como montar cardápio saboroso

Como montar cardápio saboroso para o meu restaurante?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 32,4% dos brasileiros optam por comer fora, sendo que 10,3% da população considera o sabor da comida na hora de escolher um restaurante.

Por isso, é fundamental que você, como empresário, saiba como montar um cardápio que não apenas deixe os clientes com água na boca, mas que também atinja suas expectativas.

Assim, eles dão preferência ao seu negócio, continuam voltando e o indicam para conhecidos e familiares. Mas como fazer isso?

1. Definindo o cardápio

Antes de começar, é fundamental compreender o público-alvo, suas preferências, restrições alimentares e sazonalidade dos alimentos para criar um cardápio personalizado e atraente.

Não sabe por onde começar? Saiba como definir o público-alvo do seu restaurante do zero.

Analisar concorrentes e avaliar feedbacks dos clientes também são formas eficazes de identificar demandas e oportunidades.

2. Seleção de ingredientes

A qualidade dos ingredientes é a espinha dorsal de um cardápio saboroso e pode impactar significativamente a reputação de um restaurante.

Pesquise por bons fornecedores na sua região e dê preferência por ingredientes frescos e sazonais para garantir o sabor e a autenticidade dos pratos!

3. Harmonização de sabores

Encontrar um equilíbrio entre texturas, temperatura e sabor, desde a entrada até o prato principal e a sobremesa, é crucial. 

Então, não pense nos pratos apenas como opções individuais

Com a combinação correta de doce, salgado, amargo e ácido, seu cardápio será capaz de proporcionar uma experiência sensorial excepcional e causar sua diferenciação no mercado.

Não se esqueça que experimentar e descobrir novas combinações é parte integrante desse processo.

4. Importância da apresentação

A apresentação dos pratos é como a embalagem de um presente e influencia a percepção do sabor e desperta o interesse dos clientes antes mesmo de provar a comida.

Se inspire! Conheça a técnica “food porn” e saiba como deixar seus clientes com água na boca.

5. Diversificação do cardápio

Uma gama diversificada de sabores, texturas e opções vegetarianas ou saudáveis garantem que haja algo para cada paladar e uma experiência mais ampla.

Além disso, equilibrar pratos clássicos com opções inovadoras e incorporar tendências gastronômicas ao cardápio também ajuda a manter o interesse do público.

6. Organização de categorias

Organizar o cardápio em categorias bem definidas é fundamental para que os clientes encontrem o que desejam com mais facilidade.

Agrupe pratos por tipo:

  • Entradas;
  • Pratos principais;
  • Bebidas;
  • Sobremesas.

Como montar um cardápio?

Agora que você sabe como idealizar um cardápio caprichado e saboroso, chegou a hora de colocar em prática o seu aprendizado!

Existem diversos modelos que você pode escolher de acordo com o estilo do seu negócio. Mas, com a crescente demanda pela praticidade, indicamos o cardápio digital.

Ele atende tanto os clientes que estão visitando o seu restaurante quanto os que querem experimentar os pratos no conforto de suas casas.

Qual o melhor aplicativo para fazer cardápio digital?

O Canva é uma ótima opção para empreendedores que ainda estão começando e querem mais facilidade na hora de criar e editar seu cardápio.

Existem inúmeros modelos prontos que podem ser adaptados de acordo com a identidade visual do seu restaurante. Contudo, assim como outros sites e aplicativos da mesma categoria, o cardápio do Canva não é automatizado

Você só vai poder gerar uma imagem do cardápio, que poderá ser impressa ou enviada por mensagem aos clientes, que terão que informar item por item ao garçom ou atendente. O que leva mais tempo que o necessário e pode ser um tanto inconveniente.

A boa notícia é que você pode contar com o cardápio digital do GrandChef.

O plano grátis do GrandChef oferece uma série de funcionalidades para profissionalizar o seu negócio e turbinar suas vendas.

Você terá acesso a relatórios de vendas completos para saber os itens mais vendidos, formas de pagamento preferidas e mais. 

Para as entregas, o GrandChef tem taxas personalizadas de acordo com o bairro, que garantem o seu lucro e um preço mais atrativo para os clientes, além de rotas automatizadas para que o pedido chegue sempre dentro do prazo.

E o cardápio digital também está incluso no plano gratuito.

Você pode personalizá-lo de acordo com a identidade visual do seu negócio, adicionar fotos e descrições, incluir quantos itens e categorias preferir e editá-los quantas vezes quiser.

Máxima liberdade e eficiência sem ter que pagar nada por isso.

Quer saber mais sobre?

Assista ao vídeo abaixo para ver como o cardápio digital do GrandChef funciona na prática!

E se você está preparado(a) para desfrutar de tudo que a tecnologia tem a oferecer, clique aqui para começar a usar o sistema agora mesmo.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas