O seu negócio está em conformidade com os direitos do consumidor em um restaurante?
Ao induzir o consumidor a pagar taxas que são ilegais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), você pode causar prejuízos financeiros imensuráveis e prejudicar a reputação do seu restaurante.
Para que você evite passar por tal constrangimento e fique em conformidade com as normas, separamos algumas das principais dúvidas quanto aos direitos do consumidor em um restaurante. Continue lendo!
A comida está estragada, e agora?
O cliente pode se recusar a efetuar o pagamento, independentemente da quantidade consumida, caso encontre um “corpo estranho” ou algum ingrediente estragado.
Pode ter consumação mínima?
É comum que alguns estabelecimentos gastronômicos, como bares e restaurantes, estabeleçam uma taxa de consumação mínima. Contudo, a prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor e pode configurar venda casada – o que ocorre quando a oferta de um produto ou serviço está atrelada à aquisição de outro, tornando obrigatória a aquisição em conjunto ou, neste caso, o consumo de um determinado valor.
A taxa de 10% pode ser cobrada?
A taxa de serviço nada mais é que uma gorjeta ao garçom, ou seja, o seu restaurante não pode obrigar o cliente a pagar a taxa, mesmo que esteja sinalizada no cardápio.
Como o pagamento é facultativo, é importante ressaltar que a porcentagem é apenas uma sugestão. Mesmo que você estime uma taxa de 10%, o cliente pode optar por uma porcentagem diferente, dependendo da avaliação do serviço prestado.
Quer saber mais sobre o assunto? No vídeo abaixo explicamos como funciona a lei da gorjeta e qual valor deve ser distribuído ao seu garçom. Confira!
O cliente pode entrar com comida no restaurante?
Seja no cinema ou em um restaurante, o cliente pode entrar com comida de outro estabelecimento.
Restringir o consumo apenas do que for vendido no local, assim como no caso da cobrança de consumação mínima, é considerado prática abusiva e venda casada.
Pode cobrar multa se o cliente perder a comanda?
O cliente não pode ser cobrado em caso de perda da comanda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a responsabilidade pelo controle é do restaurante. Mas como proceder?
Caso a comanda não seja encontrada, o estabelecimento deverá cobrar apenas o que o cliente declarou ter consumido.
Os couverts podem ser cobrados?
De acordo com os direitos do consumidor em um restaurante, o couvert de petiscos servidos antes do pedido só poderá ser cobrado caso o estabelecimento consulte o cliente e avise previamente sobre valores. Do contrário, é considerado uma prática abusiva.
E ao ser entregue sem a solicitação do consumidor, o couvert ainda pode ser equiparado a uma amostra grátis, isentando o consumidor do pagamento.
O mesmo vale para o couvert artístico. A taxa também pode ser cobrada desde que o cliente seja sinalizado na entrada do estabelecimento e de que haja apresentação artística ao vivo.
Quer manter um bom fluxo de vendas? Veja algumas dicas para fidelizar seus clientes.
E se o pedido demorar a ser entregue?
Infelizmente, se você demorar para entregar o pedido, o cliente pode ir embora sem pagar por ele.
O Código de Defesa do Consumidor isenta o cliente de pagar por algo que não recebeu. Ele só pode ser cobrado pelo que consumiu.
O cliente deixou comida no prato? Saiba porque você também não pode cobrá-lo.
Aprimore a gestão do seu restaurante com o grandchef
Ao digitalizar sua gestão com o sistema para restaurante grandchef nada passa despercebido.
Basta que o garçom contabilize a entrada do cliente e o notifique sobre os serviços para que a taxa de couvert seja adicionada automaticamente na sua comanda.
Copo com gelo e limão são cobrados à parte? Sem problemas! Você também pode configurá-los no seu cardápio digital para que o garçom adicione-os na comanda do cliente individualmente e a cozinha tenha controle total dos insumos no preparo do pedido.
logo, para um controle total do salão, o sistema conta a funcionalidade de controle de mesas e comandas para que o seu garçom acompanhe tudo o que foi consumido, mande o pedido para a cozinha com poucos toques, confira o status de preparo e feche a conta sem que o cliente tenha que se locomover até o caixa.
Parece bom? Os benefícios de um sistema como o grandchef não param por aí.
Comece o seu teste gratuito agora mesmo e veja na prática tudo o que a digitalização pode fazer por você.