fbpx
logo grandchef

Quais os equipamentos para montar uma cafeteria?

Pode parecer fácil mas não é tanto para abrir uma cafeteria que é preciso ficar atento a vários pontos específicos do processo. E um que merece uma atenção em especial são a compra de equipamentos para cafeteria. 

Claro que independente do estilo de sua cafeteria, itens indispensáveis serão, máquina de café espresso, moedor de café, filtro de água e utensílios para o preparo.

Você deve focar em várias partes do equipamento, porque afinal é bem provável que não servirá só café. Então se quer se destacar por bom atendimento e qualidade, precisa de um leve investimento em equipamentos.

Por isso, separamos este artigo para te mostrar alguns equipamentos para cafeteria que provavelmente precisará ter e quais os motivos para se investir neles.

Equipamentos indispensáveis para abrir uma cafeteria

Após resolver as partes legais e referentes a localização, chega o momento de comprar os itens para poder começar a funcionar. 

E sabemos que o carro-chefe é o café, por isso precisa de bom investimento e uma ótima cafeteira. Mas, uma cafeteria também precisa de itens que vão além do preparo da bebida. 

Então separamos uma lista dos itens de acordo com suas necessidades para conseguir ter uma base.

Equipamentos para preparar os cafés

Claro que a primeira lista seria girada em torno dele o café. Assim, os primeiros equipamentos para investir são os responsáveis para você conseguir prepará-los. 

Dentre os principais estão:

Máquina de café expresso com dois grupos e vaporizador de leite: Com ela consegue preparar não só cafés, como também capuccinos, mocha e outras bebidas que são sucesso absoluto. Há várias alternativas dessas máquinas no mercado, mas o ideal é escolher uma completa e de uso profissional.

Moedor de café profissional: Moer os grãos na hora do preparo faz toda a diferença no aroma e no sabor da bebida. Além disso, métodos de preparo diferentes de café exigem uma certa moagem específica para entregar o resultado esperado. E isso justifica o investimento neste item.

Gaveta de borra: Essencial para quem precisa fazer grande quantidade de café todos os dias, o que normalmente é o caso de uma cafeteria. Por ser tampada, ela evita a proliferação de mosquitos, a exposição das borras e facilita a higienização, além claro de dar um facilitada na sua vida. 

Filtro de água: Se você quer servir um café de qualidade, a água filtrada é um item obrigatório, nada se preparar café com água direto da torneira. Somente com o uso do filtro, consegue garantir que o líquido está limpo, puro, livre de cloro e que não vai interferir no sabor final da bebida.

Balança digital: Não é algo obrigatório, mas ajuda bastante. Com a balança, é possível equilibrar a quantidade de água e de grãos para chegar à bebida perfeita.

Utensílios indispensáveis

As máquinas e os equipamentos para preparar os café são o que movem a sua cafeteria. 

Porém para entregar esses itens ao cliente, vai precisar de alguns utensílios. 

São eles:

Pitchers: Aposto que já viu este item por aí, ele se parece muito com uma leiteira, mas serve para armazenar o leite vaporizado. Eles serão necessários para vaporizar o leite, principalmente se for usar latte art em sua cafeteria.

Xícaras e canecas de tamanhos variados: Escolha alguns tamanhos padrão com os quais pretende trabalhar, de acordo com como vai elaborar seu cardápio. Também vale a pena personalizá-las, deixando-as com a cara do seu negócio. Itens personalizados são muito importantes para um maior reconhecimento da marca.

Copos descartáveis para viagem: Vale a pena escolher um material de qualidade e personalizar com a identidade visual da sua marca. Sempre terá pedidos para viagem e se atende delivery, já tem os itens certos para mandar. 

Pincéis para limpeza de porta-filtros: São ideais para uma limpeza mais precisa e menos trabalhosa no dia a dia.

Chaleiras: Recomendamos que você tenha mais de uma disponível, pois elas serão excelentes no preparo de bebidas variadas que venderá.

Pratos: Opte por tamanhos variados tanto para colocar os doces, salgados, outros alimentos e também servir de apoio para as xícaras.

Copos e taças: Eles devem ser comprados para servir água, sucos e outras bebidas que estão disponíveis no cardápio.

Talheres: São necessários para os clientes conseguirem tanto comer quanto adoçar o café e para servir de apoio na hora dos preparos.

Espátulas: Diversifique os tamanhos de acordo com a utilização de cada uma delas.

Bandejas: Elas são indispensáveis para servir os alimentos e bebidas aos clientes de forma bem mais organizada.

Garrafas para chantilly: Também chamadas de sifões, elas são essenciais para o preparo de chantilly, espumas e cremes para dar aquela decorada e um sabor a mais.

Qual a melhor cafeteria expresso?

Para iniciar nesse assunto de escolha de uma máquina de café expresso, primeiro precisa entender que elas podem ser de dois modelos principais. 

Manual: onde o operador deve apertar para começar e para terminar de extrair o café. Isso exige uma maior atenção do Barista no café que está sendo servido e maior flexibilidade para pedidos.

Automática: essa máquina já vem programada com o tamanho certo das bebidas: café curto (30ml) e café longo (50ml). Além disso, em alguns equipamentos, também há a opção “Manual”.

Ela minimiza erros e permite que o operador desempenhe outras tarefas enquanto o café está sendo feito, o que acaba sendo mais produtivo em cafeterias com grande fluxo de pessoas. Só tem de tomar cuidado para não esquecer do café e esfriar. 

Agora vamos ver alguns modelos que são indicados como os melhores do mercado. 

Cafeteira Expresso Mondial C-08

A cafeteira expresso Mondial C-08 Coffee Cream é um modelo bem tradicional.

Assim, tem as características das cafeteiras expresso usadas comercialmente. Mas, uma das grandes vantagens é a possibilidade de você usar o pó de café de sua preferência.

Ela é uma máquina de café doméstica, mas feita à semelhança dos equipamentos industriais.

Portanto, ela tem recursos interessantes, como o vaporizador de leite, essencial para aquele café com leite cremoso e espumoso igual ao da padaria. E também para as artes. 

Com o vaporizador de leite da Coffee Cream C-08, você consegue fazer uma variedade de bebidas, como cappuccinos e lattes macchiatos também.

Nela você consegue fazer até duas xícaras,o que economiza tempo. Ela também vem com filtros tanto para cafés simples ou duplos.

Uma de suas poucas desvantagens é que você precisará gastar um tempo verificando como ela funciona e se acostumar com a troca e limpeza dos filtros.

Portanto, se você não tem muito tempo ou não quer dedicar muito a isso, é melhor procurar uma cafeteira expresso de cápsula automática.

Sistema para Cafeteria

Se você está começando no ramo agora, talvez ainda não saiba, mas levar um negócio do ramo alimentício sem ter um sistema para gestão é quase impossível. 

Os equipamentos para cafeteria são muito importantes, mas a falta de um sistema para te auxiliar te faz perder muito tempo, correr risco de se perder em contas e levar prejuízos. 

Equipamentos para Cafeteria

Para isso, é importante ter um sistema que te ajude a controlar o caixa, o estoque e os pedidos realizados. 

Um bom exemplo é o GrandChef, um sistema de gestão completo com inúmeras funcionalidades para te ajudar. 

Assim, por meio dele você conta com comanda eletrônica, controle de caixa, controle de estoque, sistema PDV para venda balcão e muito mais.

Caso ainda não conheça o GrandChef se trata de um sistema de gestão especializado no ramo alimentício como cafeterias, restaurantes, bares e similares. 

Dessa forma, te ajuda a gerir sua cafeteria, por meio do GrandChef você tem total controle de tudo que entra e sai de seu caixa, acompanha o fluxo do seu estoque e o garçom pode enviar os pedidos diretamente para a cozinha sem precisar se deslocar. 

Caso queira incrementar ainda mais seu estabelecimento ainda pode contar com o módulo de delivery online, para fazer entregas e ter um site próprio. 

Por meio do delivery do GrandChef, você cria seu próprio site, personalizado a seu gosto e sem ter de pagar taxas por produtos. Veja melhor:

Não perca mais tempo, teste gratuitamente agora, e veja os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão. 

baixe o grandchef

Portanto, confira como ter sua cafeteria na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Escolhas do Editor

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: