chef de cozinha no restaurante controle de estoque em pizzaria

Controle de estoque em pizzaria: pare de perder vendas e produtos!

Seja você dono ou gestor de um estabelecimento alimentício, sabe o quão importante é ter um controle de estoque em pizzaria eficiente. 

Além de garantir os ingredientes necessários para o preparo das pizzas, ter um controle de estoque eficiente pode ajudar a evitar desperdícios, reduzir custos e maximizar lucros. 

Veja quais são os custos variáveis dentro de um restaurante.

Importância e benefícios do controle de estoque em pizzaria

O controle de estoque em pizzaria é fundamental para saber exatamente o que há em estoque, quais produtos estão próximos do vencimento e que precisam de reposição. Evitando a perca vendas por falta de produtos ou tenha prejuízos por produtos vencidos

Além disso, controlar o estoque também ajuda a otimizar o processo de compras — evitando a aquisição de itens desnecessários ou em excesso —, e o gerenciamento financeiro, uma vez que é possível saber exatamente quanto você está gastando em cada ingrediente e identificar rapidamente qualquer variação nos custos.

Aprenda de forma fácil como fazer o planejamento financeiro do seu restaurante.

E ao ter um controle preciso dos ingredientes utilizados em cada pizza, é possível garantir que os ingredientes estejam sempre frescos. Isso ajuda a fidelizar os clientes e aumentar a reputação da sua pizzaria.

planilha de controle de estoque

Como fazer controle de estoque em pizzaria?

Existem diversas formas de fazer o controle de estoque em pizzaria. Por isso, listamos algumas dicas práticas para te ajudar. Continue lendo!

Cadastre todos os seus produtos

O primeiro passo para fazer o controle de estoque em pizzaria é cadastrar todos os ingredientes utilizados na produção.

É importante que o cadastro seja feito de forma detalhada, incluindo informações como a data de validade e quantidade — grama, quilograma e litros. Dessa forma, é possível ter um controle mais preciso sobre os produtos em estoque e evitar a falta e o desperdício.

Em um sistema de gestão especializado em pizzaria você pode ir além.

Além das informações básicas, é possível incluir dados como:

  • Fornecedor;
  • Preço e data de compra;
  • Quem foi o responsável pela reposição;
  • Quantidade mínima e máxima que um produto pode e deve ter em estoque;
  • Qual setor o insumo está localizado.

O GrandChef também permite acompanhar a movimentação dos ingredientes em tempo real e te notifica, automaticamente, quando o estoque estiver próximo do fim.

Tenha fichas técnicas de cada pizza

As fichas técnicas descrevem detalhadamente a receita de cada pizza, incluindo a quantidade de ingredientes utilizados. Com as fichas técnicas em mãos, é possível calcular com mais precisão a quantidade de insumos necessários para a produção das pizzas e evitar desperdícios.


Além disso, as fichas técnicas são importantes para manter a qualidade, garantindo que as pizzas sejam sempre preparadas da mesma forma e com os mesmos ingredientes.

Defina insumos por tamanhos de pizza

Uma forma eficiente de controlar o estoque em pizzarias é definir os insumos necessários para cada tamanho de pizza. 

6 sabores de pizza que não podem faltar na sua pizzaria.

Dessa forma, é possível calcular com precisão a quantidade de ingredientes necessários para produzir cada pizza, evitando desperdícios e perdas financeiras. 

E com o GrandChef, além de controlar todos os ingredientes com precisão, também é possível personalizar o cardápio digital para que o cliente tenha autonomia para personalizar pizza por etapa, escolhendo o tamanho, sabores e ingredientes, sem que você tenha que abrir mão da organização.

Afinal, o GrandChef registra tudo para você. 

Quer ver como funciona? Assista ao vídeo abaixo e acompanhe o passo a passo!

Utilize um sistema para fazer tudo 100% online

Ao utilizar um sistema de gestão de estoque para fazer tudo de forma 100% online, você tem mais facilidade para o registro dos produtos, o controle das entradas e saídas e a reposição dos insumos.

Mas não só isso.

Para tornar as suas vendas ainda mais eficientes, o GrandChef possui integração com os maiores aplicativos de delivery do Brasil — como aiqfome e iFood — e WhatsApp, unificando todos os pedidos para que você não tenha que acompanhar mais de uma tela. Tudo fica no sistema!

E na entrega, o GrandChef facilita as entregas com a funcionalidade de rotas automatizadas, encontrando o menor caminho entre o endereço do cliente e o seu estabelecimento, para que a pizza chegue quentinha.

O GrandChef também conta com soluções completas para facilitar também os processos administrativos do seu negócio. Acabando com a burocracia e as inúmeras pilhas de papéis através de funcionalidades totalmente digitais que devolvem o controle do seu estabelecimento com poucos toques.

No sistema, é possível emitir relatórios precisos sobre as vendas, desempenho dos funcionários e da saúde financeira do seu negócio, tomando decisões estratégicas antes mesmo de qualquer indício de prejuízo

E sem ficar preso ao seu estabelecimento: no GrandChef você tem acesso à todas as informações em tempo real, de onde estiver, utilizando apenas um computador ou smartphone. 

Ou seja, mais liberdade para aproveitar momentos com sua família e amigos sem diminuir a produtividade do seu negócio.

Comece seu teste gratuito do GrandChef agora mesmo e mude como e quanto você vende ainda hoje!

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