do restaurante, sendo passada a todos os funcionários. 

Assim, sua equipe trabalha em sintonia. E a primeira dica importante para isso, é atender o cliente com agilidade. Isso deve estar dentro um top 5 de seu manual de atendimento ao cliente.

Isso porque a experiência mais desagradavel que os clientes vivem é a espera. Principalmente a chegada. Então, quando um cliente se senta em alguma mesa, vai atender. Nem que seja para prestar uma primeira cortesia de boas vindas e depois com mais tempo voltará para retirar o pedido.  

Não deixar o cliente esperando é mostrar para ele como a presença dele, ali, é importante para você. Pois, acredite, é exatamente isso que ele almeja receber. 

Mas, claro, contratempos e imprevistos podem acontecer e pode ser necessário fazer o cliente aguardar um pouco. Entretanto, explique o motivo a ele mostra sua vontade de resolver o problema.

2. Sempre mantenha a paciência com clientes mal humorados

Infelizmente nem todos os clientes te darão sorrisos e serão simpáticos. Alguns te darão muito trabalho e é exatamente neste momento que você e sua equipe precisam ter muita paciência para atender. Aliás, mesmo nestes casos a melhor propaganda ainda será a que seus clientes farão de você. 

Então quando notar que seu cliente está com raiva e acabei sendo mal educado, jamais devolva na mesma moeda. Mantenha-se calmo, respire, e o atenda da melhor maneira possível. Esta é a melhor forma de contornar situações assim. 

Se atender os clientes do restaurante com eficiência e simpatia é fundamental aos clientes simpáticos, imagine para os que não estão muito contentes no dia. 

Portanto, você e sua equipe sempre devem estar preparados para encontrar pessoas com certa raiva e pouco simpatias pelo caminho. E se empenhar ao máximo em tratá-los com simpatia, gentileza a serem atenciosos. 

Isso mostra inclusive um nível bem elevado de atendimento que seu restaurante garante. O melhor sempre. 

atender os clientes no restaurante com eficiência

3. Preze pela gentileza

A gentileza e paciência precisam ser estimuladas e começando pela equipe. Mais constrangedor do que ver um cliente ser tratado mal é ver a falta de respeito entre os funcionários. 

E além disso, todas as pessoas que entrarem em seu bar ou restaurante devem ser recebidas com um sorriso e serem atendidas de forma única e incrível. 

É preciso também ter boa vontade de explicar o cardápio se preciso, ouvir os pedidos com atenção e saber lidar com reclamações e aborrecimentos contornando a situação. 

4. Sempre um sorriso na entrada e um até logo na saída

O bom atendimento começa na porta de entrada. Nada é mais desagradavel do que ser recebido por funcionários de cara fechada e má vontade de atender. Dando até vontade de dar meia volta e ir embora. 

Agora uma informação para guardar para sempre, os primeiros dez minutos do seu cliente em seu restaurante são decisivos para satisfação dele, ou não. 

Então capacite seus funcionários para receberem todos sorrindo e na saída “levarem até a porta” fechando com chave de ouro. 

Assim, quando o consumidor pedir pela conta dele, vá até lá, de atenção pergunte se estava tudo certo, mostre a importância e como foi bom recebê-lo. 

E com isso já aproveite para colher um feedback valioso, especulando sobre cardápio, atendimento e pela experiência, podendo saber como melhorar para ter evolução constante. 

5. Aposte na tecnologia para ter bom atendimento e

A tecnologia é uma aliada dos novos tempos. Acredite que o comportamento dos consumidores exige isso, ainda mais com todo o processo de transformação digital tendo sido acelerado. 

Assim, o autoatendimento do cliente vai qualificar muito seu atendimento.Seja ele por meio de totem, tablet ou QR Code, todos vão aperfeiçoar a experiência do consumidor e levar seu atendimento é nota mil. 

Dessa forma, seu restaurante ganha inúmeras vantagens, vai qualificar processos, otimizar tempo, oferecer o melhor atendimento sempre e com a melhor experiência e modernidade. 

E como ter um cardápio digital assim? É simples, basta ter auxílio de um aplicativo de cardápio digital, como o da GrandChef. 

Ele possibilita que crie seu cardápio de modo digital, com todos seus produtos separados em categorias, com descrições, fotos e tudo personalizado ao seu gosto e marca. 

Com isso feito, o cardápio pode ser disponibilizado de duas formas. Por delivery e por QR Code nas mesas atendendo a duas demandas diferentes com um único produto. 

O cardápio por QR Code, basta o cliente escanear acessar as informações escolher o que deseja enviar o pedido que vai diretamente para a sua cozinha. Isso mesmo, se atender sozinho mesmo apenas com o celular em mãos.

Já pela modalidade do delivery, o cliente entra nele por meio do link de seu cardápio, e aí o mesmo processo escolhe o que deseja, faz pedido colocando suas informações de entrega e pagamento

Todos os pedidos vão direto para a sua cozinha para produção, e posteriormente a tela de entregas, avisando em qual mesa ou para qual endereço deve ser destinado. 

A forma mais prática de atender, sem deixar clientes esperando e com o melhor atendimento da cidade. Digitaliza ai. 

Além disso, ainda conta com modelo de gestão completo com auxílios na parte financeira, estoque e muito mais. 

Tá com dúvida ainda? Então acabe com elas testando gratuitamente, utilize o GrandChef em seu negócio e comprove como é fácil manter tudo no controle. 

atendimento ao cliente do restaurante

A digitalização que você precisava para dispor do melhor atendimento e otimizar o seu tempo. 

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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