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Omnichannel para Restaurantes: A Estratégia Para Vender Mais e Melhor

O Omnichannel para restaurantes é uma estratégia que visa aproximar mais o proprietário do consumidor por meio da tecnologia e transformação digital. 

Aposto que você já ouviu sobre a importância de estar onde os seus clientes estão, não?  

A lógica é bem simples, quando está onde seus clientes estão, consegue entender cada dia mais sobre o contexto e assim melhorar a qualidade e destacar seu restaurante. 

Já é comprovado que negócios do Food Service que utilizam estratégias do omnichannel para restaurantes têm melhores resultados. 

Por isso, separamos este artigo para te esclarecer tudo sobre essa estratégia e te auxiliar a elevar o número de vendas. 

O que é o omnichannel para restaurantes?

Essa estratégia de omnichannel para restaurantes pode facilmente ser traduzida pela presença em múltiplos canais de vendas, todos integrados. 

O que na prática acaba sendo conseguir alcançar o maior número de pessoas possíveis. Mas tem um elemento fundamental que não pode ser deixado de lado neste processo: a experiência do cliente. 

Assim pode usar de canais que sejam próximos e acessíveis aos clientes, como: WhatsApp, Facebook, Instagram, sites de delivery próprio e mais. 

Mas não vai bastar apenas o restaurante entrar em múltiplas plataformas se elas não forem integradas entre as plataformas, afinal a estratégia visa uma boa comunicação entre restaurante e consumidor.

Assim, é importante saber quais são os interesses de seus clientes e a partir disso adotar uma medida de gestão moderna para auxiliar os seus processos. 

Portanto, a partir do momento que adota a estratégia de omnichannel para restaurantes, seu negócio passa a ser capaz de vender mais, ainda mais por fidelizar os clientes com a experiência.

As diferenças entre os canais de vendas

Assim como outros tipos de mercado, os bares e restaurantes também apostam em mais de um canal de vendas. Mas para os gestores é muito importante saber para que serve cada um deles.

Single Channel (canal único)

Como o próprio nome sugere, é baseado em um canal de vendas bem específico. Dessa forma tende a ser mais limitado em relação a  abranger pessoas, quando se trata de um local físico. 

Como exemplo pode pensar nos restaurantes que atendem somente delivery ou apenas pelo ponto físico.

Multi channel (multi canal)

Neste modelo os clientes encontram mais de uma plataforma disponível e podem acessar conforme a preferência deles. 

Por exemplo: restaurantes que têm atendimento presencial, um delivery próprio e cadastrado dentro de marketplaces.

Cross channel (canal cruzado)

Já no canal cruzado o processo de vendas pode iniciar em um canal e ser finalizado em outro.

Mas em geral um canal ajuda a promover o outro e o objetivo é disponibilizar aos consumidores mais de uma opção de compra. 

Como um exemplo, o cliente compra no delivery, mas diz que quer retirar no restaurante. 

Omnichannel

Neste o cliente está no centro das ações e todo ecossistema é pensado e desenvolvido pensando em atender às suas necessidades, e não ao contrário. 

Utiliza bem mais de um canal de compra e todos são interligados para trazer uma experiência unificada. 

Por exemplo, o restaurante passa a ter informações mais centralizadas para fazer a gestão dos pedidos. Assim, o cliente consegue comprar pelo aplicativo e caso entre em contato pelo site, todos saberão de qual cliente e pedido se trata. Afinal todos os canais são interligados. 

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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