O atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Ele não apenas fortalece a fidelidade dos clientes existentes, mas também atrai novos por meio de recomendações positivas boca a boca.
Por isso, elencamos 7 dicas práticas capazes de elevar o seu atendimento ao cliente no delivery e ajudar a superar a concorrência. Continue lendo para saber mais!
1. Comunicação clara e precisa
A comunicação é a base de um relacionamento sólido entre o cliente e o seu negócio. Ao lidar com pedidos, é essencial fornecer informações claras e precisas sobre o status, tempo de entrega estimado e eventuais atrasos.
Mantenha os clientes informados em todas as etapas para evitar mal-entendidos e frustrações.
2. Rapidez na resposta
Os clientes querem sentir que suas perguntas e preocupações são tratadas com urgência. Certifique-se de que sua equipe esteja treinada para responder prontamente a quaisquer consultas que possam surgir.
Mas saiba que utilizar um assistente virtual em tempo real pode fazer maravilhas para garantir que os clientes se sintam valorizados e ouvidos.
O chatbot do GrandChef não deixa ninguém esperando.
Ele recepciona os clientes, responde dúvidas e perguntas, envia o cardápio digital quando solicitado e ainda informa sobre todas as etapas do pedido, tudo de forma automática, sem a ajuda de funcionários.
3. Resolução eficaz de problemas
Mesmo com todos os esforços, problemas eventualmente podem surgir. O diferencial está em como você os resolve.
Capacite a sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com reclamações de maneira empática e eficiente. Sempre ofereça soluções claras e justas, buscando transformar uma situação negativa em uma oportunidade de fidelização.
Aprenda: como responder às avaliações negativas.
4. Feedback e melhoria contínua
A busca pela excelência no atendimento ao cliente é um processo contínuo. Por isso, sempre que for possível, incentive os seus clientes a fornecer feedback sobre a experiência por meio de pesquisas pós-entrega ou avaliações online.
Analise atentamente o feedback recebido e identifique áreas de melhoria. Ao mostrar que você valoriza a opinião dos clientes, você constrói uma relação de confiança.
5. Tempo de entrega confiável
Cumprir prazos é essencial para a satisfação do cliente. Estabeleça tempos de entrega realistas e cumpra-os rigorosamente.
Se houver atrasos inevitáveis, informe os clientes com antecedência e ofereça soluções alternativas.
6. Qualidade do produto e embalagem segura
Além do atendimento em si, a qualidade do produto entregue é de extrema importância para concretizar um bom atendimento.
Certifique-se de que os alimentos estejam sempre em perfeitas condições. Uma embalagem segura e bem selada não apenas garante a integridade do pedido, mas também demonstra profissionalismo e cuidado.
Descubra: qual embalagem devo escolher para o meu restaurante?
7. Múltiplos canais de venda
Uma estratégia inteligente para expandir sua presença e alcançar um público amplo é colocar a sua loja em aplicativos de delivery populares como aiqfome e iFood.
Isso não apenas aumenta a visibilidade da sua marca, mas também oferece aos clientes a conveniência de fazer pedidos através de plataformas que eles já conhecem e confiam.
Mas, para continuar oferecendo uma experiência consistente, você pode precisar de um gestor de pedidos, que reúna todos em um único sistema, organizando e facilitando todo o processo.
O GrandChef conta com um plano grátis para delivery que integra múltiplos canais de venda para que você não precise ficar de olho em várias telas.
Tudo passa pelo sistema para que você tenha mais praticidade para gerenciar os pedidos, que podem ser encaminhados, automaticamente, para a produção na cozinha para um atendimento ainda mais rápido.
E você ainda pode criar e personalizar seu próprio cardápio digital, quantas vezes quiser, sem pagar nada por isso.
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