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Aprenda como administrar um restaurante e ter sucesso

Não basta apenas ter vontade de tomar decisões baseadas em opiniões pessoais. Para saber como administrar um restaurante é preciso pesquisar e estudar para conhecer todos os processos e saber como solucioná-los de maneira eficiente.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos os pontos mais importantes sobre administrar um restaurante para que você tenha o ponto de partida ideal e possa transformar o seu negócio com agilidade e responsabilidade. Vamos lá?

Como administrar um restaurante?

1. Valorize seus funcionários

Os clientes sempre consideram a qualidade do atendimento na hora de escolher um restaurante, e quando os funcionários estão motivados e felizes, eles tendem a tratar os clientes de uma forma bem melhor. 

Então, para administrar restaurante e garantir um ambiente de trabalho produtivo e motivador:

  • Ofereça treinamentos regulares para melhorar a qualidade do serviço
  • Dê feedbacks construtivos e reconheça o desempenho dos colaboradores
  • Crie um ambiente positivo e harmonioso, promovendo bem-estar e satisfação no trabalho
  • Estabeleça planos de carreira e oportunidades de crescimento interno

2. Respeite a legislação

Estar em conformidade com as leis é fundamental para evitar multas e garantir não só a segurança dos clientes e colaboradores, mas também para que o seu negócio possa se manter aberto. Para isso:

  • Mantenha a documentação do restaurante sempre atualizada
  • Siga as normas sanitárias e de segurança alimentar estabelecidas pela Anvisa
  • Cumpra a legislação trabalhista, garantindo os direitos dos seus colaboradores
  • Esteja atento às regras de funcionamento, como licenças e alvarás necessários

3. Invista em tecnologia

A tecnologia deixou de ser vista como um luxo e passou a ser uma exigência dos clientes e, também, um fator fundamental para estabelecimentos que queiram crescer e prosperar com segurança, uma vez que ajudam a melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional. 

Algumas soluções a implementar:

  • Sistemas de gestão para controlar vendas, estoque e financeiro
  • Cardápios digitais e plataformas de pedidos online para facilitar o atendimento
  • Softwares de CRM para acompanhar a fidelização e preferências dos clientes
  • Automatização de pedidos e pagamentos para reduzir erros e otimizar tempo

Parece muita coisa, mas não é.

Tudo isso você pode encontrar no GrandChef, um sistema de gestão especializado no ramo gastronômico que conta com toda a tecnologia que seu restaurante precisa (e merece).

Saiba mais sobre assistindo ao vídeo abaixo.

4. Acompanhe o estoque

Para evitar desperdícios, reduzir custos e garantir a qualidade dos pratos servidos:

  • Registre todas as entradas e saídas de produtos
  • Utilize um sistema de gestão para monitoramento eficiente
  • Verifique a validade dos ingredientes e implemente o método FIFO (sigla para “First In, First Out”, ou, em português, “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”)
  • Negocie com fornecedores para obter melhores condições de compra e reposição

5. Faça relatórios de gestão

Tomar decisões baseadas em dados concretos é essencial não só para aprender como administrar um restaurante, mas também para o seu crescimento, uma vez que eles te auxiliam a manter o financeiro em dia, sabendo exatamente quando há em caixa e todas as entradas e saídas. 

Portanto, sempre que for possível:

  • Analise relatórios financeiros para entender lucros, custos e margem de lucro
  • Avalie o desempenho de vendas para identificar os pratos mais rentáveis
  • Utilize indicadores de desempenho (KPIs) para medir a satisfação do cliente e a eficiência operacional
  • Realize reuniões periódicas para revisar estratégias e definir metas de crescimento

Ficou interessado(a) no GrandChef? Preencha o formulário abaixo com seu e-mail para fazer download do sistema e testá-lo gratuitamente.

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