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Custo para Restaurante com Afastamento de Funcionários Devido Covid-19 ou Influenza? | GrandChef News

Os avanços da Covid-19, Influenza e a variante Omicron após as festas de final de ano, está atingindo em cheio o setor de bares e restaurantes pelo Brasil inteiro. E atualmente a situação está um pouco diferente, e não é mais pela falta de clientes e sim pela quantidade afastamento de funcionários com sintomas ou positivados. 

Desde dezembro para cá, bares e restaurantes precisaram afastar, semanalmente, cerca de 10% a 20% de seus funcionários devido a suspeitas de Covid-19, suas variantes ou influenza A (H3N2).

Afinal prevalecem as orientações de isolamento do trabalhador com qualquer sintoma que remete às doenças. O que acaba defasando as equipes o que interfere diretamente no atendimento. 

Vem ver um pouco mais de como está procedendo esses casos de afastamento de funcionários em bares e restaurantes pelo País.

Mas, como os empreendedores estão lidando com a situação de afastamento de funcionários?

Por mais que um cenário assim fosse esperado pelas autoridades sanitárias, o tamanho e quantidade de casos positivados surpreendeu muito. 

Desta forma, os estabelecimentos precisam recorrer à contratação de funcionários temporários para conseguir manter o funcionamento. 

E aí surgem gastos inesperados no momento, afinal o custo do afastamento desses funcionários fica por conta dos bares e restaurantes. Uma vez que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não cobre afastamento de poucos dias. 

Paulo Solmucci, presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), conta que além de desfalcar a equipe, o afastamento de colaboradores acaba provocando um custo em dobro para os negócios. Algo que, neste momento de retomada, pesa ainda mais nas contas.

“Esses afastamentos não são cobertos pelo INSS. Então o restaurante precisa contratar um temporário e pagar os dois, o contratado e o afastado.”

Ele explica, ainda, que o afastamento por Influenza é menos custoso do que por Covid. O primeiro dura no máximo três dias, enquanto que o segundo são pelo menos dez dias, segundo Solmucci.

A Abrasel diz que há um estudo para reduzir esse período para cinco dias, dependendo do resultado de testes. Para Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), essa discussão vai além e passa por ampliar a vacinação.

Conteúdo originalmente publicado pelo Bom Gourmet, coluna de notícias sobre o segmento gastronômico da Gazeta do Povo.

Crise de atendimento: Saídas que o restaurante pode tomar

Na contramão, há funcionalidades que ganharam força desde o início da pandemia que podem vir a ser uma mão na roda para os donos de restaurante neste momento. 

É uma alternativa a qual donos(as) de restaurantes estão aderindo cada vez mais.

Como o QR Code na mesa que oferece maior liberdade e independência na hora do cliente realizar o pedido e para os restaurantes. Inclusive, mais possibilidades de lucrar.

Por meio dele o cliente não precisa de alguém para anotar seu pedido, ele pode apenas utilizar o próprio celular para ler o código disponibilizado na mesa, conferir o cardápio e enviar o pedido. 

O Cardápio por QR Code do Sistema GrandChef, é um exemplo desse tipo de opção. Disponibilizando no sistema a possibilidade de criar o código de forma fácil e simples e já começar a vender de forma facilitada. 

Com ele, os restaurantes podem ter a possibilidade de vender sem precisar de vários atendentes, o que pode vir a salvar nesta época com os afastamentos, além de também dar uma agilizada no atendimento na cozinha. 

Uma ótima oportunidade e ainda para esse momento difícil com custos elevados. 

QR Code na mesa da GrandChef: Amplie suas vendas

O GrandChef é um sistema de gestão para restaurantes, bares e similares, completamente especializado para o segmento. 

Ele possibilita a criação de um cardápio por QR na mesa, cardápio digital, plataforma de delivery online e demais funcionalidades fundamentais para gestão. 

Confira algumas funcionalidades do sistema que ajudam a agilizar e automatizar a sua gestão:

  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Delivery Online;
  • Cardápio digital;
  • Comanda eletrônica e QR Code na mesa;
  • Módulo fiscal;
  • Integrações (iFood, Aiqfome, Google Maps);
  • Rota automatizada;
  • Pagamento Online;
  • Cupons de desconto.

O GrandChef é o sistema para gestão ideal para restaurantes que desejam ter seus processos e atendimento centralizados.

Assim, é possível parar de perder tempo com retrabalhos e agilizar o seu atendimento.

Com isso, você conquistará mais clientes, aumentando o seu faturamento e crescendo o seu negócio.

Antes de tomar qualquer decisão, você pode conhecer e testar o GrandChef gratuitamente. Baixe agora e comprove! 

afastamento de funcionários

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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