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O que São os Custos Variáveis Dentro do Restaurante?

Os custos variáveis são os valores que se alteram conforme seu restaurante vai produzindo. Assim, ele sempre vai acompanhar as mudanças de volume.

Dessa forma, se o nível de produção do mês for alto, os custos também irão aumentar. Mas, consequentemente, quando o registro for baixo, as despesas também diminuem. 

Assim, é importante estar de olho neles, em principal, pois são algo que vão variar de acordo com os meses e tem de estar preparado para isso. 

Sabemos que um restaurante tem vários gastos e de vez em quando é difícil ficar de olho em todos e entendê-los. 

Por isso, separamos este artigo para entender o que são esses famosos custos variáveis, e sua diferença para os custos fixos. 

Se quer entender melhor o assunto, segue com a gente.

Quais são os custos variáveis?

Esse tipo de custo normalmente apresenta mudanças dentro de um curto prazo levando em conta as matérias primas dos produtos vendidos. 

Além disso, de tempo em tempos é comum que eles sofram variações de preços, devido a situações econômicas, safras, condições climáticas e até alta procura de algo. 

E isso pode interferir diretamente nos custos de seu restaurante, pois não poderá deixar de servir alguns pratos que levam esses ingredientes que estejam com preços mais elevados.

Em geral se tratando de um restaurante os custos variáveis ficam com:

  • Matérias primas;
  • Embalagens (quem trabalha com delivery);
  • Taxas de cartão de crédito;
  • Mão de obra;

Custos fixos de um restaurante

Sabe aquele gasto que você tem todo mês em seu restaurante, independente se vendeu bastante pratos ou não? 

Então, estes são seus custos fixos, como o próprio nome sugere são aqueles custos que você tem fixos todos os meses para poder operar. 

É importante ressaltar que ele não depende do volume produzido, mas sim do quanto sua empresa paga para continuar funcionando. 

custos variáveis

O aluguel é um dos maiores exemplos desses gastos, afinal a maioria dos restaurantes alugam um local para funcionar. 

Assim, é um gasto mensal que sempre terá, e deve ser incluído nos custos fixos, a diferença deles para o variável é que são despesas que tem todos os meses, com os mesmos valores. 

Outros valores que se encaixam nesta categoria são:

  • Salário dos colaboradores;
  • Despesas com contabilidade;
  • Luz;
  • Água;
  • Telefone;
  • Internet.

Como calcular os custos variáveis?

Para saber como calcular os custos variáveis é possível por meio de dois modos. 

O primeiro é identificar quais são seus custos fixos e variáveis. Escolher determinado período de tempo e somar todas as despesas variadas deste período. E por fim fazer a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção. 

Já o outro método é identificar os custos mistos de sua empresa, esses são tanto os fixos quanto variáveis. Meça a atividade e custo da produção ai faça o cálculo da proporção das despesas variáveis, utilizando a seguinte fórmula:

  C-c

VCR=______

             P-p

C= custo dos meses de maior produção 

c= custo dos meses de menor produção 

P= maior nível de produção

p= menor nível de produção 

Fórmula para custos variáveis

Tudo que envolve o lado financeiro do seu negócio irá precisar de uma fórmula. E no caso dos custos variáveis isso não é diferente.

Supondo que em um restaurante são vendidos 800 pratos por mês. E cada um deles sai por R$ 14,00.

Sendo assim, os custos variáveis totais são de R$ 11.200,00 (800×14).

E não se assuste se o custo variável aumentar, nem sempre isso é sinal de algo ruim. Afinal, quando as vendas aumentam, é necessário produzir mais e se preparar para ter mais vendas.

Naturalmente em algum momento os custos variáveis vão aumentar. Mas, quando há aumento de vendas também terá uma receita maior para o seu negócio.

Só fique de olho para que sua receita consiga crescer mais rápido que as despesas.

Automatize o cálculo de custos do seu restaurante

Para simplificar a sua vida, o seu restaurante precisa de um sistema para gestão, como o GrandChef.

Isso porque vai automatizar todos os processos burocráticos, fornecendo relatórios atualizados todos os dias. Dessa forma, sobra mais tempo para você dedicar para gerenciar a parte operacional do seu negócio e cuidar de outros detalhes. 

O sistema do GrandChef é completamente eficiente,  junta diversas áreas de operação de seu restaurante em um único software. Assim, em um único lugar você consegue realizar o controle de seu financeiro, estoque, vendas, receber pedidos e muito mais. 

Portanto, você terá otimizações em todas as áreas dos processos, independentemente do modelo de atendimento que utilize. Ele consegue se adequar exatamente a sua necessidade.

Então, revolucione a sua forma de atender, entregar, controlar as finanças e controlar o dia a dia de seu restaurante.

Utilizando o Sistema GrandChef, você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu negócio detalhadamente.

Confira alguns dos benefícios:

  • Controle de estoque que controla tudo que entra e sai;
  • Venda por site delivery próprio, e integração dele com marketplaces como: iFood, Aiqfome e Delivery Much;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados;
  • PDV completo para vendas balcão;
  • Entrega agendada, rotas automatizadas e cadastro de taxa de entrega por bairros; 
  • Diferentes módulos, para delivery, balcão, mesas e comandas;
  • App para garçons.

Portanto não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que ele trás a sua gestão.

custos variáveis

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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