Gerenciar um restaurante exige muitos pontos de atenção, e é necessário oferecer um atendimento de excelência desde o primeiro contato do cliente com o estabelecimento até a entrega do pedido.
E uma das maneiras de verificar se os processos estão bem estruturados é implementando na sua operação indicadores de produtividade.
Com o auxílio das métricas, o gestor pode identificar quais pontos necessitam de mudança, para então propor melhorias nos processos e alinhar a sua equipe de profissionais quanto às demandas do mercado.
Quais são os principais indicadores de produtividade para restaurantes?
As métricas têm um papel fundamental para qualquer gestor. No entanto, elas podem variar de acordo com a realidade de cada negócio.
Conheça os indicadores de produtividade mais indicados para a gestão de restaurantes.
Tempo médio de preparo
Fazer com que o cliente precise esperar por um longo período para receber o pedido pode causar insatisfação, e também fazer com que ele desista da compra, causando prejuízos financeiros ao seu negócio.
Para evitar tal cenário, se atente ao tempo médio de preparo dos pratos. Assim, será mais fácil avaliar se há necessidade de reestruturar a cozinha com novas tecnologias ou até mesmo oferecer um treinamento de capacitação aos funcionários.
Tempo de espera
É comum que bons restaurantes tenham filas de espera. No entanto, a demora no atendimento pode ser um sinal de problemas na gestão.
Ao utilizar um indicador de produtividade para avaliar o tempo médio de espera torna-se mais fácil adotar ferramentas para melhorias no gerenciamento da fila, como o aplicativo para garçom do GrandChef.
Com ele, o garçom consegue acompanhar em uma única tela o status de todas as mesas e comandas do restaurante, para que nada passe despercebido, controlando o fluxo de pessoas.
Taxas de entrega dentro do prazo
Se o seu restaurante também oferece serviço de delivery, é fundamental estabelecer um indicador de produtividade para verificar se as entregas estão sendo efetuadas dentro do prazo estabelecido.
Com isso, além de otimizar os processos do seu restaurante, é possível entregar os pedidos com agilidade e aumentar a satisfação do cliente.
Parece bom? Pois saiba que a digitalização pode fazer muito mais por você. Descubra como ter o controle da sua gestão na palma da mão.
Índice de satisfação do cliente com o atendimento
Não há cliente que goste de um atendimento conturbado. Por mais saborosos que sejam os pratos preparados pelo restaurante, quando um cliente é mal atendido ele pode não querer voltar.
Como indicador de produtividade de garçons e atendentes, você pode realizar pesquisas de satisfação com os clientes para avaliar se eles estão sendo agradáveis, sabendo solucionar as dúvidas sobre o cardápio com clareza e prestando um serviço de qualidade.
O atendimento também deve ser ágil e eficaz quando o cliente entra em contato por redes sociais. Para isso, separamos algumas ferramentas que podem te auxiliar a automatizar os processos.
Digitalize seus processos com o GrandChef!
Com o sistema para restaurantes GrandChef, você automatiza todos os processos para que seus clientes tenham a melhor experiência e os funcionários tenham uma rotina otimizada.
Através de soluções como a comanda eletrônica, o seu garçom evita erros na anotação de pedidos: tudo é enviado para a cozinha exatamente como estava no cardápio para que não haja desperdícios. E durante o preparo, todos os insumos são retirados automaticamente do estoque.
No delivery, também te ajudamos a organizar seus pedidos com facilidade. Com a integração de pedidos, você recebe e visualiza as informações em uma única tela, além de contar com as rotas automatizadas para diminuir o tempo de entrega.
Mas não para por aí. O GrandChef é seu aliado até no financeiro. Controle as entradas e saídas do caixa e emita relatórios ilimitados para ficar de olho na saúde financeira do seu negócio.
Quer experimentar essa digitalização no seu restaurante? Toque no banner abaixo e faça o teste gratuito



