fbpx
logo grandchef

Cardápio de festa junina: aprenda como montar para seu restaurante

As festas juninas são uma das datas comemorativas mais importantes e esperadas em nosso país, principalmente quando se trata do nordeste. E essas comemorações trazem para você a possibilidade de criar um cardápio de festa junina para aumentar as vendas

Ao contrário do que possam pensar, o São João é uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento, caso algumas estratégias sejam aplicadas com sabedoria. 

Muitos são os ingredientes típicos e amados nas festas juninas, por isso oportunidades não faltam para dar uma incrementada em seu cardápio. 

Então, fica com a gente que vamos te passar dicas valiosas para montar seu cardápio de festa junina e aumentar bem essas vendas. 

Como fazer o cardápio de festa junina: O que não pode faltar?

O cardápio de festa junina é bem variado, mas alguns ingredientes são os principais protagonistas:

  • Milho
  • Amendoim
  • Mandioca

Quando se trata do milho, sua presença é tão marcante que por muitas vezes associamos ele diretamente a esta época do ano. 

Entretanto, o amendoim não fica muito atrás não. Os quitutes produzidos com ele são igualmente amados e desejados. 

Logo a mandioca, macaxeira ou aipim (dependendo de em qual parte do país se encontra), também vem presente em vários pratos típicos, que vamos especificar e falar detalhadamente logo abaixo. 

Quais os doces típicos de festa junina?

1. Bolo de milho

O milho é um ingrediente coringa nas festas juninas, e quem não gosta de um bom bolo de milho? O milho é uma comida bem conhecida em todos os estados, por isso é tão famoso e pedido no Brasil.

Aliás, é bem difícil pensar em festa junina sem um bom bolo de milho, além do bolo, o milho traz muitas receitas perfeitas para a época, como a pamonha, canjica, o milho cozido com manteiga, bolo de fubá e muito mais. 

2. Maçã do amor

Não tem como pensar em festa junina sem uma boa maçã do amor, com aquele vermelho bem brilhante. Esse é um dos quitutes de festa junina amado pelas crianças e até pelos adultos. 

A maçã do amor é uma comida de festa junina bem típica, que não pode faltar. Consistindo em uma maçã fixada no palito e mergulhada em calda de açúcar. Algo simples, mas que agrada a todos os gostos. 

Em alguns casos as pessoas também investem na maçã coberta com calda chocolate, mas convenhamos que, em uma boa festa junina a que vale é aquela toda vermelhinha. 

Porém, para comercializar esse produto em delivery tome bastante cuidado. Ela deve ser bem embalada, inclusive antes de ser refrigerada, somente assim, chegará em perfeitas condições na casa do cliente.

3. Bolo de mandioca

cardápio de festa junina

Um bolo de mandioca é bem indispensável para essa ocasião, bem popular por estas festas, se tornando uma opção que você não pode deixar de fora. 

Na hora de produzir o bolo, você ainda pode acrescentar uma cobertura de coco para acentuar o sabor, ficar mais cremoso, ou mais consistente.

Essa é uma ótima aposta para lucrar muito na festa junina, ainda mais se você tiver uma confeitaria. Porém, hoje em dia sabemos que bolos não se limitam apenas a esse tipo de estabelecimento.

4. Doces com amendoim

O amendoim também é a cara de um arraiá, quermesse e qualquer outra festa do estilo, apresentando uma infinidade de doces típicos juninos com ele. Como: paçoca, pé de moleque, canjica, rapadura e muito mais. 

Todas estas opções de doces com amendoim tem boa aceitação pelo público em geral e são ótimas para gerar lucros. Assim, um bom doce com amendoim nunca pode faltar em seu cardápio. 

Comidas salgadas típicas de festa junina

1. Cachorro-quente

Festa junina, festa de criança, todas elas precisam de um cachorro-quente e nada melhor para se alimentar bem do que um cachorro quente bem feito e saboroso. 

Mas não precisa se apegar a fazer algo gourmetizado, o cachorro quente de festa junina é aquele bem simples e cheio de molho. 

Muito bom para refeição principal, e você pode apostar em combos para vender com o cachorro quente, instigando ainda mais seus pedidos.

cardápio de festa junina

2. Espiga de milho

Mais uma vez essa iguaria presente, cozinhar uma espiga de milho pode parecer tarefa bem fácil, mas exige certa habilidade e segredos especiais. 

Uma dica que ajuda muito é colocar uma pequena quantidade de açúcar na água que irá usar para cozinhá-lo.

3. Pastelzinho de carne

Pastel de carne é bom em qualquer ocasião, mas quando entra no clima de festa junina ele fica com um sabor bem mais delicioso. Podendo ser feito com uma massa pronta ou caseira, a que se adequar melhor a sua proposta, o importante é que você consiga montar ele de maneira prática e rápida.

4. Pipoca salgada

É muito raro encontrar alguém que não saiba fazer pipoca, e mais ainda quem não goste dela, portanto, é uma ótima opção de venda e bem prática de produzir.

Um diferencial é que pode dispor desta iguaria de duas formas, salgada ou doces, as duas são a cara de uma festa junina.  

Como promover vendas em meu restaurante na época junina?

Já falamos bastante sobre como esta época de festa junina é ótima para aumentar as vendas como o público gosta delas. 

Mas, para obter resultados certeiros, e garantir que tenha resultado neste investimento, precisa de algumas estratégias para promover vendas. 

Então, vamos te dar algumas dicas de como aumentar esse ticket médio, e ter sucesso na época junina.

1. Leve o São João para dentro de seu restaurante

Para os clientes entrarem no clima de festa você precisa proporcionar essa experiência a eles. Assim, não esqueça de cuidar do ambiente para que fique com cara de festa. 

Use da decoração padrão de boas festas juninas, como bandeirinhas, balões, chapéus de palha, toalhas quadriculadas, talvez até um improviso de fogueira em um canto, essas são algumas das opções. 

A experiência do cliente com seu restaurante começa desde o momento que ele entra pelas portas do estabelecimento. Portanto, se ao entrar encontrar todo esse clima de festa, na mesma hora senti uma vontade de aproveitar e apreciá-lo. 

Ou seja, leve até o cliente a experiência de vivenciar uma festa junina, dentro de seu restaurante, inclusive com um cardápio de festa junina à disposição.

2. A música também tem grande importância

A música assim como a decoração é algo bem relevante para transformar esse ambiente. É impossível ter uma festa junina sem uma trilha sonora, podendo ser um sertanejo mais atual ou os famosos modão, um forró ou até as músicas de quadrilha, o importante é não faltar a animação. 

Você pode inclusive contratar uma banda para fazer shows em algumas datas, o que pode atrair mais clientes. Tudo vai depender de qual forma acha mais propícia para comemorar a data em seu estabelecimento. 

3. Divulgue seu restaurante para atrair bem mais clientes

Aproveite do momento em que seu restaurante estará todo decorado, com um cardápio novo e pratos típicos irresistíveis para fazer uma divulgação bem grandona dele. 

Hoje em dia essa é a peça fundamental para atrair clientes, divulgar o que tem de melhor, e mostrar seus serviços, pratos e tudo que tem a oferecer. 

As redes sociais além de serem um ótimo canal de divulgação, te dão a oportunidade de exibir seu restaurante a outras pessoas e também são perfeitas para te fazer criar laços com os clientes. 

Ali é possível interagir com eles, além de você ficar acessível para os consumidores te encontrarem, trocarem ideias, tirar dúvidas e mais. 

Portanto, aproveite a chance de criar conteúdos relevantes, mostrar todas as ações e atrações que estão criando, e principalmente divulgar este cardápio novo e que estará disponível por tempo limitado. 

4. Monte um cardápio de festa junina especial

Os pratos típicos serão a estrela de seu restaurante, já comentamos sobre a produção deles, mas vale dar mais uma atenção ao tópico, por essas comidas típicas serem sua maior chance de aumento de vendas. 

Assim, escolha quais são os pratos que acredita que valem a pena incrementar no cardápio, monte um cardápio especial para a época e o mostre a seus clientes. 

Outra opção é utilizar os ingredientes característicos da época junina combinados com seus pratos. Porque não mesclar as coisas? O resultado pode ser bem satisfatório. 

Além disso, aproveite que estará com esse cardápio especial, e para criar algumas promoções a fim de instigar seus clientes a pedirem. Crie combos, promova promoções pague 1 leve 2, descontos em compras acima de valor X, as ideias para isso são inúmeras, analise seu financeiro e qual compensa mais a seu negócio.

Melhores datas para promover promoções juninas

Atualmente não há exatamente uma data certa para se realizarem comemorações juninas, já que as festas se estendem por todo o mês de junho e julho.

Entretanto, se quer fazer alguns eventos diferenciados, promoções mais grandiosas e com duração de um dia, existem alguns dias com características mais fortes. 

Inclusive já conhecidos como os famosos dias de fogueira, de alguns santos bem característicos das festividades, sendo eles: 

  • Dia de Santo Antônio – 13 de junho;
  • Dia de São João – 24 de junho;
  • Dia de São Pedro – 29 de junho.

Como montar o meu cardápio de festa junina?

Bom, agora é a hora de realmente pôr a mão na massa para criar seu cardápio de festa junina. Já foi decidido quais pratos irá propor e inclusive quais ações vai promover para vendas. 

Então, é hora de criar o material pelo qual conseguirá realizar essas vendas. Assim, temos a dica de opções para utilizar tanto em seu estabelecimento físico quanto em delivery, caso trabalhe com esta modalidade.  E sem ter gastos com impressões novas e dores de cabeça. 

Essa dica é muito importante, a criação de um cardápio digital que traz maior comodidade e permite personalizar perfeitamente do jeito que precisa.

Quando você quiser implementar coisas novas no cardápio, o processo será bem mais fácil e não demandará custos adicionais. Mais fácil do que ter que mandar confeccionar um em especial para a data, ou acrescentar nos que já tem, até porque um cardápio especial para esta data pode perder a utilidade após o fim do período. 

Com um cardápio digital, como o da GrandChef por exemplo, você personaliza com tudo que necessita inserindo todos os pratos e promoções que desejar e podendo retirá-los também quando quiser. Podendo inclusive fazer alterações no cardápio durante o decorrer de seu expediente. 

Assim, não precisa gastar para atualizar cardápio físicos e consegue garantir que seus clientes saibam o que está servindo, inclusive pelo delivery também.

Pode até criar uma categoria especial para a data e a jogar para o topo do cardápio, assim todos que abrem já darão de cara com o que procuram, ficando mais fácil de encontrar.

Então tá esperando o que pra criar seu cardápio e começar a vender? 

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Escolhas do Editor

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: