Ao disponibilizar seus pratos via delivery, você deve estar preparado para receber avaliações negativas de clientes insatisfeitos com o seu restaurante.
Não é uma situação agradável, mas saber como responder às avaliações negativas de forma estratégica pode fazer toda a diferença para preservar a imagem do seu negócio e fidelizar clientes insatisfeitos.
A seguir, listamos práticas recomendadas para responder avaliações negativas com inteligência e empatia, fortalecendo sua marca e sua relação com os clientes.
1. Mantenha a calma e evite respostas impulsivas
Ao receber uma avaliação negativa, é natural sentir-se frustrado, mas o primeiro passo é respirar fundo. Reagir de forma impulsiva pode piorar a situação e prejudicar ainda mais a reputação do seu negócio.
Lembre-se: quem responde não é você pessoalmente, e sim o seu restaurante.
2. Reconheça o erro com educação e agradeça pelo feedback
Mesmo que você não concorde com a crítica, é importante demonstrar respeito e agradecer pelo feedback. Um simples “sentimos muito pela sua experiência” na hora de responder avaliações negativas, já mostra que você está aberto ao diálogo e reconhece a importância do cliente para o seu negócio.
3. Ofereça uma solução prática para o problema
Se o cliente teve um problema com seu serviço, tente resolvê-lo. Mostre disposição para reparar a falha e que tenha comprometido para encontrar a melhor solução, seja com um novo pedido, um desconto ou outro tipo de compensação. Isso mostra que você valoriza o cliente.
4. Direcione o atendimento para um canal mais pessoal
Sempre que possível, transfira a conversa para um canal direto, como WhatsApp, telefone ou e-mail. Isso evita exposição e demonstra cuidado com o cliente, além de facilitar a resolução da situação com mais agilidade.
5. Seja sempre empático e profissional
Coloque-se no lugar do cliente e demonstre empatia na sua resposta. Use uma linguagem respeitosa e evite justificativas excessivas. Mostre que entende a frustração do cliente e que quer tornar a experiência dele ainda mais positiva.
6. Responda todas as avaliações
Não ignore nenhuma avaliação! Quando você responde todos os comentários, transmite uma imagem de atenção, respeito e profissionalismo.
Isso também fortalece a reputação do seu restaurante para novos clientes, que frequentemente leem os comentários antes de fazer um pedido. Mostre que sua marca está ativa, atenta e comprometida com a experiência de cada cliente.
7. Seja transparente e não prometa o que não pode cumprir
É tentador prometer soluções rápidas para acalmar um cliente insatisfeito, mas evite prometer ações que não estão ao seu alcance. Prefira oferecer soluções realistas e fáceis de executar. A honestidade é a base de um bom relacionamento com o consumidor.
8. Aprenda com os erros e use o sistema certo para evitar problemas
Mais do que responder às avaliações negativas, o ideal é evitar que elas aconteçam. Com o sistema de gestão GrandChef, você otimiza pedidos, reduz falhas operacionais e mantém a qualidade do atendimento, garantindo que a experiência do cliente seja sempre positiva.

Sua resposta pode fidelizar o cliente
Responder avaliações negativas com empatia e estratégia é um ótimo diferencial competitivo. Restaurantes que se posicionam de forma transparente ganham mais respeito e credibilidade no mercado.
E para facilitar ainda mais sua rotina, conte com o GrandChef: o sistema completo para gerenciar seu restaurante ou delivery lanchonete com eficiência e profissionalismo.


