fbpx
logo grandchef

Por Que Aceitar Vale Alimentação no Restaurante?

Uma grande pergunta passa pela cabeça de todo empreendedor da área de alimentação, compensa aceitar vale alimentação no restaurante?

Pode parecer que não, mas aceitar essas espécies de ticket alimentação traz inúmeras vantagens, afinal esse é um dos benefícios mais aguardados por todos que possuem CLT.

Todos adoram ter um valor para poder gastar em comida. Assim, seu restaurante só tem a ganhar disponibilizando mais essa opção. 

Aliás quanto mais formas de pagamento tiver, maiores chances de atrair mais clientes e agradar a todos. Sem encontrar problemas. 

Então vem entender melhor como funciona o vale alimentação e refeição, e como será fácil e vantajoso aceitá-lo em seu restaurante. 

Vantagens de aceitar vale alimentação no restaurante

A principal vantagem é que merece maior destaque é o aumento de vendas. Como as opções de pagamento aumentam você consequentemente aumenta o público disposto a frequentar o seu estabelecimento. 

Assim, fica claro que esse aumento de público acaba resultando em mais vendas, pois você está oferecendo condições que favorecem a eles.

O segundo ponto de vantagem do vale alimentação é mais visibilidade. Muitas empresas desses voucher disponibilizam um app onde dá para ver todos os locais em que pode ser utilizado. 

Dessa forma, isso faz com que você seja visto, encontrado e lembrado pelas pessoas. Ou seja, todas as pessoas que buscam por onde podem comprar algo e gastar os créditos, acharam você e eventualmente te procuraram.

Outro fato importante é que diminui a burocracia. Para os clientes estar em um lugar que aceite diversas opções de pagamento significa mais praticidade.

Diminuindo as dores de cabeça do cliente para usar o saldo destinado a alimentação.

Novas regras do vale alimentação 2022

Trabalhadores que recebem vale-refeição das empresas poderão utilizar seus cartões em um número maior de restaurantes.

Mudanças nas regras do benefício, abrem espaço para que o cartão seja utilizado em qualquer estabelecimento que receba pagamentos deste tipo, e não apenas para aqueles credenciados com  bandeiras específicas. 

A novidade vai começar a valer em 2023. portanto, todo terão tempo para se preparar para as mudanças que ocorreram. 

Espera-se que essas novas regras possam ampliar a concorrência, já que os estabelecimentos que estejam habilitados a receber pagamentos por vale refeição poderão atender a qualquer bandeira. 

Desvantagens de aceitar ticket alimentação

Há diferentes taxas, as taxas são escolhidas diretamente com as empresas que disponibilizam os cartões de ticket alimentação.

Assim, pode causar uma certa confusão na gestão de seu caixa de vez em quando. 

De vez em quando pode não ser tão útil no seu negócio. Em casos de ainda estar estruturando o negócio e aprendendo a cuidar de seu fluxo de caixa pode não ser tão bom aceitar o ticket alimentação.

Portanto, isso está diretamente ligado ao tópico anterior, pelas taxas poderem ser diferentes vem a causar confusão e te atrapalha a organizar tudo.  

Então pense bem antes de decidir dispor dessa opção se estará preparado.

Como aceitar ticket alimentação?

Para receber pagamento em voucher no seu restaurante, é preciso ter uma conta jurídica no banco. Local, onde o valor das vendas será direcionado. 

Sendo assim, significa que se você utiliza uma conta pessoal para movimentar o dinheiro do negócio, terá de abrir uma em nome da empresa. 

Como os cartões alimentação e refeição são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado pelo ministério do trabalho. 

Dessa forma, para poder receber por ela a empresa tem de estar ligada ao ramo alimentício. 

Portanto, para aceitar pagamentos em vale-alimentação é preciso ter CNPJ cadastrado no setor de alimentos. E o vale refeição no ramo de refeições, como restaurantes e lanchonetes. 

Para conseguir aceitar os dois tipos de cartões-benefícios, seu estabelecimento tem de comercializar os dois tipos de produto. 

Além disso, um último passo é ter uma maquininha que aceite os vales. E aí já pode começar a vender e aceitar essas formas de pagamento.

Atendimento especializado

Para ter um atendimento bom, rápido e ter controle total do processo é indicado usar um sistema especializado em restaurantes.

Como o caso do GrandChef, um sistema de gestão completo totalmente especializado em estabelecimentos gastronômicos. Sempre trazendo novidades e atendendo as necessidades dos clientes.

Por meio dele seu atendimento se torna rápido e prático, otimiza processos, além de ser perfeito para venda em estabelecimento com bastante fluxo de pessoas.

Assim, conta com controle de financeiro, controle de estoque, sistema de vendas balcão, delivery e muito mais.

O controle total de todos os locais de seu estabelecimento, te dando relatórios atualizados de todos os setores.

As vendas realizadas no balcão são fechadas automaticamente pelo sistema facilitando, e inclusive conta com facilidade para divisão de contas.

Além disso, o sistema te dá todos os relatórios de abertura, fechamento e movimentação de caixa. E deixa seu estoque sempre em dia tendo controle de tudo que está dentro dele, com avisos de quando algo esteja para acabar.

Portanto, não perca mais tempo baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios de um sistema especializado em sua gestão.

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver. Não perdendo controle de nada e com todas as informações em dia.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Escolhas do Editor

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: