fbpx

Blog do
GrandChef

Dicas e Estratégias para Bares e Restaurantes

Blog do GrandChef

Pesquise por Categoria

Qual o Impacto do Novo Aumento do Gás Para Restaurantes?

O Brasil inteiro fica de olho nas notícias sobre o novo aumento do gás de cozinha e como isso vai afetar o dia a dia das empresas do setor gastronômico. 

O impacto que isso poderá ter no Food Service está assustando bastante as pessoas, e principalmente os donos de restaurantes.

 E todos eles com muita razão. Aliás, a Petrobras anunciou o reajuste não somente do gás de cozinha, mas de todos os produtos derivados do petróleo, no dia 10 de março. 

Ou seja, haverá aumentos em muito mais produto além do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), inclusive até em algumas matérias primas das refeições. 

Dessa forma, os donos de restaurantes terão que adotar medidas para diminuir o impacto dos efeitos, como: ter de aumentar os preços de pratos e bebidas do cardápio. 

Então se estão curiosos para descobrir como o novo preço do gás e do petróleo vai impactar seu restaurante.

Qual será o impacto do novo aumento do gás para bares e restaurantes?

É um fato que o preço do petróleo disparou no mercado internacional, um dos reflexos da guerra entre Ucrânia e Rússia.

Com esses acontecimentos, no dia 10 de março, a Petrobras anunciou reajustes nos produtos que são derivados de petróleo no Brasil. Entre eles o GLP, com um reajuste de 16%. 

Lembrando que a Petrobras já havia ajustado o preço do gás de cozinha  em 2021, subindo 36,99% no ano. 

E esse aumento tem um impacto bem significativo na produção de restaurantes e bares. Afinal é um item totalmente indispensável para preparar os pratos e demais produtos.  E isso afeta diretamente o custo de venda dos produtos.

Ainda mais porque além de o gás de cozinha ter encarecido, outros produtos também. Sendo algum deles: energia, pão, carne, farinha e outras matérias primas de produção de alimentos.

E além disso,a gasolina que é derivada do petróleo, também sofreu aumento, o que afeta os serviços de entrega de restaurantes.

O que indica que os preços das taxas de entrega podem subir. Algo que já está quase rotineiro e vem atraindo reclamações. 

Outro recurso que pode vir a aumentar são as embalagens, e neste caso uma ótima solução é optar pelas sustentáveis, não dependendo das derivadas de petróleo que são sucessivas a aumentos. 

Portanto, deu para perceber que esse novo aumento do gás e da gasolina, desencadeiam com eles mais uma série de aumentos em outros produtos.  

E qual vai ser o reflexo disso para restaurantes e consumidores?

Apesar do que possa parecer os restaurantes não são os únicos que sofrem com isso, o consumidor também irá sentir no bolso o impacto desses preços. 

Isso porque é inevitável que os restaurantes repassem alguns desses custos para os consumidores, para não ficarem em um prejuízo. 

O que é uma decisão muito complicada de se tomar pelo medo de perder clientes e o número de vendas cair. 

Um momento muito crítico para o Food Service, tendo de mexer em precificação de itens e talvez até chegar em redução de quadro de colaboradores. 

Ou seja, é um momento de controlar gastos e tentar diminuir ao máximo os custos para tudo. 

Portanto, cortar gastos com itens supérfluos e investir ao máximo em fidelização e satisfação dos clientes. 

Venda por um delivery sem cobrança de taxas e aumente suas vendas

Entre alguns dos custos que donos de restaurantes têm,apresenta-se a cobrança de taxas sobre os pedidos em marketplaces, aqueles grandes aplicativos de delivery. 

Somando essas taxas elas podem levar até 30% da receita do restaurante,  que é uma grande porcentagem dos seus lucros.

E com esse cenário de aumentos constantes em que nos encontramos, isso representa uma grande perda de dinheiro para  seu restaurante. 

Por isso, vender por um canal próprio de delivery é tão vantajoso. Sem as cobranças de taxas, o melhor caminho para prosseguir nesse momento. 

Com o GrandChef, você pode criar um site delivery próprio grátis, montar um cardápio online sem custos e começar a vender sem taxas. 

Além disso, contará com um sistema de gestão integrado te dando os recursos certos para gerenciar restaurantes e manter os outros setores livres de gastos desnecessários. Como: 

E se surgir dúvidas não se preocupe, conta com suporte diário para os clientes, por diversos canais. Podendo entrar em contato quando precisar de uma ajuda. 

Então, não perde tempo não, vem conhecer o GrandChef gratuitamente na prática. 

Veja como alavancar suas vendas, sem taxas e com o melhor sistema como aliado.

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: