fbpx

o blog do grandchef

Como Abrir um Restaurante?

Você adora cozinhar e pretende abrir um restaurante?

Ao contrário do que muitos pensam, esta é uma operação muito complexa. Você vai precisar lidar com questões de estoque, preparo, higiene, finanças, pessoas e muito mais.

Assim, é precisa que faça um bom planejamento, antes mesmo de tudo começar. ´Afinal, um restaurante é muito mais do que apenas uma comida boa, há vários processos envolvidos.

Então, listamos aqui alguns pontos importantes para te ajudarem ao decorrer desse processo de estruturar seu restaurante.

1. Tenha o ponto ideal

Antes de conseguir abrir um restaurante você precisa do lugar onde ele vai ficar.

E acredite, definir um ponto comercial é um processo demorado, onde é preciso pensar muito bem e juntas muitas informação.

Assim, escolha um local com bastante fluxo de pessoas, a fim de trazer as pessoas que estiverem passando na rua facilmente.

Além disso, ainda é importante que seja um local de fácil acesso, com estacionamentos e localização que não seja difícil de encontrar.

O tamanho do ambiente também deve ser analisado com base no seu público-alvo. Aquele cliente perfeito e que provavelmente será 90% de seus clientes.

Assim, se seus clientes buscam uma refeição mais acessível, busque um espaço que acomode muitas pessoas. Mas, se eles buscam uma boa experiência, um ponto que possa se tornar um ponto mais aconchegante e bonito é uma ideia melhor.

Do mesmo modo, preste atenção na infraestrutura ao redor. E manter os preços de acordo com o que seu público consiga aguentar sem achar um absurdo ou abusivo.

Outros aspectos a se observar são as vias de acesso ao seu restaurante, taxa de criminalidade na região, custos de aluguel e taxa de condomínio e o custo das modificações e reparos estruturais.

Afinal, tudo isso vai pesar em seu orçamento em algum momento.

abrir um restaurante

2. Confira a legislação local

Consulte a vigilância sanitária da sua cidade para se informar sobre as normas sanitárias aplicáveis ao seu estabelecimento.

É bem provável que irá passar por inspeções da vigilância e do corpo de bombeiros antes de abrir um restaurante.

Consulte também a prefeitura para verificar se o zoneamento permite a abertura de um restaurante no lugar que você escolheu.

serão preciso juntar algumas documentações também para legalizar o seu negócio, como:

  • Registro na Junta Comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Obter CNPJ;
  • Vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de limpeza e desinfecção dos reservatórios de água.

Para conseguir o conhecimento detalhado de tudo isso, é indicado ir até a prefeitura de seu município, conferir a lista e se há especificações em seu município ou estado. 

3. Analise sua concorrência

abrir um restaurante

Outro ponto importante é prestar atenção ao que os seus concorrentes estão fazendo. E em que quantidade estão presentes na mesma região em que quer abrir seu restaurante.

Mas não se engane, ter outros restaurantes por perto não é sempre um problema. Se seus vizinhos estiverem com grandes filas, significa que há uma grande demanda na área, por exemplo.

No entanto, se eles estiverem absorvendo a demanda tranquilamente, pode não ser uma boa ideia abrir um restaurante novo nessa área.

4. Defina o tipo do seu restaurante

É importante ter bem definido qual o tipo de serviço do seu restaurante, pois ele determinará todas as suas escolhas de gestão. Então, essa escolha deve ser feita logo no inicio do projeto.

  • À la carte: serviço onde são servidos pratos prontos. Aquele cardápio onde as escolhas do prato já vem lá. Requer garçons bem treinados e geralmente, seu horário de pico é o jantar.
  • Self Service: neste serviço os clientes servem sua própria refeição. Mais econômico, pois não requer garçons. Ideal para almoços em áreas comerciais.
  • Delivery: o serviço de entrega de comida, é possivel trabalhar com ele e outros modelos também. Requer preparo de uma equipe de entregadores e se adequar para realizar as entregas.
  • Fast Food: um serviço de comida rápida. Exige uma equipe bem treinada para montar pratos muito rapidamente. Bastante frequentado por jovens, um modelo estilo aos famosos MC Donald’s e Burger King.
  • Rodízio: serviço onde o cliente consome a vontade dentre os pratos servidos rotativamente no salão. Necessita de garçons treinados e um ambiente grande o suficiente para permitir a fácil circulação deles.
  • Típico: serviço especializado em culinárias regionais, por exemplo, comida italiana, chinesa, japonesa, nordestina, etc.

5. Contrate bons profissionais

abrir um restaurante

Para seu restaurante abrir é preciso uma equipe capacitada trabalhando para fazer as coisas acontecerem.

Somente assim, conseguira dispor do melhor serviço, além disso, alguns cargos necessitaram de confiança, por isso pessoas qualificadas e capacitadas na área são as mais indicadas.

Você irá precisa de no mínimo:

  • Gerente: acompanha a operação e assegura a qualidade da comida e do serviço;
  • Chef: responsável pelo preparo da comida. Em restaurantes maiores é ele que comanda os cozinheiros;
  • Garçons/atendentes: se seu serviço for a la carte ou rodízio, você precisará de garçons para servir seus clientes. Caso seja fast food ou self-service, não serão necessários garçons, mas deverá haver funcionários para atender os clientes no balcão;
  • Operador de caixa: um funcionário para receber os pagamentos dos clientes, em casos de delivery receber pedidos, e demais serviços que envolvam o caixa;
  • Entregadores: se você trabalhar com delivery, precisará ter um ou mais entregadores à disposição.

6. Gerenciando seu restaurante

Cuide do marketing

Para atrair mais clientes para o seu restaurante, será importante investir em uma boa estratégia de marketing. Hoje em dia é isso que te faz ser visto e encontrado pelos clientes.

Fique de olho em seus concorrentes e trabalhe para desenvolver diferenciais.

Além disso, usar novas tecnologias para melhorara sua gestão, atendimento e modo de receber pedidos delivery, podem passar uma imagem de inovação para seus consumidores.

Então, atualmente você não pode deixar de investir no marketing digital para seu restaurante, criar perfis nas redes sociais e divulgar seu negócio.

Seus perfis serão suas ferramentas de comunicação com seus clientes, informar promoções, dias e horários de atendimento e demais assuntos. Além disso, soa uma porta para os clientes entrarem em contato com você também.

Hoje em dia é basicamente impossível conseguir fazer um negócio ir para aa frente sem o auxilio do marketing digital.

Fique de olho na higiene

abrir um restaurante

Aja como se a vigilância sanitária fosse te inspecionar todos os dias. Não pelo fato de eles poderem aparecer, mas para preservar a higiene do local.

Dessa forma, seus funcionários devem estar sempre com toucas para proteger o cabelo, unhas aparadas e sem adornos como relógios, pulseiras, esmalte ou brincos.

Mantenha uma rotina de lavar as mãos periodicamente e forneça álcool em gel para não apenas seus funcionários, como também seus clientes.

Controle seu estoque

Manter um controle preciso dos seus insumos é essencial, para que não haja desperdício nem falta de produtos em estoque.

Algumas dicas úteis para lidar melhor com seu estoque são: preparar fichas técnicas de pratos, obter estatísticas de consumo, controlar a entrada e saída de mercadorias, manter uma rotina de limpeza do estoque para evitar que estraguem e ordenar por validade.

Mas, para garantir que não haja problemas, o indicado é utilizar de um sistema que te auxilie a fazer isso da forma mais prática possível. Como é o caso do Sistema GrandChef.

O sistema controla todo o seu estoque para você, assim que cadastrado os produtos, ao decorrer das vendas eles vai dando as baixas e te informando a quantidade certa que há de cada coisa.

E não se preocupe, quando algo estiver para esgotar o sistema te avisa que o produto está para entrar em falta para que possa repor.

E ainda conta com relatórios sempre bem atualizados para acompanhar tudo nos mínimos detalhes.

Sendo assim, o GrandChef é um sistema de gestão completo todo especializado em estabelecimentos gastronômicos como bares e restaurantes.

Ou seja, a melhor solução para manter tudo em controle dentro de seu restaurante.

Além de seu estoque, ele te auxilia a ficar de olho em muitos outros setores de seu restaurante. Assim, pode ficar relaxado acompanhando todos os resultados mesmo não estando lá.

Então, não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios que eles trás a sua gestão.

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Fique atento nas finanças

abrir um restaurante

Grande partes das novas empresas fecha as portas rapidamente por falta de planejamento financeiro.

Evite isso fazendo o controle diário do fluxo de caixa, registre as receitas e despesas e revise pelo menos mensalmente o balanço da sua empresa.

Para isso use um software de gestão para obter resultados mais precisos e obter relatórios que vão lhe gerar informações relevantes para a tomada de decisão.


Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra dica para dar? Conta pra gente nos comentários!

Continue lendo: Como montar um cardápio para restaurante

Receba Dicas de Graça!

Receba Dicas de Graça!

Julianna Giacobbo
Julianna Giacobbo
Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Mais Vistos da Semana

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Announce

Cadas
tre-se

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas

%d blogueiros gostam disto: