O controle de caixa para restaurantes nada mais é que registrar todas as entradas e saídas financeiras do estabelecimento, conferir recebimentos e os pagamentos e controlar as despesas de um negócio.
Com isso, é possível saber exatamente quanto há em caixa, o que é fundamental para manter o controle da saúde financeira do negócio, além de auxiliar na tomada de decisões baseadas em dados.
Mas nem sempre trata-se de uma tarefa fácil, até porque qualquer centavo que passar despercebido pode fazer a diferença. Ainda bem que o GrandChef pode cuidar de tudo por você!
Como fazer controle de caixa com o sistema GrandChef?
O módulo de controle financeiro do GrandChef permite que você gerencie seu caixa de maneira fácil e eficiente.
Para utilizá-lo, é preciso cadastrar todas as vendas realizadas pelo seu restaurante! Continue lendo para aprender o passo a passo completo.
Passo 1: abertura de caixa
Para que você possa realizar suas vendas e contabilizar as entradas e saídas de lucro, é preciso cadastrar o caixa.
Vá até o campo de pesquisa localizado no canto superior esquerdo e digite “Dispositivos”. Ao aparecer a opção de mesmo nome, clique sobre ela.

Uma tela com todos os dispositivos conectados aparecerá. Clique com o botão direito sobre o dispositivo que você deseja definir como o caixa do seu restaurante.

Em seguida, no menu que aparecerá no lado direito, no campo “Finalidade”, basta clicar e escolher, dentre as opções, a qual caixa o dispositivo pertence. Depois, no campo “Setor de operação”, selecione “caixas”.

Ao finalizar, clique em “salvar dispositivo”. Agora o dispositivo escolhido pode realizar abertura e fechamento de caixa.
Para abrir o caixa, vá na opção “caixa” no canto superior direito da tela do sistema.

Será exibida uma pequena tela de abertura de caixa. Nela, você deve informar o valor de entrada. Depois, basta clicar em “iniciar” e pronto!
O caixa estará aberto para o expediente.
Passo 2: registro de venda
Entrou um pedido e você precisa registrá-lo no controle de caixa para restaurantes do sistema? Na mesma tela de “Dispositivos”, vá até a opção “Delivery” na parte superior direita e clique sobre ela.

Em seguida, você será redirecionado para a funcionalidade de “Entrega”, onde deverá selecionar a opção “Início” no menu localizado no lado esquerdo da tela.

Agora, basta selecionar todos os produtos inclusos no pedido do cliente.

Para selecioná-los, basta clicar acima de cada um e em “adicionar” para que eles sejam incluídos ao pedido.

Eles irão aparecer na barra lateral direita junto da soma dos valores.

Caso o item tenha algum adicional, você será redirecionado para a página de adicionais para personalizar o pedido de acordo com a solicitação do cliente.

Em seguida, clique em “Adicionar” novamente para ser redirecionado à tela do pedido.
Terminou de incluir os itens? Insira o nome do cliente no campo sinalizado como “Cliente” e em seguida, clique em “Forma de entrega”.

Na tela seguinte, basta selecionar se o cliente receberá o pedido em casa ou irá retirá-lo no seu estabelecimento.

Após selecionar a forma de entrega, basta clicar em “Enviar” no canto inferior direito para que o pedido seja enviado para produção.
O botão será atualizado e agora aparecerá o texto “Pagar”. Clique nele novamente para selecionar o método de pagamento do cliente.

Agora, basta selecionar a forma de pagamento escolhida pelo cliente e clicar em “Pagar e finalizar”.

Pronto, pedido feito e concluído com sucesso!
Passo 3: fechamento de caixa
Para fechar o caixa no fim do expediente, basta clicar na opção “Caixa” no canto superior direito do sistema.

Feito isso, será aberta uma janela na mesma tela para registrar todas as vendas realizadas.
Você pode registrá-las de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente, classificando-as para pode ter um controle de caixa ainda mais assertivo.

Feito isso, basta clicar no ícone “Avançar” para finalizar a operação.

Pronto! Caixa fechado.
Movimentações de caixa
Com o auxílio do sistema, você também pode analisar os dados das movimentações para uma visão completa de suas finanças.
- Acompanhe todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio em gráficos e tabelas que mostram seus gastos e receitas ao longo do tempo
- Filtre todas as movimentações por data, tipo de transação e outros critérios para uma visão ainda mais detalhada do controle de caixa
E claro, minimize possíveis erros humanos!
Por se tratar de um sistema automatizado, não é mais necessário se preocupar em fazer cálculos manualmente. O GrandChef assume essa tarefa, economizando seu tempo e evitando prejuízos financeiros.
Relatórios financeiros o sistema
O controle de caixa para restaurantes é apenas uma das funcionalidades que o GrandChef tem a oferecer.
O sistema também emite relatórios financeiros ilimitados para que você possa identificar periodicamente quais produtos estão vendendo mais, quais são os horários de pico de venda, qual é o ticket médio dos seus clientes, entre outros.
Faça o teste grátis do sistema GrandChef
O GrandChef é um sistema completo e intuitivo para gerenciar e organizar todos os seus processos do seu restaurante, desde o recebimento de pedidos até as entradas e saídas de caixa, tudo em um só lugar.
Você pode monitorar o desempenho do seu negócio em tempo real, com relatórios detalhados sobre vendas, faturamento e estoque.
E não importa o tamanho do seu restaurante!
O GrandChef foi criado para atender todas as suas necessidades. E o melhor de tudo é que você pode experimentá-lo gratuitamente, sem nenhum compromisso!
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