Como montar um cardápio para restaurante?

O cardápio para restaurante – também conhecido como menu, carte ou carta – é de fato um item imprescindível para qualquer restaurante. A fim de que o seu cliente possa encontrar o que ele deseja é necessário conhecer a estrutura do cardápio.

Estrutura do cardápio

Dependendo do tipo de serviço que é realizado no seu restaurante, o seu cardápio pode ter uma estrutura básica definida. Para o serviço a la carte temos:

  • Entrada: saladas, canapés, bolinhos, sopas, cremes, entre outros. Estes alimentos são dispostos com a finalidade de abrir o apetite do cliente;
  • Prato principal: massas, risotos, aves, peixes, mariscos e carnes. Aqui são apresentados os pratos em porções maiores do que os da entrada;
  • Sobremesa: frutas, doces, cremes e queijos;
  • Bebidas: geralmente no final do cardápio, contudo podem ser feitos cardápios separados para bebidas. Restaurantes mais refinados costumam ter um cardápio específico para vinhos.

Se seu restaurante recebe muitas famílias, é recomendado ter uma seção no seu cardápio, ou um cardápio separado, de pratos infantis. Pratos simples, com porções menores, compostos por arroz, saladas, purês, macarrão, entre outros são ideais.

Também é importante preparar seu cardápio com opções para pessoas com restrições alimentares, como diabéticos, hipertensos, celíacos (intolerância ao glúten) e intolerantes à lactose.

Cardápio para restaurante

Cuidados que você deve ter com o cardápio

Além de selecionar os pratos, há alguns cuidados que você deve ter com a montagem do cardápio, como por exemplo:

  • Evitar repetições: não coloque o mesmo ingrediente em muitos ou todos os pratos. Garanta que seu cardápio tem variedade suficiente para que todos os clientes possam ter algo que gostem;
  • Não exagerar nas opções: você pode ter problemas se tiver mais opções do que a sua cozinha é capaz de preparar ou problemas com fornecedores, caso você não consiga obter todos os insumos;
  • Não rasurar: se você precisar alterar algum produto, faça um novo cardápio. Rasurar ou colar etiquetas no cardápio prejudicam a estética dele e não dá uma imagem profissional ao seu restaurante.

Como fazer o design do cardápio para restaurante?

O cardápio é uma ferramente de marketing muito importante dentro do seu estabelecimento, por isso o cuidado com o design merece atenção. O estilo do cardápio pode seguir o estilo da cozinha. Por exemplo, se seu restaurante é focado na cozinha de algum país, usar as cores da bandeira dele é uma boa ideia.

Outro aspecto do design diz respeito a experiência do consumidor. Seu cliente deve ter no cardápio todas as informações que ele desejar sobre o prato e seus ingredientes, preço e forma de pagamento.

Uma sugestão de ferramenta para você mesmo montar o visual do seu cardápio é o canva.com. No Canva você encontra vários templates grátis de cardápio e pode editar os textos, cores, fundos e mais.

Templates de cardápio para restaurante no Canva.com
Templates de cardápio para restaurante no Canva.com

Pronto para montar o seu cardápio? Tem alguma dica que não colocamos no artigo? Deixe nos comentários!

Continue lendo: Proprietários de restaurante dão dicas para fidelizar seus clientes

Tags :

About the Author

Jamilson Junior

Gestor de mídias sociais no GrandChef. Adoro passar os fins de semana jogando no Xbox ou devorando uma série na Netflix.

%d blogueiros gostam disto: