Quando não há uma estratégia de marketing para restaurantes bem definida, é bem provável que você entre em apuros.
Estar bem posicionado no universo digital é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de marcas, mesmo no ramo gastronômico.
As redes sociais podem auxiliar (e muito) no engajamento e na fidelidade, além de atrair potenciais novos clientes a qualquer instante. Mas, para isso, é preciso conhecimento e planejamento.
Continue lendo para aprender por onde começar e como fazer marketing para restaurantes do jeito certo.
7 segredos de marketing para restaurantes
Antes de investir dinheiro em marketing para restaurantes e colocar a mão na massa, é necessário elaborar um plano.
Nele, você deve colocar os objetivos que deseja alcançar — como aumentar clientes, viralizar ou divulgar o seu negócio —, tanto em curto quanto a longo prazo.
Isso não apenas te ajuda a manter uma perspectiva clara do que fazer, como também a acompanhar os resultados.
A partir de agora, você verá como estruturar cada passo do seu plano de marketing.
1. Reconheça seu público-alvo
Todo o conteúdo deve ser direcionado a um determinado público.
Do contrário, você estará falando com várias pessoas e, como diz o ditado, “quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”.
Comece criando um perfil ideal das pessoas que você espera que frequentem o seu negócio, incluindo a idade, condições financeiras e preferências.
Assim, você conseguirá adequar suas propagandas e anúncios para atingir o público certo.
💡 Ficou com alguma dúvida? Saiba tudo sobre como definir o público-alvo do seu restaurante.
2. Mantenha uma boa presença digital
Seja no Facebook, Instagram ou até mesmo no Google Meu Negócio, é preciso que você tenha ao menos uma página dedicada ao seu restaurante.
Na maioria das vezes, o meio digital é o primeiro contato de um potencial cliente. Mas para atrair não perdê-lo para a concorrência, é fundamental manter o seu canal atualizado e publicar conteúdos frequentemente.
Aqui estão algumas ideias!
- Divulgação do cardápio e de promoções.
- Avisos sobre horário de funcionamento.
- Fotos e vídeos de pratos do dia e do restaurante em geral.
- Bastidores da cozinha.
- Depoimento dos clientes.
- Divulgação de novidades.
3. Invista em marketing de indicação
O famoso “boca a boca” pode influenciar na hora de escolher o restaurante, sendo um marketing para restaurante natural.
Por isso, sempre que possível, incentive seus clientes a recomendarem seu estabelecimento para os conhecidos com descontos especiais ou brindes a cada indicação bem-sucedida.
4. Aposte no marketing de relacionamento
Quando gostam de um lugar e são bem atendidos, os clientes voltam — e também indicam o restaurante para outras pessoas.
Por isso, um bom marketing de restaurante precisa ter foco, também, no relacionamento com o cliente para fidelizá-lo.
O que pode ser feito, claro, além de oferecer um atendimento acima da média, por meio de programas de fidelidade, oferecendo cupons de descontos ou a troca de pontos adquiridos por um prato de graça.
💡 Aproveite para descobrir! 5 estratégias para fidelizar clientes em restaurantes.
5. Invista em estrutura e aparência
Quem nunca olhou para a foto de um estabelecimento e ficou com vontade de visitar?
Pois bem, um restaurante bem decorado e com uma iluminação que favorece o ambiente pode criar uma atmosfera especial que não só influencia toda a experiência do cliente, mas também atrai pessoas que ainda não o conhecem.
Mesmo que você não tenha muito capital para investir em uma decoração planejada, não esqueça que a percepção do espaço é muito importante.
Ela pode ser simples, desde que seja agradável e ofereça conforto.
6. Capriche na apresentação dos pratos
Para tornar tudo ainda melhor, se preocupe com a apresentação dos pratos.
Além delas serem importantes para os conteúdos das redes sociais, ao receber um prato que foi cuidadosamente montado, o cliente pode se surpreender positivamente — bem como compartilhar uma foto com amigos e seguidores.
Isso também auxilia no marketing de indicação, além de mantê-lo sempre satisfeito com a qualidade do serviço.
7. Colete feedbacks regularmente
Por fim, não esqueça de realizar pesquisas de satisfação com a clientela para garantir que tudo esteja dentro do pretendido.
Assim, você não precisa lidar com “achismos” e terá certeza do que está fazendo e do que pode ser melhorado, sem comprometer a reputação do seu restaurante a longo prazo.
💡 Quer mais dicas para restaurantes? Saiba se vale a pena ou não aceitar ticket alimentação.


