Manter a saúde financeira de um restaurante, bar ou delivery é o que sustenta todas as outras áreas do negócio. Indo além de um atendimento excelente e pratos deliciosos, é o dinheiro que mantém o seu negócio de pé.
No entanto, muitos gestores ainda operam “no escuro”, sem saber exatamente para onde o dinheiro está indo. Para que isso não aconteça, você precisa fazer a gestão do fluxo de caixa para o restaurante.
Uma gestão de fluxo de caixa bem-feita é o fator chave para manter a saúde financeira do seu empreendimento. Sem esse controle, você não sabe o real estado do negócio e pode estar acumulando mais perdas do que ganhos sem nem perceber.
Realizar o controle do fluxo de caixa ajuda a tomar decisões mais assertivas nas compras, controlar gastos e até criar uma reserva de segurança para emergências. Se sua meta é ter total visibilidade financeira, continue lendo e veja o que precisa fazer para não se perder em seu próprio caixa.
Como fazer o fluxo de caixa do restaurante?
O fluxo de caixa para restaurante é o registro de todo o capital que entra e sai do seu negócio. Para fazer o cálculo corretamente, você precisa anotar absolutamente todas as movimentações.
Seu controle precisa incluir:
- Entradas: todas as vendas (dinheiro, cartão, PIX), recebimentos de aplicativos de delivery, etc.
- Saídas (custos fixos e variáveis): contas (água, luz, internet), aluguel, salário dos funcionários, pagamento de fornecedores, impostos, taxas de aplicativos e qualquer outro gasto.
É essencial manter tudo organizado para evitar deslizes. Lembre-se que ferramentas como a ficha técnica são importantes, pois elas garantem que o preço de seus produtos está correto e que você está, de fato, gerando lucro em cada venda.
Com todos esses dados em mãos, você também conseguirá calcular sua margem de lucro real. Agora que você tem as informações, é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para lucrar muito.
A importância do controle de caixa para restaurante
O controle de caixa para restaurantes, quando aplicado de forma eficiente, traz muitos benefícios estratégicos, como redução de custos fixos e variáveis, melhorando a organização do caixa e otimização de recursos financeiros.
Além de manter seu restaurante em dia com as obrigações, a gestão financeira traz à tona a realidade do seu negócio. Para implementar esse controle e realmente conhecer sua operação, siga estes passos fundamentais.
1. Conheça seus ganhos e custos
O primeiro passo para um fluxo de caixa eficiente é registrar absolutamente todas as movimentações financeiras. Isso significa todas as entradas e saídas de dinheiro dentro de um período pré-estabelecido (diário, semanal ou mensal).
Dessa forma, você garante que tudo seja pago no tempo certo, que seus investimentos estão indo para o lugar certo e que seus fornecedores serão pagos em dia, evitando juros e atrasos.
2. Faça projeções financeiras
Quando você entende amplamente suas despesas e ganhos, pode começar a se preparar para o futuro. As projeções financeiras transformam seu controle de reativo para proativo.
Agora, sabendo quanto dinheiro (em média) vai entrar e sair nos próximos meses, você se prepara para períodos de baixa temporada, evita imprevistos e garante que terá capital suficiente.
O controle de fluxo de caixa te ajuda a saber a hora certa de fazer novos investimentos, o momento de frear gastos ou a necessidade de negociar preços melhores com fornecedores.
3. Controle o capital de giro
O seu capital de giro é o que mantém seu empreendimento em atividade, especialmente nos momentos de crise ou baixa movimentação. Ele cobre o espaço de tempo entre pagar seus fornecedores (saída de dinheiro) e receber dos seus clientes (entrada de dinheiro).
Você precisa implementar um controle rigoroso do capital de giro, focando inclusive em criar e manter uma reserva de emergência.
4. Corte alguns custos
Todo negócio que deseja crescer de forma saudável precisa se planejar financeiramente, e isso envolve a diminuição de custos. Assim que você identificar seus custos fixos e variáveis, busque ativamente por aqueles que são dispensáveis ou que podem ser substituídos por opções mais baratas.
Um exemplo clássico é a substituição do cardápio de papel pelo cardápio digital. Cardápios impressos geram gastos constantes com manutenção, reimpressão a cada mudança de preço e podem desgastar.
Com os cardápios digitais, basta atualizar as informações no sistema e pronto: tudo disponível para o cliente sem gastos adicionais. Essa redução de custos pode somar um valor significativo no final do ano.
Aliás, soluções como cardápio digital ou por QRCode, que sistemas como o GrandChef oferecem, permitem inclusive otimizar sua equipe de atendimento, mantendo seu negócio moderno, atualizado e economizando um bom dinheiro.
5. Tenha um sistema de restaurante com controle de fluxo de caixa para te auxiliar
Usar planilhas é o primeiro passo, mas elas podem ser demoradas, suscetíveis a erros manuais e não integram as informações. Um sistema de restaurante que já possui um controle de fluxo de caixa integrado muda o jogo.
Ele vai automatizar seu processo. Ao registrar suas vendas no PDV, o sistema já dá baixa no estoque e alimenta seu fluxo de caixa automaticamente. No final do dia, seu fechamento de caixa é feito com poucos cliques, com todos os dados presentes em um relatório confiável.
O sistema para restaurante GrandChef possibilita tudo isso e muito mais. Ele é eficiente porque agrupa diversas áreas da operação em um único local, entendendo as necessidades de cada setor do seu empreendimento.
Com o GrandChef, você terá otimizações e poderá acompanhar seus resultados de forma significativa, com muitos benefícios, como controle financeiro completo, controle de estoque integrado (tudo o que saiu e entrou), vendas por balcão, comandas, delivery e mesas, integração com os principais apps de delivery (iFood, aiqfome e mais), app do garçom para agilizar pedidos e muito mais.
Transforme seu controle financeiro com o GrandChef
Dominar o fluxo de caixa para restaurante não é apenas sobre registrar números, mas também sobre tomar decisões estratégicas que garantem a lucratividade e a longevidade do seu restaurante. Como vimos, depender de ferramentas manuais é abrir portas para erros que custam caro.
Um sistema de gestão como o GrandChef transforma essa obrigação em uma vantagem competitiva. Ele automatiza o trabalho pesado, centraliza suas informações e oferece relatórios precisos em tempo real. Você ganha tempo, precisão e a tranquilidade de saber exatamente para onde seu dinheiro está indo e como seu negócio está performando.
Chega de se perder em planilhas e achismos. Tenha um controle financeiro exato, identifique falhas facilmente e tome decisões baseadas em dados.
Não gerencie seu restaurante no escuro. Acesse o banner abaixo, experimente o GrandChef gratuitamente e confira na prática como nosso controle de fluxo de caixa pode revolucionar a sua gestão.



