fbpx

o blog do grandchef

História do McDonald’ s: Se Inspire Como Empreendedor

A história do McDonald ‘s serve de inspiração para muitos donos de restaurantes e lanchonetes por todo o mundo.  Afinal, estamos falando de uma das franquias de fast-food mais famosas do mundo todo. 

A princípio qualquer, qualquer empreendedor que deseja ter sucesso em sua trajetória deveria conhecer a história de como originou o grande McDonald’s. A bem sucedida franquia do segmento alimentício tem muito a ensinar a empreendedores pelo mundo. 

Hoje essa rede já conta com mais de 14 mil unidades nos Estados Unidos e 24 mil espalhadas ao redor de mais de 100 países diferentes. Inclusive no Brasil já abriga cerca de mil lanchonetes desta franquia. 

Então vem conhecer mais sobre a história do McDonald ‘s, segue a leitura aqui. 

Como começou o MC Donald’s?

Os irmãos Dick e Mac McDonald sonhavam em abrir e ter sua própria rede de restaurantes, em 1937, eles abriram uma barraca de cachorro quente em Arcádia, Califórnia. Que se chamava Airdome.

Logo decidiram mudar para San Bernardino, que também ficava na Califórnia, em uma tentativa de ampliar a franquia. E abriram o restaurante McDonald ‘s na famosa Rota 66.

No começo o cardápio continha 25 itens, mas o que mais fez sucesso  foram os hambúrgueres a US$ 0,15.

Mas, toda essa ampliação não deu muito certo para os irmãos. Então separamos algumas das dúvidas do desenrolar dessa história do McDonald ‘s para você conferir como eles conseguiram chegar ao sucesso. 

O crescimento da franquia

Depois de um tempo vendendo apenas hot dogs passaram a comercializar hambúrgueres. Assim, em 1948, os lanches foram se tornando o prato principal. Já como McDonald ‘s começaram a fazer sucesso, pois tinham o diferencial de um drive-in com cardápio enxuto, que faziam com que o processo de produção fosse rápido e certeiro. 

Assim, chegaram a vender somente hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e hambúrgueres. Devido ao menu mais limitado era possível ter uma previsão dos pedidos e conseguir produzi-los em massa. 

história do McDonald 's

Dessa forma, por fazerem a entrega ao cliente em poucos segundos ganharam seu diferencial competitivo que foi a velocidade. 

Aí os irmãos resolveram expandir o negócio, mas não foram bem sucedidos. Porém, um homem chamado Ray Kroc, viu uma grande oportunidade com a lanchonete lotada e transformou ela no sucesso que é hoje em dia. 

Como o McDonald’s chegou no Brasil?

Com a febre das redes de fast-foods, inaugurou um McDonald ‘s em Copacabana, Rio de Janeiro, em 1979. 

E antes das lojas espalharem pelo país, essa loja foi a  única por dois anos. Logo após, foi aberta uma em São Paulo e assim aos poucos se espalharam pelas principais regiões do país.

Segredo do sucesso do McDonald’s

Como a franquia acabou se expandindo tanto é uma questão que basicamente ninguém sabe. Provavelmente o preço baixo dos produtos colaborou, e a estrutura de montagem e preparo que tornava tudo extremamente rápido. 

Existem várias polêmicas e burburinhos sobre fraudes envolvidas no desenvolvimento do que hoje conhecemos como a grande franquia McDonald ‘s e certamente tudo isso ajudou muito a construir toda a popularidade. 

O que sabemos na verdade é que a marca possuía hambúrgueres baratos, garçons em patins, entregavam os pedidos direto em seu carro e ofereciam a seus clientes um serviço rápido e de qualidade. As pessoas realmente gostavam do lanche. 

E provavelmente foi tudo isso que fez a franquia ser amada na época e até hoje. 

E por fim, se teve interesse pela história do Mc Donald ‘s, recomendamos que assista ao filme “fome de poder” que conta um tanto dessa trajetória com vários detalhes, da criação, das traições que fizeram surgir a poderosa rede de fast-food americana.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: