fbpx

Blog do
GrandChef

Dicas e Estratégias para Bares e Restaurantes

Blog do GrandChef

Pesquise por Categoria

Fluxo de Caixa do Restaurante

Realizar o fluxo de caixa do restaurante, bar e até de seu delivery é fundamental. É isso que garantirá manter a saúde de seu negócio.

Então, esse é um processo que vale total a pena dispor de um tempo para fazer e organizar. Quando falam que a gestão de fluxo de caixa é o fator chave para conseguir restabelecer a saúde financeira do negócio.

Quando não ocorre esse controle você fica a mercê de erros, e de não saber em que pé está o negócio, podendo já estar com mais perdas do que ganhos e nem saber. 

Sabemos que dinheiro é basicamente o que move um restaurante, por mais que o atendimento, a boa comida seja importante, sem dinheiro não tem como conseguir o básico para executar os outro fatores bem. 

Realizar o controle do fluxo de caixa do restaurante ajuda a controlar os gastos e a ser mais assertivo na hora das compras. e sempre lembrar que faz bem para sua segurança guardar uma certa quantia para emergências, eventualmente elas podem ocorrer. 

Quando faz um planejamento financeiro evita gastos desnecessários, então se essa é uma meta sua, continue lendo e veja tudo que precisa para não se perder em seu próprio caixa. 

Como fazer o fluxo de caixa do restaurante?

Para realizar o cálculo do fluxo de caixa de um restaurante, você pode anotar todas suas entradas de capital e todas as suas vendas.

Além disso, todos seus gastos devem constar por lá também como: as contas de água e luz, aluguel, salário dos funcionários, fornecedores e demais gastos. 

E como registrar os gastos do mês também é importante registrar todos seus ganhos no mês. O importante é manter tudo organizado para evitar que ocorram deslizes, lembre-se também de organizar sempre uma ficha técnica para garantir que o preço de seus produtos e garanta lucros. 

Sendo assim, tudo isso influencia no momento de ter um fluxo de caixa correto, inclusive não esqueça de pôr na conta os impostos e o preço que paga em sua mão de obra, isso é dinheiro de saída que precisa ser calculado com precisão. 

Com tudo isso calculado, também vai conseguir encontrar qual é sua margem de lucro. E agora já tem em mãos todas as informações que precisa para fazer seu controle de caixa, então bora arregaçar as mangas e trabalhar pra lucrar muito.

A importância da gestão de fluxo de caixa

O fluxo de caixa trata de registrar e acompanhar todas as movimentações financeiras, e quando aplicados de forma eficiente trazem inúmeros benefícios como: 

  • Redução de custos fixos relacionados a manutenção do negócio;
  • Melhora da organização do caixa, por meio de relatórios;
  • Informações sobre quais itens tem mais saída e quais precisam de maior atenção;
  • Otimização de recursos financeiros;
  • Informações para montar o cardápio mais certeiro e com preços razoáveis e que dão lucros. 

Além de deixar o seu restaurante em dia com suas obrigações, a gestão financeira também vai trazer à tona para você qual é a realidade em que se encontra seu negócio, que por vezes pode ocorrer de não ser muito boa. 

Então, se está afim de conhecer e acompanhar a gestão de seu restaurante, veja quais passos devem ser seguidos para alcançar esse objetivo. 

1. Conheça seus ganhos e custos

O primeiro passo para ter um fluxo de caixa eficiente é conhecer a fundo quais são os ganhos e custos de sua empresa. 

Ou seja, algo que já comentamos é registrar todas as movimentações financeiras de um negócio. Isso significa todas as entradas e saídas de dinheiro dentro de um período de tempo previamente estabelecido. 

Dessa forma garante que tudo seja pago e desenvolvido no tempo certo e que seus investimentos estão indo para o lugar certo. 

Além do mais isso permite conseguir pagar as suas contas, fornecedores tudo em dia sem correr risco de ficar refém de juros e atrasos.

2. Faça projeções financeiras

Outra prática que precisa ter são as projeções financeiras para os próximos meses. Quando você entende amplamente suas despesas e ganhos consegue se preparar para o futuro evitando imprevistos e tendo um melhor desempenho. 

A importância desse processo se dá, pois, sabendo o tanto de dinheiro que vai entrar e sair para conseguir garantir que terá dinheiro suficiente durante determinado tempo. 

Assim, o controle de fluxo de caixa vai te ajudar a tomada de decisões importantes, sabendo hora de fazer novos investimentos, a hora de frear os gastos, quando há necessidade de negociar preços melhores com fornecedores e assim por diante. 

Quando você sabe a realidade em que se encontra seu restaurante é muito mais fácil tomar esse tipo de decisões e evitar ficar inadimplente.

3. Controle o capital de giro

O seu capital é o que irá manter as seu empreendimento em atividade no mercado, inclusive nos momentos de crises. 

Sendo assim, você precisa implementar um controle de capital de giro, focando inclusive em obter uma reserva de emergência.

4. Corte alguns custos

Todo negócio que deseja se manter no mercado e apresentar crescimento de forma saudável precisa se planejar financeiramente. 

E esse planejamento também envolve diminuição de custos dentro do restaurante. Logo, assim que identificar seus custos fixos e variáveis é sempre bom buscar aqueles um tanto dispensáveis ou que podem ser substituídos por custos menores. 

Portanto, sempre fique atento aos gastos e procure fazer cortes estratégicos e inteligentes para se manter. 

fluxo de caixa do restaurante

Por exemplo, uma ideia de custos que podem ser substituídos e diminuídos é a substituição de cardápio de papéis impressos que geram gastos em cada mudança e manutenção pelos digitais. 

Com os cardápios digitais basta atualizar todas as informações no sistema e pronto estão disponíveis sem gastos e de maneira automática, muito fácil.

Você deve estar pensando que isso parece bobagem mas a redução de custos assim no final do mês ou ano podem somar muito dinheiro a mais para você. 

Aliás, cardápios digitais ou pro QR Code, te proporcionam inclusive diminuir a equipe de atendimento. Sistemas como o GrandChef, por exemplo, disponibilizam este tipo de serviço, conseguindo se manter moderno, atualizado e economizando um bom dinheiro. 

5. Tenha um sistema de restaurante com controle de fluxo de caixa para te auxiliar

Usar um sistema de restaurante que contenha controle de fluxo de caixa te ajuda a melhorar a sua gestão, e não se perder nas contas. 

Ele irá automatizar o seu processo, bastando apenas preencher os dados uma vez e ele calcula tudo para você. Registrar suas vendas no momento que elas são feitas e no final do dia seu fechamento de caixa é feito automaticamente com todos os dados presentes em um relatório.

O sistema para restaurante da GrandChef possibilita tudo isso e mais. Ele é o mais eficiente, porque consegue agrupar diversas áreas da operação em um único local, e entende a tenda a cada área do empreendimento.

Com isso, você terá otimizações em todas as áreas dos processos e acompanhará o desenvolvimento dos seus resultados de forma significativa.

Confira alguns dos benefícios:

  • Controle financeiro;
  • Aberturas e fechamento de caixa;
  • Acompanhamento de quem gerenciava o caixa;
  • Controle de estoque com tudo o que saiu e o que entrou;
  • Vendas por balcão, comandas, delivery e mesas;
  • Integração com os principais apps de delivery, como iFood e aiqfome;
  • PDV completo;
  • Gestão de pedidos;
  • Cardápio digital;
  • Rotas de entrega automatizadas;
  • Relatórios dos setores;
  • App do garçom;
  • E muito mais.

Usando a GrandChef só tem a ganhar tanto no controle de seu financeiro como em todo o resto. Tenha atendimento agilizado, receba pedido por diversas plataformas tudo centralizado em apenas uma, controle de estoque eficiente e uma gestão digitalizada. 

Chega de se perder em planilha, passar horas preenchendo dados e talvez ter até de refazer cálculos. 

Assim, com o GrandChef tudo é exato, você controla a saúde financeira de seu restaurante e caso algo dê errado achar o erro facilmente sem transtornos.

Portanto, não perca mais tempo, não teste o GrandChef gratuitamente agora e veja sua gestão ser digitalizada e simplificada.

fluxo de caixa do restaurante

Tenha o controle do seu restaurante na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver.  

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: