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Com mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o uso do WhatsApp tornou-se essencial para empreendedores no setor gastronômico por facilitar e impulsionar as vendas.
Neste artigo, você aprenderá como vender pelo WhatsApp com as dicas valiosas do GrandChef, o sistema de gestão mais completo do mercado, que o ajudará a aproveitar o aplicativo ao máximo. Continue lendo!
Motivos para vender pelo WhatsApp na sua hamburgueria
O WhatsApp permite que você se comunique diretamente com seus clientes de forma rápida e fácil, enquanto estabelece uma conexão mais próxima e pessoal.
Você pode responder a dúvidas, enviar link para cardápio digital e oferecer um atendimento personalizado, o que pode levar a uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, a mais vendas — uma vez que eles também apreciam a comodidade e estão em busca de uma experiência de compra conveniente.
Como vender pelo WhatsApp?
Agora é hora de colocar a mão na massa!
Seja seu primeiro contato com o aplicativo ou não, o GrandChef separou algumas dicas para que você configure o WhatsApp Business corretamente e aproveite todas as funcionalidades. Confira!
Crie sua conta business
- Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na App Store. Em seguida, abra o aplicativo no seu celular.
- Leia os Termos de Serviço e, em seguida, toque em “Concordar e continuar” para aceitá-los.
- Selecione seu país no menu suspenso para adicionar o código correspondente e insira seu número de telefone.
- Toque em “Avançar” e, em seguida, toque em “OK” para receber o código de confirmação de 6 dígitos por SMS ou ligação. Depois, informe-o no campo solicitado.
- Crie uma conta e insira o nome da sua hamburgueria, selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil.
- Crie seu perfil comercial e insira as informações importantes sobre sua empresa, como endereço comercial e horário de atendimento.
Pronto! Seu perfil comercial no WhatsApp Business estará completo.
Personalize o cardápio
Você sabia que o WhatsApp Business conta com um catálogo de produtos?
Nele, você pode adicionar as opções principais ou mais recentes da sua hamburgueria.
Para configurá-lo, clique em “Mais opções” na parte superior da sua lista de conversas e, logo após, em “Catálogo”.
Vá em “Adicionar item” e depois em “Adicionar imagens” para carregar até 10 imagens salvas no seu aparelho e, depois, adicione um nome para cada um dos pratos selecionados.
Você também pode incluir informações opcionais, como:
- Preço;
- Descrição;
- Link para o site.
Mas como o WhatsApp Business possibilita adicionar apenas poucas opções ao catálogo de produtos, é fundamental incluir no “Link para site” o seu cardápio digital para que o cliente possa encontrar tudo o que você oferece em um único lugar.
No GrandChef você pode criar o seu em questão de segundos importando diretamente do aiqfome ou iFood!
Adicione logotipo e personalize como preferir, para deixar o cardápio digital com a identidade visual da sua hamburgueria. Crie quantas categorias quiser para organizar seus pratos por combo ou etapa.
Criar cardápio digital para a sua hamburgueria nunca foi tão rápido e fácil: Veja como.
Faça promoções exclusivas com cupom de desconto, entrega gratuita acima de um determinado valor, programa de fidelidade e muito mais e destaque-as com banners personalizados no topo do cardápio para que elas não passem despercebidas pelos clientes.
Tudo isso de forma prática e rápida! Mas se preferir, conte com os nossos consultores para implementar o cardápio digital por você.
Faça seu teste gratuito agora mesmo, sem compromisso, e veja na prática as soluções do sistema para restaurantes GrandChef.
Tenha fluxos de mensagens automáticos
Por fim, automatizar as mensagens no WhatsApp pode agilizar o atendimento ao cliente e garantir uma experiência positiva.
Você pode criar fluxos de mensagens que respondam automaticamente a perguntas frequentes, ofereçam informações sobre o cardápio, horários de funcionamento, formas de pagamento, entre outros.
Para configurá-las, acesse as configurações clicando nos 3 pontinhos no canto superior direito do aplicativo.
Depois, vá para “Ferramentas comerciais” e em “Conversa” é possível configurar as mensagens automáticas clicando em “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência”.
Selecione uma, escreva a mensagem que deseja, escolha os destinatários e clique em “Salvar” para registrá-las.
3 dicas para aumentar as vendas da sua hamburgueria pelo WhatsApp
Está em busca de “como vender mais pelo WhatsApp” através de estratégias eficientes? Apresentamos 3 dicas para ajudá-lo(a) a aproveitar o potencial do aplicativo. Vamos lá!
1. Automatize seu WhatsApp
Um atendimento rápido e eficiente pode fazer a diferença na experiência do cliente e na conversão de vendas pelo WhatsApp.
Utilize ferramentas de automação de mensagens para o envio instantâneo do link para o cardápio digital aos clientes que entraram em contato. Assim, eles tem mais autonomia para pedir e pagar por seu pedido sem precisar de um atendente.
Veja como é fácil fazer o envio assistindo ao vídeo abaixo!
A automação ainda pode responder dúvidas frequentes de múltiplos clientes, fornecer informações sobre o cardápio, horários de funcionamento, entre outros.
E ao contar com um sistema para hamburgueria integrado aos canais de venda, também é possível receber os pedidos automaticamente na cozinha, diminuindo etapas no atendimento. O que também favorece o cliente.
Como a comunicação é instantânea, basta que a cozinha finalize a produção para que o entregador retire o pedido. E com a integração do sistema de gestão ao Google Maps, ele encontra a menor rota entre o seu estabelecimento e a casa do cliente para que o hambúrguer chegue quentinho.
2. Divulgue promoções nas listas de transmissões
Oferecer promoções especiais, descontos ou brindes exclusivos para os clientes que fazem pedidos pelo WhatsApp pode estimular a demanda e aumentar as vendas.
Divulgue-as nas suas listas de transmissões — grupos de contatos segmentados que recebem suas mensagens de forma automática — para não esquecer de nenhum cliente.
3. Estabeleça metas de vendas
Tenha os objetivos bem claros em mente e estabeleça metas alcançáveis.
Por exemplo, caso você tenha intenção de aumentar a receita anual da sua hamburgueria, pode ser necessário aumentar o ticket médio nas vendas através do aplicativo.
Depois de estabelecidas, não se esqueça de monitorar regularmente o desempenho através de relatórios financeiros e de vendas.
Com a integração do GrandChef, é possível acompanhar tudo o que acontece nos bastidores em tempo real.
Você tem em mãos o desempenho das vendas por produto — tomando conhecimento dos hambúrgueres mais populares — e até mesmo qual o gasto médio por cada cliente, deixando os “achismos” de lado e sabendo exatamente o que está funcionando e porquê.
Digitalize sua hamburgueria com o sistema de delivery do GrandChef
Você está pronto para levar a sua hamburgueria para o próximo nível?
Com uma interface intuitiva, você pode configurar e personalizar o seu cardápio digital, gerenciar todos os pedidos e monitorar as entregas, criar promoções exclusivas e programas de fidelidade diretamente no sistema e muito mais.
E o sistema ainda se integra a diversos meios de pagamento, tornando o processo de venda ainda mais simples e conveniente para você e seus clientes.
Mas não para por aí. O GrandChef também oferece recursos avançados de gestão para que você tenha controle de tudo o que acontece atrás dos balcões, desde entradas e saídas de caixa até dos insumos em estoque.
Basta cadastrar os hambúrgueres, tomates e demais insumos para que eles sejam debitados automaticamente ao início do preparo.
Para que não haja nenhum imprevisto, o sistema notifica quando o estoque estiver baixo, para que você possa repô-los com tranquilidade, sem gastar nenhum centavo a mais.
Não perca mais tempo! Comece seu teste gratuito agora mesmo e veja na prática tudo o que o sistema de delivery GrandChef pode fazer pela sua hamburgueria.


