fbpx
logo grandchef

Restaurante Precisa de Contador?

Quando começa a pensar e analisar o processo de abrir um restaurante surgem muitas dúvidas, e inclusive uma delas é em um restaurante precisa de contador?

Bom, nenhuma das leis brasileiras determina a obrigatoriedade deste profissional nesse estilo de estabelecimento. Mas, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCs) aconselha a contratação de uma pessoa para a contabilidade, pois ela pode fugir um pouco da compreensão do empresário. 

Alias, eles indicam que qualquer tipo de comércio deveria ter um contador para ajudar nos processos. Pois, uma pessoa especializada nisso te ajuda a fazer todo o acompanhamento de movimentações financeiras da gestão do restaurante. 

É claro, esse estilo de profissional não precisa ser igual ao restante dos funcionários de seu restaurante,  e estar todos os dias por ali. Uma assessoria contábil por exemplo já dará conta do recado. 

Mas, não se pode esquecer também de deixar seu contador a par de tudo que ocorre na gestão e transações financeiras. Somente assim ele conseguirá te ajudar de forma eficiente. 

Vem entender um pouco mais sobre como fazer a contabilidade de um restaurante.

Como fazer a contabilidade de um restaurante?

A contabilidade de um restaurante é um tanto diferente da de uma empresa, por exemplo. Pois, precisa ficar de olho em uns processos bem mais específicos, mas nada impossível de fazer. 

Confira algumas dicas que separamos para te ajudar a fazer seus acertos contábeis do restaurante.

Custos com alimentos e mão de obra

Um dos maiores índices de gastos em um restaurante é este, e todo restaurante precisa fazer cálculo de custo com mão de obra e alimentos. 

E não se assuste se conforme forem passando os meses, os valores sejam variados em cada um deles. A forma deste cálculo sempre vai depender de quanto você vendeu. 

Acredito que saiba que haverá meses mais fartos e alguns mais pobres, então, tem de levar tudo isso em consideração. Mas, há um limite de diferenças. Caso ela seja muito grande é bom dar uma averiguada no que aconteceu. 

O corretor é que anote tudo que foi comprado com seus fornecedores, o que vendeu e qual taxa de desperdício ocorreu. 

Já no que for relacionado a mão de obra, podem haver diferenças, que dependem de qual for o regime de contratação do local. 

Além disso, ainda fique de olho nas folhas de pagamento. Todas essas informações vão te ajudar na contabilidade, e o contador a fazer o serviço eficiente.

restaurante precisa de contador

Tenha um local para armazenar as finanças

Ter um local onde se concentre todos os movimentos das finanças vem a ser um super aliado an hora de fazer a contabilidade. 

Isso pode ser feito por meio de um livro caixa, tabelas no Excel, ou o mais indicado com um sistema de gestão eficiente como o GrandChef

O importante é ter registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, mantendo suas finanças seguras. 

Portanto, independente do método que escolha anote todos seus gastos com serviços,  mantimento do local, pagamentos, fornecedores e demais gastos que venha a ter. Nunca deixe sua contabilidade desorganizada.

Cuidado com os custos básicos

Quando você parar para pensar se seu restaurante precisa de contador, lembre-se de todas as vezes que não conseguiu organizar direito nem os custos básicos dele.

A contabilidade vai ajudar a estabilizar a parte financeira, e estruturar seu negócio, com isso você é capaz de fazer seu restaurante crescer ainda mais. 

E isso se torna mais possível quando se tem cuidado com os custos básicos. Procure não ultrapassar a margem normal de gastos, pois isso com certeza resulta em problemas. 

Dessa forma, tudo dentro do seu restaurante deve trabalhar em harmonia, e no financeiro não é diferente. Se mantenha dentro do orçamento e evite ter custos muito altos com algo. Quando algo acaba ficando muito elevado, pode ser preciso baixá-lo. 

E essa análise fica mais evidente quando tem um contador te auxiliando.

E afinal, quais são as funções que um contador realiza?

Para entender melhor se seu restaurante precisa de um cantador, precisa saber a fundo quais são os trabalhos que um contador realiza.    

Assim, o contador é a pessoa responsável por toda a parte financeira, econômica e patrimonial de uma empresa, ou neste caso restaurante. 

Com esses profissionais empresas conseguem aderir um regime tributário adequado e fazer aquela apuração de impostos. Além disso, ele ainda vai tomar conta de todas as questões trabalhistas e da vigilância sanitária. 

Inclusive quando deixa a contabilidade de seu restaurante a cargo de um contador consegue até mais tempo para cuidar de outras tarefas que necessitam mais de sua real atenção. 

Portanto, se deseja o melhor para seu negócio é bom não descartar este membro da equipe. 

Tenha um Sistema para Restaurante

Um Sistema para Restaurante garante controle e gerenciamento total do seu empreendimento.

E o melhor sistema e com melhor custo benefício do mercado é o da GrandChef. Confira abaixo algumas vantagens de usá-lo:

  • Controle Financeiro; 
  • Comanda Eletrônica;
  • Atendimento de mesa, balcão e delivery;
  • Sistema PDV;
  • Controle de estoque;
  • Delivery Online com Integrações;
  • DRE;
  • Relatórios Atualizados;
  • Rotas Automatizadas;
  • Entregas agendadas;
  • Pagamento Online;
  • E muito mais!

Portanto, não dá pra perder a chance de aproveitar o melhor sistema para restaurante e manter seu financeiro e demais áreas em dia. 

Baixe o GrandChef gratuitamente e comprove na prática todos seus benefícios. 

restaurante precisa de contador

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Escolhas do Editor

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: