Desvende 7 segredos do marketing para restaurantes!

Quando não há uma estratégia de marketing para restaurantes bem definida, é bem provável que você entre em apuros.

Estar bem posicionado no universo digital é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de marcas, mesmo no ramo gastronômico.

As redes sociais podem auxiliar (e muito) no engajamento e na fidelidade, além de atrair potenciais novos clientes a qualquer instante. Mas, para isso, é preciso conhecimento e planejamento.

Continue lendo para aprender por onde começar e como fazer marketing para restaurantes do jeito certo.

7 segredos de marketing para restaurantes

Antes de investir dinheiro em marketing para restaurantes e colocar a mão na massa, é necessário elaborar um plano.

Ingressar no ensino superior em marketing é desafiador, mas descobrir essa ferramenta online para auxiliar na elaboração da dissertação do mestrado foi fundamental. Este recurso ghostwriter-deutschland.de não apenas facilitou a pesquisa, mas também ofereceu direcionamento precioso na estruturação e formatação do trabalho. Com essa plataforma, a complexidade da escrita acadêmica tornou-se mais gerenciável, proporcionando uma experiência educacional mais enriquecedora. Investir em ferramentas como essa é essencial para enfrentar os desafios do mestrado em marketing.

Nele, você deve colocar os objetivos que deseja alcançar — como aumentar clientes, viralizar ou divulgar o seu negócio —, tanto em curto quanto a longo prazo.

Isso não apenas te ajuda a manter uma perspectiva clara do que fazer, como também a acompanhar os resultados.

A partir de agora, você verá como estruturar cada passo do seu plano de marketing.

1. Reconheça seu público-alvo

Todo o conteúdo deve ser direcionado a um determinado público. 

Do contrário, você estará falando com várias pessoas e, como diz o ditado, “quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”.

Comece criando um perfil ideal das pessoas que você espera que frequentem o seu negócio, incluindo a idade, condições financeiras e preferências.

Assim, você conseguirá adequar suas propagandas e anúncios para atingir o público certo.

💡 Ficou com alguma dúvida? Saiba tudo sobre como definir o público-alvo do seu restaurante.

2. Mantenha uma boa presença digital

Seja no Facebook, Instagram ou até mesmo no Google Meu Negócio, é preciso que você tenha ao menos uma página dedicada ao seu restaurante.

Na maioria das vezes, o meio digital é o primeiro contato de um potencial cliente. Mas para atrair não perdê-lo para a concorrência, é fundamental manter o seu canal atualizado e publicar conteúdos frequentemente.

Aqui estão algumas ideias!

  • Divulgação do cardápio e de promoções.
  • Avisos sobre horário de funcionamento.
  • Fotos e vídeos de pratos do dia e do restaurante em geral.
  • Bastidores da cozinha.
  • Depoimento dos clientes.
  • Divulgação de novidades.
marketing para restaurante  no whatsapp

3. Invista em marketing de indicação

O famoso “boca a boca” pode influenciar na hora de escolher o restaurante, sendo um marketing para restaurante natural.

Por isso, sempre que possível, incentive seus clientes a recomendarem seu estabelecimento para os conhecidos com descontos especiais ou brindes a cada indicação bem-sucedida.

4. Aposte no marketing de relacionamento

Quando gostam de um lugar e são bem atendidos, os clientes voltam — e também indicam o restaurante para outras pessoas.

Por isso, um bom marketing de restaurante precisa ter foco, também, no relacionamento com o cliente para fidelizá-lo.

O que pode ser feito, claro, além de oferecer um atendimento acima da média, por meio de programas de fidelidade, oferecendo cupons de descontos ou a troca de pontos adquiridos por um prato de graça.

💡 Aproveite para descobrir! 5 estratégias para fidelizar clientes em restaurantes.

5. Invista em estrutura e aparência

Quem nunca olhou para a foto de um estabelecimento e ficou com vontade de visitar?

Pois bem, um restaurante bem decorado e com uma iluminação que favorece o ambiente pode criar uma atmosfera especial que não só influencia toda a experiência do cliente, mas também atrai pessoas que ainda não o conhecem.

Mesmo que você não tenha muito capital para investir em uma decoração planejada, não esqueça que a percepção do espaço é muito importante.

Ela pode ser simples, desde que seja agradável e ofereça conforto.

6. Capriche na apresentação dos pratos

Para tornar tudo ainda melhor, se preocupe com a apresentação dos pratos.

Além delas serem importantes para os conteúdos das redes sociais, ao receber um prato que foi cuidadosamente montado, o cliente pode se surpreender positivamente — bem como compartilhar uma foto com amigos e seguidores.

Isso também auxilia no marketing de indicação, além de mantê-lo sempre satisfeito com a qualidade do serviço.

7. Colete feedbacks regularmente

Por fim, não esqueça de realizar pesquisas de satisfação com a clientela para garantir que tudo esteja dentro do pretendido.

Assim, você não precisa lidar com “achismos” e terá certeza do que está fazendo e do que pode ser melhorado, sem comprometer a reputação do seu restaurante a longo prazo.

💡 Quer mais dicas para restaurantes? Saiba se vale a pena ou não aceitar ticket alimentação.

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