fbpx

Blog do
GrandChef

Dicas e Estratégias para Bares e Restaurantes

Blog do GrandChef

Pesquise por Categoria

Brewpub: O Que é e Como Abrir Um?

O brewpub nada mais é que um estabelecimento onde se produz e comercializa a cerveja em um mesmo local. Assim o bar produz sua própria cerveja e elas são consumidas também no mesmo local. 

É uma modalidade muito comum na Europa, principalmente em países como Alemanha, afinal eles amam uma cerveja. Mas bares que fazem e comercializam suas próprias cervejas ainda são um pouco novidade no Brasil.

Mas como as cervejas artesanais vem se tornando populares e comuns no país, essa estratégia pode vir a ser pensada. Ou seja, pode se tornar uma grande ideia de negócio a investir. 

E é por isso que neste artigo você vai descobrir o que é um brewpub e por onde começar a montar esta modalidade de pub.

O que é um brewpub?

Brewpub pode ser traduzido ao pé da letra como: bar de preparo ou bar da fermentação. Mas, por aqui bem conhecido como cervejaria. E é um termo que vem da língua inglesa. 

Entretanto, ao contrário de uma cervejaria, o brewpub pode vender a sua cerveja apenas no local onde ela foi fabricada. Enquanto a cervejaria normalmente até revende ela, em mercados, bares, eventos e outros. 

Inclusive há leis estaduais que diversificam esses dois tipos de negócio. O brewpub é um negócio bem mais intimista e que se aproxima da relação com seus clientes. 

Assim, provavelmente a marca de cerveja deste local não vai provavelmente se tornar algo tão famoso mundialmente. Mas pode ganhar um certo renome local. 

Mesmo que seja um investimento local, é um negócio que tem potencial para se tornar vantajoso, e com bem menos custos que uma cervejaria.

E como funciona um brewpub?

De uma forma geral ele tem um aspecto um tanto rústico podendo vir ser até industrial. Isso porque como a cerveja é produzida e consumida no mesmo local, pode passar essa impressão. 

Dessa forma os barris que armazenam a cerveja do brewpub, podem ficar a vista dos clientes, aliás a cerveja muitas vezes é retirada diretamente de lá. O que ressalta ainda mais essa imagem. 

Por isso, é importante que sua escolha e local não seja por um pequeno, pois vai precisar de espaço para os equipamentos da produção, armazenar a matéria prima, fabricar e guardar as cervejas. 

E não se esqueça de estar dentro da lei, para garantir que tudo funcione sem problemas e corretamente. 

Como abrir um brewpub?

1. Lista de equipamentos básicos

Antes de tudo, vai precisar saber quais equipamentos vai precisar para funcionar. Pensar primeiro nisso é bom e te auxilia a escolher o local em que irá se instalar e quanto precisará desembolsar. 

Os equipamentos básicos e indispensáveis são:

  • Caldeira de mostura;
  • Caldeira de fervura;
  • Moinho;
  • Tina de filtro;
  • Tanque de glicol;
  • Tanque de água quente;
  • Misturador de água quente/fria;
  • Trocador de calor;
  • Plataforma de serviço;
  • Aerador de mosto;
  • Painel de comando;
  • Tanque de pressão e maturação;
  • Bomba para trasfega;
  • Barris.

2. Quanto precisa para abrir um brewpub?

Além dos equipamentos e de toda matéria prima que vai precisar, você deve levar vários outros fatores em consideração nos gastos, como legislação do estado, aluguel e demais contas. 

Dessa forma, considerando todos esses fatores e a opinião de especialistas do mercado, o valor necessário para abrir um brewpub fica em torno de R$ 250 mil.

3. Local para abrir o negócio

Tendo em mente seus gastos, e a quantidade que deseja produzir em média. Vamos ao próximo passo, buscar o local ideal para que possa produzir e vender toda a cerveja. 

Além claro de lidar com toda a burocracia, a dica para resolver isso logo é buscar algum local da cidade que lide com abertura de bares e restaurantes. 

Só comece a funcionar quando estiver com tudo e tirar seu alvará de funcionamento.

4. De uma caprichada na qualidade da cerveja

E por último, mas não menos importante, produza uma cerveja de qualidade e que atraia os clientes. Não vai ter toda essa trabalheira para no final não obter resultados. 

Estude, faça cursos, compre produtos de qualidade, contrate profissionais que realmente saibam do assunto e entenda os gostos de bebida da região. 

Agora que você aprendeu como investir em um brewpub e sabe todos os benefícios, porque não compartilha com a gente sua opinião? Aproveite também para passar essa ideia para as pessoas que tenham interesse. 

5. Otimize sua rotina

Gerenciar o seu bar, prestar suporte à equipe, ter atendimento de qualidade e ainda pensar em quais estratégias de marketing pode investir, não é tarefa fácil. 

Mas, pode melhorar se tiver uma ajudinha, abrir um barzinho vai significar a você muita correria, mas felizmente estamos na era da tecnologia, e algumas coisas podem se tornar mais fáceis.

Assim, existem diversas formas de simplificar os processos, como utilizando um software. Ele fará a sua gestão ser otimizada, agilizará seus pedidos e administrar as contas do cliente e suas de forma muito mais simples e automática.  

Como o caso do Sistema GrandChef, um sistema de gestão de bares completo, totalmente especializado no ramo. 

Controle financeiro, de estoque, atendimento automatizado direto da mesa, delivery, tudo que você precisa em um único lugar. 

Se livre de dores de cabeça, de ter retrabalho, e consiga focar no que realmente importa, com um sistema de gestão especializado e qualificado. 

Então, não perca mais tempo não, teste agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que ele trás a sua gestão. 

Automatização, simplificação de processos, tudo para manter seu bar na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: