fbpx

O blog do GrandChef

Quais são os direitos do consumidor em restaurantes? Conheça os principais agora

O seu negócio está em conformidade com os direitos do consumidor em um restaurante?

Ao induzir o consumidor a pagar taxas que são ilegais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), você pode causar prejuízos financeiros imensuráveis e prejudicar a reputação do seu restaurante.

Para que você evite passar por tal constrangimento e fique em conformidade com as normas, separamos algumas das principais dúvidas quanto aos direitos do consumidor em um restaurante. Continue lendo!

A comida está estragada, e agora?

O cliente pode se recusar a efetuar o pagamento, independentemente da quantidade consumida, caso encontre um “corpo estranho” ou algum ingrediente estragado.

Pode ter consumação mínima? 

É comum que alguns estabelecimentos gastronômicos, como bares e restaurantes, estabeleçam uma taxa de consumação mínima. Contudo, a prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor e pode configurar venda casada – o que ocorre quando a oferta de um produto ou serviço está atrelada à aquisição de outro, tornando obrigatória a aquisição em conjunto ou, neste caso, o consumo de um determinado valor.

A taxa de 10% pode ser cobrada?

A taxa de serviço nada mais é que uma gorjeta ao garçom, ou seja, o seu restaurante não pode obrigar o cliente a pagar a taxa, mesmo que esteja sinalizada no cardápio.

Como o pagamento é facultativo, é importante ressaltar que a porcentagem é apenas uma sugestão. Mesmo que você estime uma taxa de 10%, o cliente pode optar por uma porcentagem diferente, dependendo da avaliação do serviço prestado.

Quer saber mais sobre o assunto? No vídeo abaixo explicamos como funciona a lei da gorjeta e qual valor deve ser distribuído ao seu garçom. Confira!

O cliente pode entrar com comida no restaurante?

Seja no cinema ou em um restaurante, o cliente pode entrar com comida de outro estabelecimento.

Restringir o consumo apenas do que for vendido no local, assim como no caso da cobrança de consumação mínima, é considerado prática abusiva e venda casada.

Pode cobrar multa se o cliente perder a comanda?

O cliente não pode ser cobrado em caso de perda da comanda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a responsabilidade pelo controle é do restaurante. Mas como proceder? 

Caso a comanda não seja encontrada, o estabelecimento deverá cobrar apenas o que o cliente declarou ter consumido. 

Os couverts podem ser cobrados?

pessoas cantando em restaurante

De acordo com os direitos do consumidor em um restaurante, o couvert de petiscos servidos antes do pedido só poderá ser cobrado caso o estabelecimento consulte o cliente e avise previamente sobre valores. Do contrário, é considerado uma prática abusiva.

E ao ser entregue sem a solicitação do consumidor, o couvert ainda pode ser equiparado a uma amostra grátis, isentando o consumidor do pagamento.

O mesmo vale para o couvert artístico. A taxa também pode ser cobrada desde que o cliente seja sinalizado na entrada do estabelecimento e de que haja apresentação artística ao vivo.

Quer manter um bom fluxo de vendas? Veja algumas dicas para fidelizar seus clientes.

E se o pedido demorar a ser entregue?

Infelizmente, se você demorar para entregar o pedido, o cliente pode ir embora sem pagar por ele.

O Código de Defesa do Consumidor isenta o cliente de pagar por algo que não recebeu. Ele só pode ser cobrado pelo que consumiu.

O cliente deixou comida no prato? Saiba porque você também não pode cobrá-lo.

Aprimore a gestão do seu restaurante com o grandchef

Ao digitalizar sua gestão com o sistema para restaurante grandchef nada passa despercebido. 

Basta que o garçom contabilize a entrada do cliente e o notifique sobre os serviços para que a taxa de couvert seja adicionada automaticamente na sua comanda.

Copo com gelo e limão são cobrados à parte? Sem problemas! Você também pode configurá-los no seu cardápio digital para que o garçom adicione-os na comanda do cliente individualmente e a cozinha tenha controle total dos insumos no preparo do pedido.

logo, para um controle total do salão, o sistema conta a funcionalidade de controle de mesas e comandas para que o seu garçom acompanhe tudo o que foi consumido, mande o pedido para a cozinha com poucos toques, confira o status de preparo e feche a conta sem que o cliente tenha que se locomover até o caixa.

Parece bom? Os benefícios de um sistema como o grandchef não param por aí.

Comece o seu teste gratuito agora mesmo e veja na prática tudo o que a digitalização pode fazer por você.

sistema para restaurante grandchef

Receba Dicas de Graça!

Dianna
Dianna

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

You cannot copy content of this page

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas