Muitos gestores têm as finanças como uma preocupação por serem tidas como imprevisíveis. Mas, com um plano de contas, elas não precisam ser!
O plano de contas não é apenas mais um relatório, e sim uma forma de organizar e propor uma visão melhorada e mais ampla do negócio.
Portanto, se está pensando em organizar as finanças de seu restaurante, continue lendo para saber mais!
O que é e para que serve o plano de contas?
É o conjunto de contas que representam os eventos e movimentações financeiras que acontecem nas operações de uma empresa com o objetivo de nortear os trabalhos contábeis de registro de operações.
Além disso, o plano de contas também norteia a elaboração de demonstrações contábeis e as informações financeiras do restaurante, entre elas o demonstrativo de resultado de exercício (DRE) e de fluxo de caixa.
O plano de contas também é utilizado para elaboração de orçamento empresarial, fundamental para acompanhar as metas de orçamento e o que está ou não seguindo o planejado.
Aproveite para conhecer: 7 dicas para a gestão financeira de um restaurante.
Como deve ser a estrutura do plano de contas?
A estrutura de um plano de contas não apresenta muitas variações, mas pode ser personalizada para adequar-se à sua gestão e necessidades do seu negócio, e alterada ao longo do tempo.
Contudo, é fundamental que o plano atenda pelo menos 4 grandes grupos. Conheça-os!
Ativos
As contas ativas são bens não palpáveis da empresa, ou seja, que fazem parte do patrimônio do restaurante, como empréstimos, investimentos e créditos.
Ativo circulante
São bens e direitos realizados em um prazo inferior ao ciclo operacional ou que não tenham ultrapassado 12 meses da data do balanço.
Ativo não circulante
São os bens e direitos realizáveis em um prazo superior ao ciclo operacional, ou que tenham ultrapassado 12 meses após a data do balanço.
Investimentos, lucro imobilizado, intangível e realizável a longo prazo são alguns exemplos.
Passivos
Os passivos representam as contas devedoras obrigatórias pagas a terceiros, como fornecedores de materiais e empréstimos.
Assim, as contas ativas acabam entrando também nas passivas. Quando um bem é comprado, ele será ativo, e seu pagamento, um passivo.
Custos
Representa o valor ligado diretamente a produção, a comercialização ou a prestação de serviços:
- CMV (Custo da Mercadoria Vendida);
- CPV (Custo do Produto Vendido);
- CSP (Custo do Serviço Prestado).
Despesas
A documentação das contas passivas, como pagamentos a fornecedores, funcionários e compra de novos equipamentos.
Receitas
São todas as entradas no caixa do restaurante. Ou seja, representa todas as vendas.
Conheça: qual a importância de ter um controle de caixa.
Como organizar um plano de contas?
O primeiro passo é fazer uma lista com todas as contas para garantir que nenhuma fique de fora.
A distribuição pode ser feita da forma que preferir, distribuindo-as dentro desses grandes grupos ou conforme a colocação que julgar importante.
Definindo os grupos aos quais as contas se enquadram, é hora de determinar as nomenclaturas.
Essa parte precisa de atenção, pois deve ser padronizada para todos os envolvidos no processo, evitando confusões e desvios financeiros.
Para facilitar esse processo, você pode utilizar um software de gestão, como o GrandChef, que realiza os cálculos de vendas e contas a pagar e receber automaticamente.
Assim, o sistema produz relatórios de financeiros atualizados, completos e precisos para que você tenha todos os dados necessários organizados em dia e sem erros.
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