Fluxo de caixa em lanchonete: como fazer + planilha gratuita! [2025]

Ter um controle eficiente do fluxo de caixa é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois permite que você tenha uma visão clara das suas receitas e despesas.

Mas, antes de explorar o que é o fluxo de caixa e como fazê-lo, é preciso dar o primeiro passo.

Por isso, o GrandChef desenvolveu uma planilha de fluxo de caixa grátis para que você comece a acompanhar os resultados da sua lanchonete. Basta preencher o formulário abaixo para baixá-la.

Agora que você já tem uma planilha para fluxo de caixa excel em mãos, continue lendo para entender como usá-la.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que registra todas as entradas e saídas de dinheiro em uma empresa. 

Assim, é possível visualizar, de forma clara e precisa, a situação financeira do negócio, identificando as movimentações de recursos para rastrear os gastos e a projeção de lucros de um determinado período.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Existem diferentes tipos de fluxo de caixa, com características e objetivos únicos, que podem ser utilizados em sua lanchonete.

Fluxo de caixa direto

São registradas e organizadas, diariamente, todas as entradas e saídas de dinheiro em categorias, como compra de mercadorias e despesas com manutenção. 
Contudo, por considerar a forma bruta das operações, esse controle não contabiliza descontos.

Fluxo de caixa indireto

Ao contrário do modelo direto, aqui as informações contábeis são o foco. 

O fluxo de caixa indireto considera o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício (DRE) para entender o desempenho financeiro, ou seja, se houve lucro ou prejuízo, conforme o regime de caixa.

Fluxo de caixa operacional

Essencial para avaliar a capacidade de geração de caixa do negócio, o fluxo de caixa operacional foca nas movimentações financeiras necessárias para o funcionamento da lanchonete, como pagamento de fornecedores, folha salarial, entre outros. 

Mas sem contabilizar investimentos, pagamentos de impostos e taxas.

 Fluxo de caixa projetado

Tem como objetivo projetar receitas e gastos iminentes, auxiliando no planejamento das ações futuras do negócio a partir dos lançamentos realizados. 

Sendo assim, o fluxo de caixa projetado possui 3 funções:

  1. Organização: preparo de orçamentos e realização de pagamentos e recebimentos;
  2. Correção: remanejamento de despesas;
  3. Afirmação: projeção de investimentos para a expansão da lanchonete.

Fluxo de caixa livre

Também chamado fluxo de caixa final, funciona como uma ferramenta de projeção, medindo a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazo após o pagamento de todas as despesas operacionais e investimentos.

Por isso, pode ser necessário trabalhar com 2 relatórios: o primeiro sendo uma projeção de resultados no período de 60 a 90 dias e o segundo de 2 a 5 anos.

Como fazer o fluxo de caixa?

Comece a organizar as informações e categorize-as para que tudo o que for movimentado fique bem descrito. 

Isso proporcionará uma visualização mais realista do seu negócio e poderá evitar surpresas em médio e longo prazo.

Um erro comum de pequenas empresas é postergar processos burocráticos e acabar deixando para organizá-los próximo ao final do mês. O que pode aumentar a quantidade de trabalho e fazer com que dados importantes passem despercebidos. 

Portanto, mantenha a frequência e atualize os dados diariamente para manter as informações mais precisas e ter o controle da situação financeira de sua lanchonete em tempo real.

Acompanhar periodicamente os dados do fluxo de caixa também pode te ajudar a identificar tendências e oportunidades de melhoria. 

Avalie indicadores como ticket médio, quais os pratos favoritos dos clientes e canais de vendas mais populares.

E para facilitar o trabalho, considere utilizar um sistema de gestão, como o GrandChef, para conciliar e integrar todas as transferências financeiras e ter cálculos automáticos.

Complemente o seu conhecimento e aprenda: porque você deve digitalizar a operação de caixa!

Quais dados do fluxo de caixa consigo analisar com o GrandChef?

O GrandChef é um sistema de gestão completo para lanchonetes que oferece recursos avançados para análise do fluxo de caixa, incluindo:

Ticket médio

O sistema faz o cálculo automático do ticket médio das vendas realizadas na lanchonete. 
Esse indicador é valioso para monitorar o valor médio gasto pelos clientes, a performance das vendas e o potencial de compra.

Pedidos cancelados

É possível identificar e analisar os pedidos cancelados, compreendendo as razões por trás dessas desistências. Essa informação ajuda a ajustar processos e reduzir perdas.

 Formas de pagamento

O sistema também registra as diferentes formas de pagamento utilizadas pelos clientes. 

Dessa forma, é possível verificar quais métodos são mais populares e adaptar as estratégias financeiras da lanchonete.

Canais de vendas

Por se integrar com diversos canais de vendas, como aiqfome e iFood, o GrandChef faz uma análise completa das transações realizadas por meio dessas plataformas. Fundamental para direcionar esforços de marketing e vendas.

Abertura e fechamento de caixa

Tudo isso com registro automático das movimentações e relatórios detalhados que podem ser organizados por dia, movimentação e sessão para que nenhum centavo fuja do seu controle. 

Veja como funciona assistindo ao vídeo abaixo!

Com a utilização do GrandChef para análise do fluxo de caixa, sua lanchonete estará equipada com uma poderosa ferramenta de gestão, capaz de fornecer insights valiosos para impulsionar o crescimento do negócio. 

Não perca mais tempo!

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo seu teste gratuito e sem compromisso do sistema GrandChef e comprove, na prática, todos os benefícios de uma gestão financeira eficiente.

sistema para restaurante grandchef

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas