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O blog do GrandChef

Descubra como motivar equipe do seu restaurante!

Em meio a crise ou algum momento difícil, manter a equipe “animada” pode ser um grande desafio, mas para não diminuir a satisfação dos clientes, tampouco perder funcionários importantes para o seu negócio, é fundamental não medir esforços na hora de motivar a equipe.

Afinal, um funcionário feliz é sinônimo de um atendimento de qualidade e, consequentemente, um negócio próspero. Mas como motivá-los?

Você sabe a importância da psicologia das cores para atrair clientes?

Separamos 5 dicas para manter sua equipe satisfeita e feliz. Confira!

5 Dicas para manter sua equipe motivada

1. Busque o feedback do funcionário

O primeiro passo para motivar o seu funcionário é ouvindo. 

O feedback do funcionário pode ser coletado em conversas em grupo ou individuais, o importante é estar de mente aberta para ouvir seu colaborador sem ter uma postura defensiva

Aprenda sobre formas de atrair mais clientes para o seu negócio.

Escute o que ele pensa sobre a empresa, colegas e rotina e soluções para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os colaboradores e, consequentemente, sua motivação.

2. Reconheça os esforços da sua equipe

Valorizar a dedicação do seu colaborador é de extrema importância! E uma forma de demonstrar que todos os esforços valeram a pena é aderir um programa de “empregado do mês”.

Você pode tornar público o reconhecimento por todas as realizações em seu restaurante, por exemplo, com uma foto do funcionário do mês na parede ou um troféu para simbolizar a conquista.

E, além de homenagear o colaborador, você também pode conversar sobre como a pessoa conseguiu essa conquista com o restante para a equipe. 

Assim, todos sabem como se conseguir melhorar o nível de serviço.

3. Ofereça incentivos

Se você tem um item novo no seu cardápio, pode incentivar sua equipe a vendê-lo e, quem tiver o maior número de vendas, será recompensado.

Caso não tenha um prato novo, acompanhe as estatísticas de vendas e ofereça um bônus para o funcionário que vender mais a cada mês.

O bônus pode ser salarial, um “voucher” em determinado valor para ser gasto em seu restaurante ou folgas adicionais.

4. Solucione os problemas

Talvez o atendimento do seu restaurante esteja ruim pela falta de equipamento adequado. Infelizmente, de nada adianta ter uma equipe qualificada se os pedidos ainda são anotados com caneta em bloquinhos de notas.

Mas você pode facilitar o serviço e atendimento dos seus funcionários com um sistema de gestão para restaurantes.

Um sistema para restaurante eficiente conta com comanda eletrônica, onde os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha

Com isso, o garçom não precisa ficar correndo de lá pra cá anotando e levando o pedido para a cozinha, além de evitar erros humanos com letras ilegíveis ou anotações confusas.

Basta selecionar os itens pelo cardápio digital, deixando-o livre para dar total atenção aos clientes.

Tudo isso, e muito mais, é possível com o GrandChef.

O GrandChef é um sistema de gestão especializado em estabelecimentos do ramo alimentício e, por isso, conhece todas as suas necessidades e como solucioná-las.

Teste gratuitamente o GrandChef e veja a evolução do seu negócio na prática.

5. Divida as responsabilidades

Os funcionários gostam de estar envolvidos nos processos de tomada de decisão que os afetam diretamente. Então, dê liberdade para que os funcionários possam definir sua disponibilidade, programem suas horas e turnos, de maneira colaborativa.

Isso faz com que o colaborador fique satisfeito e poupe tempo e estresse, pois o processo de agendamento se tornará menos burocrático.

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Analu Favretto
Analu Favretto

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