Como montar um cardápio para restaurante?

O cardápio para restaurante – também conhecido como menu, carte ou carta – é de fato um item imprescindível para qualquer restaurante. A fim de que o seu cliente possa encontrar o que ele deseja é necessário conhecer a estrutura do cardápio.

Estrutura do cardápio

Dependendo do tipo de serviço que é realizado no seu restaurante, o seu cardápio pode ter uma estrutura básica definida. Para o serviço a la carte temos:

  • Entrada: saladas, canapés, bolinhos, sopas, cremes, entre outros. Estes alimentos são dispostos com a finalidade de abrir o apetite do cliente;
  • Prato principal: massas, risotos, aves, peixes, mariscos e carnes. Aqui são apresentados os pratos em porções maiores do que os da entrada;
  • Sobremesa: frutas, doces, cremes e queijos;
  • Bebidas: geralmente no final do cardápio, contudo podem ser feitos cardápios separados para bebidas. Restaurantes mais refinados costumam ter um cardápio específico para vinhos.

Se seu restaurante recebe muitas famílias, é recomendado ter uma seção no seu cardápio, ou um cardápio separado, de pratos infantis. Pratos simples, com porções menores, compostos por arroz, saladas, purês, macarrão, entre outros são ideais.

Também é importante preparar seu cardápio com opções para pessoas com restrições alimentares, como diabéticos, hipertensos, celíacos (intolerância ao glúten) e intolerantes à lactose.

Cardápio para restaurante

Cuidados que você deve ter com o cardápio

Além de selecionar os pratos, há alguns cuidados que você deve ter com a montagem do cardápio, como por exemplo:

  • Evitar repetições: não coloque o mesmo ingrediente em muitos ou todos os pratos. Garanta que seu cardápio tem variedade suficiente para que todos os clientes possam ter algo que gostem;
  • Não exagerar nas opções: você pode ter problemas se tiver mais opções do que a sua cozinha é capaz de preparar ou problemas com fornecedores, caso você não consiga obter todos os insumos;
  • Não rasurar: se você precisar alterar algum produto, faça um novo cardápio. Rasurar ou colar etiquetas no cardápio prejudicam a estética dele e não dá uma imagem profissional ao seu restaurante.

Como fazer o design do cardápio para restaurante?

O cardápio é uma ferramente de marketing muito importante dentro do seu estabelecimento, por isso o cuidado com o design merece atenção. O estilo do cardápio pode seguir o estilo da cozinha. Por exemplo, se seu restaurante é focado na cozinha de algum país, usar as cores da bandeira dele é uma boa ideia.

Outro aspecto do design diz respeito a experiência do consumidor. Seu cliente deve ter no cardápio todas as informações que ele desejar sobre o prato e seus ingredientes, preço e forma de pagamento.

Uma sugestão de ferramenta para você mesmo montar o visual do seu cardápio é o canva.com. No Canva você encontra vários templates grátis de cardápio e pode editar os textos, cores, fundos e mais.

Templates de cardápio para restaurante no Canva.com
Templates de cardápio para restaurante no Canva.com


Pronto para montar o seu cardápio? Tem alguma dica que não colocamos no artigo? Deixe nos comentários!

Continue lendo: Proprietários de restaurante dão dicas para fidelizar seus clientes

Tags :

About the Author

Jamilson Junior

Gestor de mídias sociais no GrandChef. Adoro passar os fins de semana jogando no Xbox ou devorando uma série na Netflix.

71 thoughts on “Como montar um cardápio para restaurante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: