Como organizar um aniversário em restaurante?
Comemorar aniversário em um restaurante tornou-se uma alternativa muito procurada por ser um local bem estruturado e dispensar buffet, devido aos atrativos do menu.
Entretanto, se você quer que seu estabelecimento seja conhecido como um ótimo local para aniversários, você precisa tomar alguns cuidados. Para te ajudar, separamos algumas dicas.
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1.Tenha disponibilidade de mesas e cadeiras
Se você vai receber um evento, precisa analisar se o estabelecimento tem a quantidade suficiente de mesas e cadeiras para todos se acomodarem.
Assim, antes de confirmar uma reserva ou fechar um contrato, pergunte qual será a quantidade de convidados, e certifique-se de que seu restaurante terá mesas e cadeiras para todos se sentarem.
E, caso acredite que não terá a quantidade necessária, informe ao cliente antecipadamente. Somente dessa forma ele conseguirá analisar se sua infraestrutura realmente comporta a festividade.
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2. Pense sobre ter um kit festa no cardápio
O kit festa se tornou um item muito pedido pelo público nos cardápios de restaurantes, principalmente no delivery, por ser uma alternativa prática para quem vai comemorar aniversário.
É comum que esses kits de festa incluam, salgadinhos, bolo de aniversário e docinhos, mas, é compreensível que alguns desses itens não combinem com seu cardápio. Por isso, antes de montar um kit festa, analise o seu público e suas preferências, entendendo se é mais vantajoso optar pelos tradicionais kits infantis ou implementar algo diferenciado, por exemplo, um kit que proporcione um jantar completo (entrada, prato principal, sobremesa e bebida).
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3. Trabalhe com reservas de lugares
A reserva de mesas serve para evitar imprevistos e para que o restaurante consiga preparar o atendimento com antecedência, sabendo que haverá mesas com um fluxo de pessoas maior que o comum.
Por outro lado, para que os seus clientes façam uma reserva em seu restaurante para eventos, antes eles precisam saber que você trabalha com essa modalidade. Utilize seus canais de comunicação, como as redes sociais do restaurante, para comunicar sobre a opção. Este lembrete, inclusive, pode até ser o gatilho para dar ao consumidor a ideia de comemorar algo por lá.
4. Tenha uma política de bonificação para aniversariantes
Ceder bonificações para aniversários é uma ótima estratégia de fidelização de clientes. Ao oferecer um agrado, como uma bebida por conta da casa, você agradece pela preferência, e os instiga a comemorar em seu restaurante.
Os brindes podem ser algum prato do menu, uma sobremesa ou até um desconto para aniversariante. Independente da sua escolha de benefício, ele deve cumprir com o objetivo de agradar o cliente.
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5. Garçom derruba bandeja ou todos se juntam e cantam parabéns
Também esteja preparado para cantar parabéns quando sediar um evento de aniversário.
É comum que garçons derrubem a bandeja para dar a largada da música, porém, caso ache a ideia arriscada, a política pode ser apenas a de alguns dos funcionários e convidados da mesa se juntarem para cantar os parabéns.
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Além disso, caso seu estabelecimento ofereça música ao vivo, você pode pedir para o cantor puxar a música e logo em seguida todos se juntam a ele.
6. Ofereça serviço de qualidade
Por fim, o seu atendimento e processos internos precisam estar em sincronia para proporcionar uma boa experiência ao cliente. Mas, para isso ser possível, seu garçom deve estar em contato direto com a cozinha, facilitando a comunicação. Quanto às demais áreas do restaurante, como financeiro, estoque e pedidos, também precisam operar em conjunto.
A fim de simplificar a sua gestão, existem softwares, como o sistema grandchef, com uma série de funcionalidades para facilitar a rotina, que também proporcionam uma automatização de processos, agilizando o trabalho e evitando erros manuais.
Com o sistema grandchef você garante:
- Controle de estoque;
- Controle de financeiro;
- App para garçom;
- Emissão de nota fiscal;
- Delivery próprio;
- Integração com apps de delivery;
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Você encontra tudo que precisa em um único sistema, centralizado o fluxo de todas as suas demandas operacionais do restaurante dentro da plataforma.
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