O hambúrguer é o queridinho dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela Hubster, plataforma que gerencia aplicativos de entrega de comida, são mais de 580 mil pedidos por mês.
Mas, mesmo com uma alta demanda, é imprescindível montar uma hamburgueria com cautela. Buscando seguir a legislação, com o número suficiente de funcionários e, claro, saber qual o melhor modelo de negócio de acordo com os seus planos para que ela seja um sucesso desde o primeiro dia!
E para te ajudar nessa missão, preparamos um passo a passo para que nenhuma etapa importante fique de lado. Continue lendo!
1° passo: faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo para montar qualquer negócio é realizar uma pesquisa de mercado.
Visite hamburguerias, analise o ambiente e o que há de diferente no estabelecimento. Depois, pondere sobre o tipo de hambúrguer que você quer servir, os acompanhamentos e diferenciais que deseja oferecer.
2° passo: defina o modelo de negócio da sua hamburgueria
Hamburgueria artesanal
Extremamente populares, as hamburguerias artesanais são um dos modelos mais comuns do mercado.
Nelas, como o sabor é o diferencial, há sempre a busca por diferentes opções para atender o maior número de pessoas possíveis e trazer novidades ao mercado.
Sendo assim, os hambúrgueres variam entre costela, blend, porco e carneiro, e também contam com pães que não são tão convencionais, como preto, verde e vermelho.
Também há a escolha dos adicionais para trazer mais sabor e novidade, como batata frita palito ou rústica, molhos caseiros e muito mais
Aprenda também: como criar um cardápio digital para hamburgueria e aumentar as vendas?
Hamburgueria fast food
Outro modelo muito conhecido são as hamburguerias fast food, que preparam e servem a comida rapidamente.
Neste estilo de negócio, é normal que os hambúrgueres e complementos não sejam artesanais ou com aquele gosto caseiro. Por isso, é a opção perfeita para quem prefere investir para atender um fluxo alto de clientes e de baixa permanência no local.
Hamburgueria delivery
Nada melhor do que poder apreciar todo o sabor na comodidade e conforto de casa, não é mesmo?
“Mas, se eu trabalhar com delivery, preciso vender apenas desta maneira?”
A resposta é: não!
Você pode contar com um salão para atender clientes presencialmente e até mesmo oferecer a opção de retirada. Um sistema que as pizzarias já utilizam há anos.
Hamburgueria em trailer ou container
Essas são duas ideias de negócios criativas, e que chamam a atenção do cliente, além de, em alguns casos, apresentarem o melhor custo benefício entre os demais pela falta de aluguel.
O trailer ou container são bem aceitos pelo público pela liberdade e facilidade que oferecem, como também trazem mais visibilidade a sua marca por serem totalmente personalizáveis.
Para se inspirar: 5 hamburguerias que são sucesso com o GrandChef.
3° passo: escolha a localização
O local precisa ser compatível com os objetivos e necessidades do seu negócio, de fácil acesso e grande o suficiente para comportar os equipamentos, funcionários e ainda atender os clientes confortavelmente.
4° passo: faça a abertura da empresa
Recomendamos que todo o processo da papelada seja feito com um contador legalmente habilitado aos atos de abertura de empresas e que conheça a legislação tributária.
Contudo, são necessários realizar os seguintes processos:
- Registro na junta comercial;
- Adquirir CNPJ – Registro na Secretaria da Receita Federal;
- Registro na prefeitura municipal (alvará de funcionamento);
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar.
5° passo: compre os equipamentos necessários
Depois de estabelecer o modelo de negócio, legalizá-lo e escolher o espaço para montá-lo, está na hora de começar a montar a sua hamburgueria.
Invista, principalmente, em equipamentos como:
- Grelhas e chapa;
- Fritadeira;
- Freezer e refrigeradores;
- Coifa;
- Utensílios de cozinha (talheres, pratos e demais).
Aproveite para descobrir: qual a melhor capa para a sua hamburgueria.
7° passo: tenha um sistema de gestão
Os blocos de notas de papéis demandam muito tempo.
Para ter uma gestão rápida e sem imprevistos, é recomendado contar com um sistema de gestão, como o GrandChef, que conta com funcionalidades como controle de caixa e de estoque, comanda eletrônica, abertura e fechamento de caixa e relatórios de desempenho.
Não perca mais tempo!
Teste gratuitamente por 15 dias e comprove todos os benefícios que o GrandChef traz a sua gestão.



