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Como Vender Pelo WhatsApp?

Vender pelo WhatsApp é uma ótima opção para seu negócio, sendo uma nova forma abordar e atender o cliente de maneira inovadora e diferenciada.

Afinal o WhatsApp deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação a muito tempo, hoje ele já se tornou um dos principais canais de vendas e é uma ótima maneira de automatizar o atendimento.

Atualmente milhares de produtos são comercializados por essa ferramenta, por isso é a melhor ideia para alavancar as vendas de seu restaurante.

Se você automatizar o restaurante pelo WhatsApp, conseguirá atender muito mais clientes e perder bem menos vendas por falta de tempo e capacidade para atender.

Então venha conferir as vantagens de automatizar o atendimento e a de vender pelo WhatsApp.

Qual WhatsApp devo Usar para Vender?

O ideal é usar o WhatsApp Business para criar um perfil comercial do seu estabelecimento, já que, o WhatsApp Messenger é um canal de comunicação pessoal, para se relacionar com familiares e amigos.

Visto isto, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas, assim, possui funcionalidades que facilita vender pelo whatsapp e se comunicar com o cliente.

Por exemplo, é possível criar um catálogo semelhante a um cardápio para exibir seus produtos, pratos e serviços.

Afinal, o aplicativo conta com recursos que automatiza e agilizam a comunicação, em outras palavras, é possível enviar mensagens automáticas proporcionando respostas rápidas ao público.

O que preciso saber para Vender pelo WhatsApp?

A princípio, é preciso conhecer o aplicativo para que possa experimentar tudo o que ele oferece, até mesmo para buscar um maior profissionalismo para o seu negócio.

Pensando nisso, separamos algumas funcionalidades e práticas que vão lhe ajudar a vender pelo WhatsApp.

Organize seus Clientes

Organização é fundamental para que consiga gerenciar sua lista de contatos.

Uma boa estratégia é utilizar das etiquetas disponível pelo WhastApp Business, para identificar os contatos de acordo com o nível de relacionamento. Isso ajuda a agrupar, caso for cliente fiel, novo ou devedor.

Independente de sua forma de organização, o importante é que você crie um sistema que facilite o seu trabalho, sem deixar nenhum cliente esperando resposta.

Vender pelo WhatsApp

Utilize Listas de Transmissão

Um grupo no WhatsApp é complicado para manter a ordem e impor regras.

Por isso, usar a lista é tão viável, assim, é possível transmitir informações úteis aos contatos.

Para usar essa função, basta criar a lista , selecione todos os contatos desejado, colocar na lista e pronto! Agora é só escrever a mensagem e enviar.

Por exemplo, você pode divulgar o lançamento dos novos pratos ou anunciar promoções.

vender pelo whatsapp

Portanto, ao usar a lista, a conversa com o usuário ocorre de maneira individual, ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

Quais são os Conteúdos que devo Oferecer?

Crie conteúdos utilizando áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais para que você tenha engajamento, é hora de usar e abusar do marketing de conteúdo.

Uma boa estratégia é fazer um resumo das postagens do seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto.

Além disso, demonstre os pratos e promoções do seu estabelecimento.

Mas, não exagere no número de postagens, é respeite o cliente, caso ele não queira receber as mensagens.

Automatize seu WhatsApp com Delivery Online

Utilize o WhatsApp para aumentar suas vendas com o delivery, por exemplo, caso você tenha um delivery próprio é possível envia-lo para o cliente via o aplicativo.

Com o GrandChef Delivery, você terá um site que se comporta como um aplicativo no celular do seu cliente, assim, o cliente consegue acessar para visualizar o cardápio e efetuar o pedido.

Assim, pode criar um site a cara de sua marca com fotos dos produtos, categorias, descrições, promoções e muito mais.

Além disso, o GrandChef Delivery é totalmente integrado com sistema de gestão GrandChef, isso quer dizer, que os dados são sincronizado e quando o pedido é feito é enviado automaticamente para cozinha e tela de entrega.

Agilizando seus processos e levando o pedido bem mais rápido até os clientes, propondo o melhor atendimento da melhor forma possível. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que irá trazer a seu delivery e gestão. 

vender pelo whatsapp

Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Crie um Cronograma de Mensagens

Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios, sendo correspondente a etapa do funil de vendas.

Visto isto, cada cliente deve ter uma abordagem específica, isso significa, que não é simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas.

É necessário respeitar as suas particularidades do cliente e o momento da relação com o seu negócio.

Então, tenha um cronograma de mensagens para prever quando e como abordar o cliente conforme ingressar e avançar pelo seu funil.

Assim, o cliente vai passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.

Construindo audiência via Instagram e Facebook

Trabalhe com marketing digital nas redes sociais para capturar o contato do cliente.

vender pelo whatsapp

As campanhas deve ter o intuito do cliente gravar o seu número do estabelecimento no celular para que você possa trabalhar em listas.

Aposte em publicação como “Entre em contato conosco no WhatsApp 44 XXXX-XXXX e envie #promo para ganhar 15% de desconto na compra.”

Logo, para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato.

As possibilidades no WhatsApp são imensas, então, aproveite tudo que a ferramenta pode proporcionar.

Porque automatizar os pedidos do WhatsApp?

Padronizar as informações dos pedidos

Pedidos por telefone correm certo risco de erros, por falta de entendimento, por isso para fazer uma padronização é interessante ter um cardápio digital

Assim, cria uma padronização de pedidos, possibilitando que o produto, informações, endereço e formas de pagamento sejam colocadas corretamente. 

Afinal, com os atendentes as chances de algo ser digitado errado é muito maior, a correria da recepção dos pedidos pode fazer com que isso ocorra.

Ou seja, o cardápio digital é a saída, com ele disponibilizado ao cliente o pedido é feito sem erros, os dados são digitados corretamente e enviados para o sistema. 

Como é o caso do cardápio digital do GrandChef, que é criado de forma personalizada e fica disponível para o cliente visualizar quando desejar. 

Além disso, ainda pode ser gerado um link do site e encaminhado a todos os clientes pelas plataformas que desejar para o pedido ser realizado.

Portanto, com um cardápio digital como o do GrandChef você diminui os erros de pedidos e facilita todo o processo, sem correr risco de anotar pedidos errado e tendo sucesso em seu delivery e recepção de pedidos por WhatsApp.

Evita erros

Por meio do autoatendimento o cliente pode realizar todas as operações livremente sem ter contato com o restaurante. 

Porém, só é possível que ele consiga fazer tudo isso se tiver as informações completas em mãos.

É por isso que é importante deixar tudo detalhado, colocar imagens e fazer as descrições minuciosamente para o cliente compreender o que é cada produto.

Com isso, o cliente consegue fazer o pedido sozinho evitando erros, e o atendimento ocorre da forma esperada. 

Comunicação mais rápida

Um dos maiores problemas do atendimento por WhatsApp é a comunicação demorada, pois atender e dar atenção a todos os clientes que te chamam leva tempo. 

Nesse caso, entra a automatização do atendimento para agradar os clientes e trazer uma comunicação rápida.

Cadastrando uma mensagem automática com uma saudação, a informação para o cliente realizar o pedido e o link do delivery, a cada vez que alguém entrar em contato receberá isso. 

Assim, o cliente encaminha uma mensagem e automaticamente é respondido com as informações que precisa para pedir.

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Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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