A conveniência é a chave para muitas decisões que tomamos. E isso se reflete não apenas em nossa escolha de produtos e serviços, mas também na forma como adquirimos alimentos.
Os marketplaces de alimentos — como aiqfome e iFood — ganharam destaque justamente por ser uma opção prática e atraente para muitos consumidores. Para restaurantes, colocar pratos à venda nessas plataformas oferece diversas vantagens, mas também desafios que precisam ser considerados cuidadosamente.
Como funciona um marketplace?
Um marketplace de alimentos é uma plataforma online que conecta consumidores a restaurantes, lanchonetes, mercados e outros estabelecimentos.
Nela, os clientes encontram uma ampla variedade de opções e podem fazer seu pedido em poucos cliques — sem precisar entrar em contato com um atendente — para retirar no estabelecimento ou receber em casa.
Quais as vantagens?
Aumento da visibilidade
Ao entrar em um marketplace de alimentos, os restaurantes ganham exposição a um público mais amplo — sendo especialmente benéfico para estabelecimentos menores ou novos, que ainda não construíram uma clientela sólida, servindo de vitrine para quem ainda não conhece seu estabelecimento.
Alcance expandido
Os marketplaces de alimentos alcançam pessoas de uma região maior do que seu restaurante alcançaria de uma forma diferente, possibilitando que mais pessoas conheçam e peçam com você.
Aumento das vendas
Ao atingir um público mais amplo e receber mais pedidos, o estabelecimento poderá apresentar aumento de vendas.
Feedback de clientes
Marketplaces de alimentos geralmente incluem sistemas de avaliação que fornecem aos restaurantes informações valiosas sobre o que estão fazendo bem e onde podem melhorar, conforme informações vindas direto dos clientes.
Quais as desvantagens?
Taxas e comissões
Um dos principais desafios para os restaurantes que ingressam em marketplaces de alimentos são as taxas e comissões cobradas pelas plataformas, que podem reduzir significativamente as margens de lucro.
Desvalorização da marca
Restaurantes que entram em marketplaces de alimentos podem encontrar desafios para manter sua identidade única, sendo vistos como apenas mais uma opção genérica em uma lista.
Concorrência feroz
Os marketplaces de alimentos geralmente têm uma variedade de opções de estabelecimentos semelhantes na plataforma e destacar-se e atrair clientes pode ser um desafio.
Perda de controle
Ao entrar em um marketplace de alimentos, você pode perder parte do controle sobre a experiência do cliente, uma vez que dependerá da plataforma para entregar seus pratos e garantir a satisfação do cliente.
Afinal, qual a melhor estratégia?
Os marketplaces de alimentos são excelentes vitrines, mas depender exclusivamente deles pode limitar seu lucro e o controle sobre a sua base de clientes. A grande pergunta não é se você deve sair dessas plataformas, mas sim como você pode construir sua independência digital.
Mas nada impede o seu negócio de estar nessas plataformas e, ainda assim, investir em uma própria para mais exclusividade.
Com o GrandChef, você consegue criar seu próprio site do zero, com domínio próprio, e ainda pode personalizá-lo com preferir, criar e editar categorias e descrições e adicionar novos produtos quantas vezes quiser.
Tudo isso sem pagar nenhuma taxa de comissão por vendas.
Sim, o lucro fica totalmente com você!
Quer saber mais? Toque no banner abaixo e faça o teste gratuito.



