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5 Melhores Dicas de Como Digitalizar seu Restaurante

O mercado tecnológico de bares e restaurantes vem crescendo a cada dia, e exatamente por isso montamos este artigo para te dar dicas de como digitalizar seu restaurante.

Alias, não ter uma gestão digital atualmente já é perda de dinheiro e tempo. Mas, ainda muitos têm receio e medo, o que não sabem é que é comprovado que a tecnologia é um aliado dos gestores e empreendedores. 

Quando adere uma gestão digital, você moderniza e acelera os processos de gestão, atendimento e produção na área alimentícia. 

Assim, deixe o receio de lado, ainda é possível ter um restaurante com padrões convencionais, porém, com uma gestão repleta de tecnologia e toda ou parcialmente digital. 

Dessa forma, trouxemos 5 dicas de como digitalizar seu restaurante.

Então, se está afim de se manter informado e atualizado na área de alimentação, siga neste artigo com a gente e melhore sua gestão.

Entenda o que é uma gestão digital

Ter uma gestão digital ou digitalizar o seu restaurante é o mesmo que fazer uma transformação digital em seu restaurante. 

Sendo assim, aqueles processos comuns de gestão que todo estabelecimento precisa ter, são automatizados. No intuito de torná-los mais fáceis e ágeis. 

A digitalização pode ser aplicada em diversos níveis do negócio e ajudá-lo a modernizar os procedimentos manuais mais antigos, como planilhas e anotações de pedidos em comanda de papel. 

Pensando nisso, processos como acompanhamento de fluxo de caixa, controle de estoque, receber pedidos, pagamentos e muito mais. Se tornam completamente mais fáceis, eficientes e ágeis. E se for preciso pode ir implementando esta gestão aos poucos.

Mas afinal, porque investir em soluções tecnológicas para o seu restaurante?

1. Para não ficar ultrapassado

A tecnologia não é mais algo pensado apenas para o futuro, ela é o presente. E quem não se adapta fica ultrapassado e perde clientela.  

Afinal, as pessoas fazem tudo com tecnologia hoje em dia, sempre com um celular na mão, ela está presente até em coisas simples.  

Dessa forma, no ramo da alimentação, ela está presente nos processos de gestão. 

Ou seja, se quer se manter competitivo no mercado e não ficar abaixo de ninguém da concorrência, tem de investir em uma gestão digital. 

Afinal, bares e restaurantes que não adaptarem seus processos vão acabar ficando para trás. E perder vendas por falta de recursos digitais, não é o ideal.

2. Melhora a experiência do cliente

Se você tem um restaurante, bar ou lanchonete já deve estar acostumado a escutar sobre a importância da experiência do cliente.

Pois bem, ela realmente é importante e tem de ser levada em consideração. 

E com toda a tecnologia de uma gestão digital acaba sendo elevada, o que se torna incrível aos olhos do consumidor. 

Afinal, é claro que eles não querem mais apenas um lugar onde possam comer. 

E sim um espaço onde vão poder ter uma experiência completa. Com a melhor gastronomia, somado a um atendimento impecável. 

Inclusive, são cada vez mais comuns relatos de pessoas que preferem pagar mais caro em lugares que são bem atendidos. Do que ir no mais barato com atendimento mediano. 

E caso esteja pensando, mas o que atendimento eficiente tem haver com digitalizar um restaurantes?

A resposta para isso é, tudo, tem tudo a ver. Com uma gestão digital seus processos ficam mais rápidos e livres de erros. 

Então seu estoque sempre fica em dia sem faltar nenhum produto. Os processos de venda no caixa, são acelerados, não formando filas, e inúmeros outros benefícios que veremos mais à frente.

gestão digital

3. Controlar seu restaurante com precisão

Além de preocupar-se com o fluxo de pedidos, ainda precisa gerenciar dinheiro que entra no caixa, garantir que tudo seja devidamente pago, calcular gastos, reabastecer estoque, muitas coisas. 

Para tudo isso sair em ordem, ao invés de contratar estoquista,deixar o caixa horas fazendo inúmeros cálculos e os garçons correrem entre salão e cozinha. Se modernize, com um software que faz basicamente tudo. 

Ele pode automaticamente calcular rapidamente todos os fatores. Tendo contagem total de seu estoque sem erros, mostrando a quantidade de insumos ainda disponíveis. 

Além disso, te mostra os lucros de cada pedido entregue, calcula todo seu caixa, com cada coisa que entrou e saiu. 

Esse é o caso do sistema GrandChef, um software de gestão especializado no ramo gastronômico.

A forma mais fácil de avaliar o trabalho dobrado de seus funcionários e melhorar o atendimento.

A gestão também é integrada com comanda eletrônica, cardápio digital e cardápio por QR code, te dando a escolha de qual a melhor opção.  E independente de qual escolha, acaba com a correria dos garçons, deixando-os livres para o bom atendimento.

E quando trabalha com vendas delivery, também aproveita de benefícios, tendo tudo relacionado a esse serviço dentro do mesmo computador que recebe pedidos no restaurante.

Sendo assim, tudo centra-se em um único local, pedidos, estoque, lucros, vendas e contas. O que torna fácil para o sistema realizar cálculos e te manter informado de absolutamente tudo. 

E por isso, deve-se digitalizar a gestão com o GrandChef, atendimento impecável, redução de trabalhos e controle total sem erros do restaurante. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe gratuitamente o GrandChef e comprove todos os benefícios que trás a gestão.

Comprove como é ter seu restaurante na palma de sua mão, de onde estiver!

4. Otimização de processos

Uma outra dicas para digitalizar seu restaurante é se livrara de processos manuais, que além de ultrapassados roubam muito seu tempo e dinheiro. 

Isso acontece porque eles levam o dobro de tempo para serem feitos. E ainda assim, o processo não é livre de erros, que quando ocorre delimita mais tempo ainda ou muito dinheiro perdido. 

E pelo outro lado, quando a tecnologia é envolvida, fica mais fácil diminuir erros que comprometem o seu serviço.

Ou seja, ao aderir uma gestão digital, seus processos passam a custar menos, o nível de erros é menor, o controle fica mais fácil e os desperdícios também diminuem. 

Somando tudo isso, leva a otimização de processos, permitindo o restaurante propor um serviço cada vez melhor.

5. Aumentar faturamento

E claro, além de tudo já citado, um motivo principal de investir em uma gestão digital é o retorno financeiro que ela trará.

Por haver redução de custos e melhoria de atendimento estando apto a receber cada vez maiores demandas. 

Assim, irá trazer cada vez mais lucro disponível, o que ajuda ainda a pensar em melhorias e tornar a experiência do cliente cada vez melhor. 

Portanto tudo será feito mais rápido, livre de erros e sem desperdícios. Parece que não, mas os lucros irão aumentar.

Dicas para digitalizar o seu restaurante

Controle financeiro

Com controle financeiro nunca mais terá erros de cálculos, de fechamento de caixa, deixar contras sem pagar ou não saber onde foi parar o dinheiro que estava ali. 

Tudo é automatizado e fica dentro do sistema de gestão, assim, acompanhar detalhadamente o processo de abertura e fechamento de caixa, e todas as transações do dia. 

Logo, tem relatório detalhado de tudo, sabe cada passo que o dinheiro percorreu,  inclusive qual funcionário estava operando caixa no dia. 

Nunca mais fique perdido ou leve horas para descobrir onde está um problema. Com um sistema como o GrandChef, operar o caixa e controlar o financeiro nunca foi tão fácil. 

Controle de estoque

Assim como o controle financeiro, o de estoque funciona para manter todo seu estoque em ordem e sem faltar nada. 

Saiba sempre o que tem, em que quantidade e receba avisos quando algo está para acabar. O controle é feito a partir das vendas, assim que vende algo, tem baixa no estoque automaticamente. Fácil demais.

QR code na mesa

cardápio QR Code vem sendo a alternativa mais viável e econômica para os restaurantes, além de ser um show de tecnologia e inovação que cativa os clientes. Os tempos realmente mudaram e estamos na era da tecnologia.

Um estilo de cardápio digital bem econômico pela praticidade e segurança que trás.

Dessa forma, você disponibiliza seu cardápio digital por meio de QR Code nas mesas, assim seus clientes só precisam apontar a câmera do celular ler o código e conferir o cardápio.

Sem ter de esperar um atendente, analisar tudo, com aquele receio de que esta tomando o tempo do garçom e querendo pedir na pressa. Inclusive com um cardápio por QR Code seu cliente pode realizar o pedidos muito mais rápido.

Os pedidos que o cliente faz, vão diretamente para a cozinha sem demoras, agilizando o atendimento. E você garante um atendimento invejável, rápido vende muito mais e mantem seus cliente felizes.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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