Ao pensar em como montar uma pastelaria, pode ser que você comece a pensar que se trata de uma empreitada desafiadora, mas, na realidade, não é bem assim.
Isso porque a margem de lucro de uma pastelaria é ótima, uma vez que os ingredientes básicos são relativamente acessíveis e a produção não é nem um pouco complicada. Pelo contrário, tudo pode ser preparado de forma rápida.
E para quem ainda está começando no ramo gastronômico, uma pastelaria pode ser o negócio perfeito até mesmo para quem possui um orçamento apertado por poder ser montado até em pequeno carrinho.
Como montar uma pastelaria?
Se você está decidido em abrir uma pastelaria, saiba que, ainda que seja um negócio facilitado, ela ainda exige planejamento, estrutura e, claro, um bom entendimento do mercado local.
Então, prepare o papel e a caneta para não esquecer nenhum dos passos essenciais sobre como abrir uma pastelaria que estão a seguir!
1. Faça uma pesquisa de mercado
Antes de qualquer coisa, entender o mercado é fundamental para identificar oportunidades e a desenvolver um diferencial.
Busque conhecer as preferências e necessidades do público-alvo: se são famílias, jovens, trabalhadores de escritório ou estudantes, por exemplo. Essa análise orientará todo o negócio, desde o tipo de cardápio, os preços e até o design da pastelaria.
2. Escolha o local
A localização é um fator crítico para o sucesso de qualquer estabelecimento alimentício, isso porque a visibilidade e o fácil acesso são fatores que auxiliam na atração de clientes.
Então, ao pensar em como abrir uma pastelaria, prefira locais com alto fluxo de pessoas, como centros comerciais, ruas movimentadas ou proximidades de escolas e universidades.
3. Planeje e estruture o negócio
Com base na pesquisa de mercado e localização, desenvolva um plano de negócios completo que inclua todos os custos iniciais, a estimativa de lucros, estratégias de marketing e projeções de crescimento para que a operação seja sustentável, mesmo em momentos de baixa demanda.
4. Reúna toda a documentação
Legalizar o negócio é obrigatório e traz segurança tanto para o proprietário quanto para os clientes. Os principais documentos incluem:
- Registro na Junta Comercial
- Cadastro no CNPJ
- Alvará de funcionamento da prefeitura local
- Licença da Vigilância Sanitária
Estar em conformidade com todas as exigências legais evita multas e problemas com órgãos de fiscalização.
5. Elabore o cardápio
O cardápio é o coração da pastelaria, pois define a identidade do estabelecimento, então, considere incluir opções tradicionais e criativas, variando entre sabores salgados e doces, com e sem carne, veganos e integrais.
6. Pesquise fornecedores locais
Escolher bons fornecedores impacta diretamente no sabor e na qualidade dos pastéis.
Opte por fornecedores locais e confiáveis para garantir ingredientes frescos e estabeleça uma boa relação para ter condições comerciais vantajosas e entregas pontuais.
7. Adquira equipamentos
Para garantir uma operação eficiente, é necessário investir em equipamentos adequados, como:
- Fritadeira industrial de alta capacidade
- Balcão expositor aquecido
- Geladeira e freezer para armazenamento
- Utensílios de cozinha básicos e profissionais
Além disso, a estrutura deve oferecer espaço para atendimento e, se possível, uma área para consumo no local, garantindo conforto aos clientes.
8. Invista em divulgação
Divulgar a pastelaria é essencial para atrair novos clientes, então, seja ativo nas redes sociais, mostrando fotos dos produtos, ofertas do dia e interagindo com os seguidores.
Considere também parcerias com influenciadores locais ou ofereça descontos inaugurais para atrair o público inicial.
9. Contrate e treine a sua equipe
Para oferecer um atendimento eficiente, é fundamental o treinamento contínuo para que todos estejam alinhados com os valores da pastelaria e saibam como lidar com o público.
Até porque a experiência do cliente começa, mas não termina no primeiro contato com o atendimento.
O que fazer para ter um bom atendimento ao cliente?
Ainda falando em atendimento, é preciso ter em mente que uma pastelaria costuma receber muitos pedidos em pouco tempo. E para dar conta de todos eles sem nenhum imprevisto ou atraso, pode ser necessário contar com a ajuda de um sistema de gestão.
O GrandChef automatiza todas as etapas, desde o atendimento até o controle de estoque e de finanças para que você só se preocupe com uma única coisa: preparar pastéis deliciosos para os seus clientes.
Mas como isso tudo funciona na prática?
Se essa foi a sua dúvida, basta preencher o formulário abaixo com o seu e-mail para começar o teste gratuito do sistema sem compromisso. Assim, você já começa o seu novo negócio com o pé direito.


