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Como Abrir um Bar Pequeno?

Conseguir encontrar bons bares é quase um estilo de vida para algumas pessoas. Por isso, abrir um bar pequeno ainda é um ótimo investimento no país. 

Para quem ainda tem dúvidas sobre isso, segunda a abrasel esse mercado cresce cerca de 10% ao ano, ou seja, uma ótima oportunidade de investimento para quem está começando. 

Por serem estabelecimentos bem versáteis e descontraídos, podem abranger diferentes públicos e conter diversos estilos. Assim, opções de qual modelo deseja não faltam. 

São locais perfeitos para descontrair com amigos, comemorar, fazer despedidas, e até mesmo aquele happy hour pós trabalho.

Mas, para alcançar o objetivo de ter um bar de sucesso é preciso fazer com que seu bar esteja em uma lista de preferências deste público. Ter clientes cativos significa sucesso, e propaganda boca a boca de grande eficiência garantida. 

Então, quer saber como abrir um bar pequeno? Sem encontrar obstáculos pelo caminho e com muito sucesso garantido, segue neste artigo conosco.

1. Seja autêntico em sua proposta de bar

A identidade visual que escolherá para seu bar vai fazer toda a diferença para a experiência do cliente. 

Por isso, o primeiro passo de tudo é pensar em sua estrutura, mantendo uma harmonia, um espaço que seja cativante, acessível a todos e perfeito para viver momentos. 

Inclusive é importante que ao abrir um barzinho, você coloque características próprias nele, diferentes do que já existe. Isso atrai as pessoas que querem fugir do que é muito comum.

A imagem que você cria do local será o que as pessoas vão carregar de lá.

2. Escolha qual estilo do bar vai abrir

Se vai abrir um bar pequeno, você também precisa decidir qual será o estilo de seu bar. Como por exemplo, será um bar esportivo, um café-bar, um lounge bar, um bar mais gourmet. 

Para isso, comece estudando o local, faça pesquisa, análise os gostos, descubra o que o público desta cidade deseja. 

A pesquisa é a primeira parte deste processo, a partir dela é possível saber com o que precisará investir e se terá lucro em sua ideia. Então vamos conferir algumas ideias nas quais pode investir.

PUB 

Abreviação de public house ou casa pública é um estilo de bar muito comum no Reino Unido. Inicialmente criado por irlandeses e na Grã-Bretanha.

Assim, a cerveja se tornou a bebida mais comercializada nesses locais, também é comum que seja um estabelecimento mais fechado, e reúna pessoas que normalmente moram ou trabalham por perto.

Os PUBs são aquele ambiente propício para aproveitar com os amigos, ter conversas agradáveis, sem precisar gritar por ter som alto para atrapalhar, ou seja um ambiente mais tranquilo.  

Normalmente a decoração dos PUBs possuem são temática remetendo a cultura inglesa, ou as antigas tabernas. 

Além disso, como a principal bebida comercializada são as cervejas artesanais é comum as servir em torneiras de chopp.

Boteco

Os botecos são extremamente populares entre os brasileiros. O ambiente perfeito para tomar aquela cerveja gelada em um happy hour e um tira-gosto com os amigos.

Aliás, as comidas de boteco são algo que também fazem muito sucesso. Pode apostar que esse estilo está no gosto do público. 

Costuma ser mais simples, por isso se optar nesta opção, invista sempre em ter muita cerveja gelada e também comidinhas populares, como batata frita, coxinha e polenta frita.

Cervejaria Artesanal

O segmento de cervejaria artesanal vem se destacando bastante e ganhando espaço no mercado de cervejas no Brasil. Que aliás já é grande. 

Assim, o número de cervejarias artesanais aumentou no país devido a grande aceitação do público. 

O ramo permite montar um negócio de pequeno, médio ou grande porte, te dando um leque maior de acordo com sua disponibilidade de investimento. Então se busca abrir um bar pequeno a ideia é boa.

Assim, se você é um amante da cerveja e tem vontade de abrir um negócio diferenciado a cervejaria artesanal é perfeita para você. Trazer novos gostos e sabores, inovações e quem sabe até criações próprias. 

E quanto ao local fixo, elas são bem abrangentes, podendo ser mais rústicas, ou descontraídas e modernas. Os apreciadores de cerveja são um certo grupo diverso e de várias faixas etárias. Então, se enquadre no que é mais seu estilo e o estilo da cidade. 

abrir um bar

Bar Self-Service

Nos Estados Unidos, esse serviço já é uma ideia de sucesso em diversos tipos de estabelecimentos, inclusive em bares.

Com um bar self service, é possível reduzir gastos e desperdício de bebida e melhorar a experiência do cliente, que passa a se servir sozinho.

Se pensa em fazer seu negócios girar em torno de cerveja e chopp, então a ideia é ainda melhor. Afinal, esse tipo de bebida já é vendido em barris, assim modifica-los para um self service será muito mais fácil.

Uma excelente ideia é a criação de paredes de torneiras, ou se for mais prático balcões repletos de torneiras para o cliente se servir com a cerveja.

Em relação a como ser realizado as formas de pagamento, nesse tipo de serviço é muito comum o cliente adquirir um cartão pré pago, e ir gastando os créditos quando conforme se serve.

Mas, caso seja de sua preferência, o valor também pode ir sendo depositado no cartão conforme o cliente for se servindo, e o pagamento realizado ao fim, na hora de ir embora.

Portanto, não tem segredo nenhum para implantar um bar self service, e você só tem a ganhar com algo super moderno e inovador.

bar self service

Espetinho Bar

Um espetinho bar é um negócio que traz muitos lucros e bons resultados aos seus proprietários. 

Pois, estão no gosto do povo e é um negócio de administração e produção mais prática. Basicamente tem que contar com carne bem assada, cerveja gelada, bom entretenimento e atendimento de qualidade. 

A dica aqui é sempre estar inovando e diversificando os sabores dos espetinhos. Tendo assim desde opções de carne bovina, até alguns tipos vegetarianos. 

Dessa forma, alcança todos os públicos e estará sempre lotado e vendendo bem. 

3. Decida onde vai se localizar

A localização é o ponto crucial de abrir um bar pequeno. Assim, para quem está começando a procurar lugares, é interessante ir atrás de pontos em bairros menores mais afastados do centro da cidade, mas que tenham bastante fluxo de pessoas. 

Inclusive bairros universitários e próximos a empresas costumam ser boas localizações para este estilo de estabelecimento.  

Então analise bem seu público alvo, em qual local irá encontrá-los de forma mais fácil e mãos à obra em encontrar um espaço do tamanho que precisa na área. 

Como escolher uma boa localização de ponto comercial?

4. Não deixe de apostar em um cardápio diversificado

É bem ruim a sensação de chegar em um bar pegar o cardápio para conferir e encontrar apenas algumas variações das cervejas mais populares e opções bem limitadas de pratos.

Assim, ao abrir um barzinho você deve deixá-lo preparado para receber os tipos mais variados de pessoas, e com gostos variados.  

E isso significa ter opções em seu cardápio, para atender a diversos gostos em cervejas e comidas. Inclusive pense em no mínimo uma opção para atender a alérgicos e vegetarianos, eles são um público em alta hoje em dia. 

Um diferencial a você pode ser ter aquela bebida que o cliente raramente encontra em outros estabelecimentos, mas que é maravilhosa. Além disso, se certifique de trabalhar com as cervejas mais pedidas do Brasil. 

Trabalhando com todo o comum e de maior saídas e tendo alguns diferenciais inovadores no cardápio te farão se destacar. 

5. Monte seu time

Isso mesmo que você leu, monte um time. Não tenha apenas funcionários, tenha pessoas dispostas a vestir a camisa de seu bar.

Para isso invista em treinamentos, em passar técnicas para que seus garçons e funcionários proporcionem tudo que você quer passar a seus clientes. 

Logo, sua equipe será totalmente preparada a enfrentar as situações e agradará muito os clientes pelo atendimento e disposição.

Sabendo explicar seu cardápio, dar sugestões, ser educado e virar aquele amigo dos clientes. Sendo muito mais que apenas um tirador de pedidos. E falando nisso, se quer tornar seu garçom em um bom vendedor precisa dar a ferramenta certa e ele. 

6. Otimize sua rotina

Gerenciar o seu bar, prestar suporte à equipe, ter atendimento de qualidade e ainda pensar em quais estratégias de marketing pode investir, não é tarefa fácil. 

Mas, pode melhorar se tiver uma ajudinha. É claro que abrir um bar vai significar a você muita correria, mas felizmente estamos na era da tecnologia, e alguns processos podem ser facilitados.

Assim, existem diversas formas de simplificar sua vida no bar, como utilizando um software. Ele fará a sua gestão ser otimizada, agilizará seus pedidos e administrará as contas do cliente e as suas de forma muito mais simples e automática.  

Como o caso do Sistema GrandChef, um sistema de gestão de bares completo, totalmente especializado no ramo. 

Tendo controle financeiro, de estoque, comanda eletrônica, delivery, tudo que você precisa em um único lugar. 

Se livre de dores de cabeça, de ter retrabalho, e consiga focar no que realmente importa, com um sistema de gestão especializado e qualificado. 

E ainda e a seu garçom a ferramenta perfeita para ele ter em mãos e vender, a comanda eletrônica. Com a sobra tempo para ele realizar um bom atendimento, anotar pedidos com calma e mandá-los direto para a cozinha, sem aquela correria toda que atrapalha. 

Então, não perca mais tempo não, baixe o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que ele trás a sua gestão. 

abrir um bar pequeno

Digitaliza ai, automatização, simplificação de processos, tudo para manter seu bar na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver. Não vai ficar de fora, vai?

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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