Mais que um controlador de acesso, um sistema de catraca para restaurantes pode trazer inúmeros benefícios para bares, padarias, sorveterias, lanchonetes e lojas de conveniência.
É possível retomar o controle de diversos processos internos, para que nada passe despercebido. Continue lendo e descubra por quê.
Quais são os diferentes tipos de catraca?
Existem diferentes tipos de catracas, desde modelos mais simples — que operam de forma manual, em que o cliente só precisa “empurrar” para entrar no estabelecimento — até sistemas mais avançados que utilizam de tecnologia eletrônica para liberar o acesso — como é o caso de leitores biométricos ou de reconhecimento facial.
Seu restaurante também oferece opções por quilo? Aproveite para descobrir: qual é e como escolher a melhor balança eletrônica.
Como funciona o sistema de catraca para restaurante?
No caso de estabelecimentos gastronômicos, o sistema de catraca mais eficaz é com o uso da catraca expedidora, que possui uma caixa ou torre acoplada munida de comandas eletrônicas.
Ela fica responsável por realizar o atendimento inicial: ao entrar no estabelecimento, o cliente precisa apertar um botão para que a comanda seja expelida, liberando sua entrada.
Com ela em mãos, toda vez que for realizar um pedido, ele deve apresentá-la para os atendentes que, por sua vez, vão utilizá-la para computar e controlar o consumo durante a permanência do cliente.
Na saída, ele deve se dirigir ao caixa para que o atendente faça a leitura da comanda.
Depois de fechar a conta, a comanda é devolvida para que o cliente possa colocá-la na catraca dispensadora — responsável por assegurar que ninguém saia sem pagar pelo que foi consumido.
A tecnologia traz muitas vantagens no nosso dia a dia, e com o seu restaurante não seria diferente. Confira: 4 dicas para automatizar o seu atendimento.
Quais são os benefícios de um restaurante com catraca?
Além de ajudar a rentabilizar o seu negócio e diminuir furtos, contar com um sistema de catraca para restaurantes facilita a contabilidade do seu negócio, tornando-a mais ágil e precisa.
Isso porque, para o seu funcionamento, a catraca precisa estar integrada a um sistema de gestão, como o GrandChef que permite:
- Emissão de relatórios financeiros;
- Lançamentos de comandas individuais ou por mesas;
- Visualizar quantidade de comandas em aberto;
- Acompanhar o desempenho de vendas e dos produtos mais consumidos;
- Controle automatizado de compras e estoque.
E muito mais!
Comece seu teste gratuito agora mesmo e confira na prática todas as soluções que o GrandChef oferece.


