O Dia das Mães não é só uma data aguardada por você, mas por todos que querem proporcionar um dia especial e momentos inesquecíveis para sua figura materna.
São milhares os brasileiros que, mesmo diante das adversidades, procuram um restaurante para que a data não passe batido, e essa a oportunidade perfeita para você aumentar as vendas no Dia das Mães.
Conforme o índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas, foi registrado um aumento de 5,2% durante março em comparação a fevereiro. E é esperado que haja outro aumento em maio, especialmente, por conta do Dia das Mães.
Então, para que você aproveite essa movimentação no mercado gastronômico para garantir um lucro extra, não deixe de seguir as dicas a seguir!
Como atrair clientes para o Dia das Mães?
1. Cardápio especial
Não tem como oferecer mais do mesmo em uma ocasião como o Dia das Mães.
Aliás, este é o momento ideal para que você elabore pratos autênticos, com muito sabor e afeto, para ganhar destaque diante da concorrência. Como fazer isso?
O estudo de cliente ideal ou do público-alvo é excepcionalmente importante para datas comemorativas, uma vez que as chances de você errar ao elaborar um novo cardápio para o Dia das Mães são drasticamente menores.
Mas caso você não tenha tempo e nem recursos para essa tarefa, pense nos pratos mais populares do seu restaurante e por que as pessoas gostam tanto deles. Nisso, pode surgir uma nova ideia ou uma forma de incrementá-los.
2. Ofertas e promoções
Ainda falando em diferenciação, quem é que não gosta de um bom desconto, não é mesmo?
E pode ser justamente o preço que faça o cliente escolher comemorar o Dia das Mães no seu restaurante em vez de outro. Aqui estão algumas opções de ofertas a se considerar!
Combos promocionais
O Dia das Mães é comemorado, quase sempre, em família, e isso pode ser uma ótima oportunidade para oferecer pratos em combos com um preço especial.
“Compre 1 e leve 2” ou “Compre um prato principal e leve uma sobremesa” são algumas opções que você pode explorar.
Cupom de desconto
Para incluir as famílias que preferem comemorar no conforto de suas casas, ofereça cupons de desconto.
Eles podem ser de porcentagem de desconto, valor específico ou, até mesmo, de entrega grátis.
Se você não sabe como criar cupons de desconto para o seu delivery, o GrandChef pode te ajudar!
O sistema de vendas e gestão escolhido por mais de 14 mil restaurantes em todo o país oferece uma série de funcionalidades que ajudam o seu negócio a prosperar com mais agilidade e organização.
E uma delas é a criação de cupons de desconto. Assista ao vídeo abaixo para ver como é fácil criar o seu pelo GrandChef.
3. Brindes
Uma flor ou um chocolate personalizado pode fazer toda a diferença!
E isso não apenas para chamar a atenção do cliente, mas também para cativá-lo e fidelizá-lo nas vendas do Dia das Mães.
Mas, se você tiver um dinheiro extra para investir na data, existem outras ideias que podem ser ainda mais especiais, como contratar um fotógrafo para registar o momento e imprimir a foto na hora.
Só não esqueça de colocar o logo do seu restaurante de alguma forma no brinde para que a sua marca seja lembrada onde ele for.
💡 Se a grana estiver curta, confira 4 ideias de brindes baratos para restaurantes.
4. Atendimento ao cliente
Pode parecer clichê, mas o atendimento ao cliente é mais do que apenas um serviço, é uma parte essencial da experiência gastronômica.
Certifique-se que a sua equipe está bem preparada e para lidar com um grande volume de pessoas.
Mas não se esqueça que a atenção aos detalhes e atitudes positivas não devem vir apenas quando o cliente está sentado à mesa. É preciso que estejam presentes desde o primeiro contato, independentemente se ele foi feito pelas redes sociais ou ali mesmo, na fila para ser atendido.
Isso pode fazer toda a diferença entre o cliente escolher o seu restaurante ou não para o Dia das Mães.
5. Decoração
É sempre bom reforçar que a primeira coisa que alguém verá ao visitar o seu restaurante — ou dar uma espiadinha pelo lado de fora — é o ambiente, e do jeito certo, ele é capaz de criar a atmosfera perfeita.
Desde a iluminação até os guardanapos, vale personalizar tudo, desde que a decoração para o Dia das Mães no restaurante seja pensada em criar aconchego.
Começando pelo básico, flores são um item obrigatório. Procure as floriculturas da sua cidade para criar arranjos especiais e que combinem com o estilo do seu restaurante.
Dependendo da iluminação do seu restaurante, você pode trocar as lâmpadas ou diminuir a intensidade delas. Tons amarelados e quentes contribuem para o bom humor e sensação de conforto.
Trocar as toalhas das mesas também pode ser uma boa ideia. Se optar por isso, aposte nos tons pastéis.
Caso queira ir além, procure variações de uniformes em lojas especializadas para que seus funcionários se vistam de acordo com a ocasião.
💡 Quer mais ideias? Após terminar a sua leitura, descubra 6 dicas para criar um ambiente agradável no seu restaurante.
6. Divulgação
Quem não é visto, não é lembrado. E a melhor maneira de você atrair clientes para o seu restaurante no Dia das Mães é compartilhando a sua programação e o cardápio.
Vai convidar um artista para tocar música ao vivo? Teve uma ideia de brinde diferente? Vai oferecer uma taça grátis para todas as mães que visitarem seu restaurante? Seja o que for, conte tudo nas suas redes sociais.
“Mas eu quero deixar algumas coisas de surpresa”, tudo bem! Você pode criar postagens misteriosas para atiçar e criar curiosidade. O importante é não deixar de divulgar.
7. Influenciadores
Outra ideia de divulgação é a contratação de influenciadores da sua cidade. Não sabe como isso funciona?
Resumidamente, sabe aquela pessoa conhecida por todas, popular nas redes sociais e que cria conteúdos diversificados? Ela é uma influenciadora. E você pode contratá-la de duas formas diferentes: por um valor específico ou permuta — o que fica ao critério de ambos.
No caso da permuta, pode ser um almoço ou jantar completo no Dia das Mães ou uma determinada quantidade de refeições a serem consumidas ao longo do mês.
Pensou em um influenciador? O próximo passo é o conteúdo.
Normalmente, as pessoas esperam que o influenciador mostre como é a experiência no seu restaurante. Então, convide-o para conhecer o seu estabelecimento e mostrar como é o serviço e o atendimento.
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