Montar a equipe para restaurante é a peça chave para fazer que tudo funcione bem. Os planejamentos são importantes, o processo de estruturação também, mas ao longo do dia a dia, os maiores responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso será sua equipe.
Comida boa e bom atendimento são os dois objetivos que levam as pessoas a frequentarem um local. E o segundo item é um dos maiores responsáveis por incentivarem e trazer a volta do cliente.
Agora, se já tiver pessoas com potencial e carisma, com um treinamento gera o entrosamento entre todos os membros de sua equipe, atendimento bem profissional e de qualidade. Ai meu amigo, o resultado será maior que satisfatório e tudo dará certo.
Então fique atento ao que separamos para que você consiga montar uma equipe para restaurante.
Atenção no recrutamento
O primeiro passo para montar uma equipe para restaurante é recrutar as pessoas, mas não de qualquer forma, precisa de um planejamento para esse processo.
No momento de divulgar a vaga, já pense em qual é o perfil ideal do funcionário e busque por ele com as análises de currículos e marque as entrevistas. Durante o decorrer da entrevista deixe bem claro qual é a missão, visão e valores de seu restaurante.
Além disso, fale sobre os desafios que encontra, a possibilidade de crescimento do colaborador. E claro, sempre leve em conta que o funcionário pode estar bem nervoso e ansioso.
Então, é importante que tenha em suas mãos também o cargo com suas descrições, a definição das funções e as principais informações referentes a ele como salário, férias, licenças e os objetivos do restaurante.
Treinamentos
Se você quer ter uma equipe excepcional, precisa treinar seus funcionários com uma certa frequência, conforme a função deles.
Independente de qual área profissional se refira, absorver novos conhecimentos é indispensável, são eles que trarão novas habilidades e melhores resultados.
Assim, procure montar um cronograma com treinamentos semanais ou até mensais para cada equipe, e em seu time em coletivo.
Agora veja alguns ensinamentos fundamentais a passar para seus colaboradores:
- Dicas de como otimizar o tempo;
- Gerenciamento de crises e resolução de problemas;
- Saber como armazenar comidas e insumos;
- Saber se portar com os clientes;
- Aprender a boas praticas e padrão de aparência.
Além dos treinamentos, lembre-se também de dar reconhecimento a seus funcionários. Reconhecer seus esforços, elogiar a evolução, tudo isso induz eles a capricharem e darem seu melhor sempre.
Atendimento
O item mais essencial ainda a o treinamento e projeto de montar uma boa equipe para restaurante é treinamento de atendimento ao cliente.
Sabemos que existem diversas personalidades de clientes, aqueles mais fáceis de lidar, os mais agressivos, alguns sensíveis, e todos esses padrões merecem uma certa atenção.
Agora, para atender a todos esses clientes da melhor forma e não gerar problema, o correto é investir na ferramenta certa.
Assim, como é o caso de um aplicativo para atendente. Sabemos que uma das coisas que mais tiram clientes do serio é os momentos de tirar pedidos.
E um garçom muito atarefados, não tem tempo para nada demorando para ir nas mesas e consequentemente para os pedidos saírem.
Assim, com um aplicativo os pedidos são agendados diretamente para a cozinha, podendo facilmente ver o acompanhamento e andamento deles com poucos toque.
Todas essas funcionalidades são possíveis com o GrandChef. O sistema para restaurante que possui um aplicativo específico para atendentes, ajudando a tornar seu garçom um vendedor e muito mais produtivo.
Chega de sobrecarregar seus garçons e irritar seus clientes, de a ferramenta correta na mão dele e veja a evolução acontecer naturalmente.
Teste o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios que ele trará a sua gestão.

Portanto, ter seu restaurante na palma de sua mão nunca foi tão fácil.


