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Cardápio de restaurante: como precificar e como calcular o preço?

Para precificar o cardápio do seu restaurante, você precisa fazer o cálculo de quanto custa a sua produção, considerando os gastos com ingredientes, itens indiretos e funcionários. Depois do cálculo, você prevê quanto de lucro quer ter em cima dos pratos e acrescenta no valor obtido. Para descobrir como precificar, basta fazer a seguinte equação:

CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total)

Qual é a importância de precificar o cardápio?

A importância da precificação de itens do cardápio está em entender o quanto aquele produto contribui para cobrir os gastos e obter lucros no restaurante. 

Vamos utilizar um exemplo de uma pizzaria: nela se vende muitas pizzas e quase não tem saída de calzones, neste caso, está na hora de repensar se ainda vale a pena manter este item de baixa saída no cardápio.

O administrador nesse caso pode até pensar que as pizzas, por venderem muito, cobrem a margem negativa dos calzones, mas, isso é um erro. Pois, os cálculos devem ser feitos individualmente para cada prato do estabelecimento. 

Com toda essa análise de precificação e saída, você é capaz de analisar quais os pratos que mais rendem e os que menos te rendem, e assim traçar estratégias para melhorar os resultados. Ou até descobrir o momento de retirar itens de vez. 

Como montar um cardápio?

Para montar um cardápio você precisa seguir uma estrutura lógica, que fique fácil de seu cliente entender e que se faça entendível para qualquer pedido. Veja um exemplo de como montar um cardápio abaixo:

  • Entradas, petiscos e sopas: adicione alimentos que despertam o apetite;
  • Saladas: inclua pratos e alimentos leves;
  • Pratos principais: se for um caso de haver muitos pratos, vale a pena dividir em subgrupos, por exemplo: peixe, massas e carne;
  • Bebidas;
  • Sobremesas.

Confira dicas extras para montar um cardápio que venda.

Como descrever um cardápio?

Ainda falando da estrutura do cardápio, ela envolve uma descrição bem feita, para tornar seu cardápio ainda mais eficiente. Capriche na descrição, deixe seu cliente com água na boca somente de ler e torne o pedido irresistível. 

As pessoas estão cada dia mais interessadas nas informações, por isso, seja claro e objetivo, evitando descrições longas demais que tornam a leitura cansativa. 

É interessante também colocar o tamanho das refeições: se serve duas pessoas, ou quantas porções vem.  

Quais fotos colocar no cardápio?

As fotos podem ser um grande diferencial e aliadas de seu cardápio. Com elas é possível incentivar, de forma inconsciente, o consumo de seus produtos, sugerindo ao consumidor o quanto aquele produto é gostoso. 

A combinação de fotos bem elaboradas, junto de uma descrição clara e objetiva, é muito potente para captar o interesse de seu consumidor. 

Mas, não esqueça que suas fotos precisam ser o mais realista possível. Enganar os clientes com fotos retiradas da internet é antiético e tem um alto potencial de causar perda de clientes por propaganda enganosa. 

cardápio de restaurante

Como colocar preço no cardápio?

Esta é uma parte bem delicada da estrutura do cardápio, pois, valores muito altos podem acabar afastando os clientes de seu restaurante. Assim, é preciso manter a atenção e encontrar valores compatíveis com seu público-alvo. 

Outro detalhe é que seus preços precisam estar visíveis, mas, não necessariamente, destacados. Então aqui vai dois truques muito usados na hora de inserir preços no cardápio: 

  1. Colocar o preço depois da descrição do prato. Isso ajudará que o cliente não se baseie apenas no preço para escolher;
  2. Usar preços quebrados: 19,90 ao invés de 20,00, por exemplo, e sem o uso do cifrão.

Por fim, execute muito bem os cálculos de precificação do cardápio para seus gastos estarem sempre muito bem calculados e não ter prejuízos. 

Sempre atualize o seu cardápio!

A fim de evitar reclamações contínuas sobre o cardápio, ou ter de utilizar frases como: “não trabalhamos mais com esse prato”, mantenha o seu cardápio sempre atualizado.

Ah, mas isso me gera muitos custos caso troque os preços e faça novos lançamentos”. Uma dica para resolver este problema é aderir ao cardápio digital. Pois, com ele, além de reduzir a sua equipe, aumentar suas vendas e dar maior liberdade ao cliente realizar o pedido, você também consegue manter o cardápio sempre organizado e em dia. Podendo fazer alterações, em tempo real, todas as vezes que precisar. Assim, você consegue alterar fotos, produtos, descrições, preços, categorias, criar promoções e muito mais. 

Um ótimo exemplo de cardápio digital para restaurantes é o da grandchef. Ele possibilita fazer todas as alterações que precisar, sem custos adicionais, e sempre que necessário. Ou seja, produzindo um cardápio digital da grandchef, seu restaurante nunca sofrerá com o problema de cardápio desatualizado que por muitas vezes gera transtornos aos clientes. 

cardápio-de-restaurante

O processo de criar o cardápio é bem simples e prático. Você consegue criar uma versão digital de seu menu completamente a cara de sua marca, e com todas as informações que continha no cardápio físico, só que muito mais moderno e intuitivo. 

Além disso, assim que seu cliente finaliza o pedido, ele vai automaticamente para a cozinha, sem causar dores de cabeça e de forma digital. Evitando aquele corre, corre incômodo e trabalhoso dos garçons que atrasam, e muito, seus pedidos.

Portanto, não perca tempo, mantenha seu cardápio em dia com um sistema de gestão que atende às suas necessidades. 

Crie agora seu cardápio digital gratuitamente na grandchef e comece já vender!

cardápio de restaurante

A forma mais simples de vender, automatizar o atendimento e manter todo seu restaurante na palma de sua mão. Digitaliza ai!

Veja mais: aplicativo para criar cardápio digital.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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