Como abrir um restaurante?

Você adora cozinhar e pretende abrir um restaurante? Ao contrário do que muita gente pensa, esta é uma operação muito complexa. Você vai precisar lidar com questões de estoque, preparo, higiene, finanças, pessoas e mais. Aqui vamos listar algumas dicas fundamentais para você abrir um restaurante de sucesso!

Antes da inauguração

Verifique o ponto

Antes de abrir um restaurante você precisa de algo óbvio: o lugar onde ele vai ficar. Definir um ponto comercial é certamente um processo demorado, para o qual você vai precisar de bastante informação. Escolha um local com bastante fluxo de pessoas, a fim de trazer as pessoas que estiverem passando na rua facilmente.

O tamanho do ambiente também deve ser analisado com base no seu público-alvo. Assim, se seus clientes buscam uma refeição mais acessível, busque um espaço que acomode muitas pessoas. Mas se eles buscam uma boa experiência, um ponto que possa ser convertido em um ambiente incrível faz mais sentido.

Do mesmo modo, preste atenção na infraestrutura ao redor. Se seu público for de classe média ou alta, procure um ponto com estacionamento próximo. Caso seja um público de classe baixa, pontos próximos a residências ou transporte público são os ideais.

Outros aspectos a se observar são as vias de acesso ao seu restaurante, taxa de criminalidade na região, custos de aluguel e taxa de condomínio e o custo das modificações e reparos estruturais.

Confira a legislação local

Consulte a vigilância sanitária da sua cidade para se informar sobre as normas sanitárias aplicáveis ao seu estabelecimento. Você pode precisar passar por inspeções da vigilância e do corpo de bombeiros antes de abrir um restaurante. Consulte também a prefeitura para verificar se o zoneamento permite a abertura de um restaurante no lugar que você escolheu.

Fique de olho nos concorrentes

Verifique seus concorrentes antes de abrir um restaurante

Prestar atenção a o que os seus concorrentes estão fazendo é, sem dúvida, fundamental. Mas não se engane, ter outros restaurantes por perto não é sempre um problema. Se seus vizinhos estiverem com grandes filas, significa que há uma grande demanda na área. No entanto, se eles estiverem absorvendo a demanda tranquilamente, pode não ser uma boa ideia abrir um restaurante novo nessa área.

Defina o tipo do seu restaurante

É importante ter bem definido qual o tipo de serviço do seu restaurante, pois ele determinará todas as suas escolhas de gestão.

  • À la carte: serviço onde são servidos pratos prontos. Requer garçons bem treinados. Geralmente, seu horário de pico é o jantar.
  • Self-service: neste serviço os clientes servem sua própria refeição. Mais econômico, pois não requer garçons. Ideal para almoços em áreas comerciais.
  • Delivery: serviço de entrega de comida. Requer uma equipe de entregadores.
  • Fast-food: serviço de comida rápida. Exige uma equipe bem treinada para montar pratos muito rapidamente. Bastante frequentado por jovens.
  • Rodízio: serviço onde o cliente consome a vontade dentre os pratos servidos rotativamente no salão. Necessita de garçons treinados e um ambiente grande o suficiente para permitir a fácil circulação deles.
  • Típico: serviço especializado em culinárias regionais, por exemplo, comida italiana, chinesa, japonesa, nordestina, etc.

Contrate bons profissionais

Para seu restaurante abrir é preciso uma equipe capacitada trabalhando para fazer as coisas acontecerem. Como numa receita, você vai precisar de:

  • Gerente: acompanha a operação e assegura a qualidade da comida e do serviço.
  • Chef: principal responsável pelo preparo da comida. Em restaurantes maiores é ele que comanda os cozinheiros.
  • Garçons/atendentes: se seu serviço for a la carte ou rodízio, você precisará de garçons para servir seus clientes. Caso seja fast-food ou self-service, não serão necessários garçons, mas deverá haver funcionários para atender os clientes no balcão.
  • Operador de caixa: um funcionário para receber os pagamentos dos clientes
  • Entregadores: se você trabalhar com delivery, precisará ter um ou mais entregadores à disposição

Gerenciando seu restaurante

Cuidando do marketing

Para atrair mais clientes para o seu restaurante, será importante investir em uma boa estratégia de marketing. Observe os seus concorrentes e trabalhe para desenvolver diferenciais. Usar novas tecnologias como aplicativos ou cardápios podem passar uma imagem de inovação para seus consumidores.

O marketing de recomendação também é uma boa estratégia que fará seus clientes divulgarem seu negócio para você através de recomendações. Conceder promoções ou brindes para seus melhores clientes também irá ajudar a fidelizá-los.

Fique de olho na higiene

Aja como se a vigilância sanitária fosse te inspecionar todos os dias. Funcionários devem estar sempre com toucas para proteger o cabelo, unhas aparadas e sem adornos como relógios, pulseiras, esmalte ou brincos. Mantenha uma rotina de lavar as mãos periodicamente e forneça álcool em gel para não apenas seus funcionários, como também seus clientes.

Controle seu estoque

Manter um controle preciso dos seus insumos e primordial, para que não haja desperdício nem falta de produtos em estoque. Algumas dicas úteis para lidar melhor com seu estoque são: preparar fichas técnicas de pratos, obter estatísticas de consumo, controlar a entrada e saída de mercadorias, manter uma rotina de limpeza do estoque para evitar que estraguem e ordenar por validade (primeiro que entra, primeiro que sai).

Fique atento nas finanças

Grande partes das novas empresas fecha as portas rapidamente por falta de planejamento financeiro. Evite isso fazendo o controle diário do fluxo de caixa, registre as receitas e despesas e revise pelo menos mensalmente o balanço da sua empresa. Use um software de gestão para obter resultados mais precisos e obter relatórios que vão lhe gerar informações relevantes para a tomada de decisão.


Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra dica para dar? Conta pra gente nos comentários!

Continue lendo: Como montar um cardápio para restaurante

About the Author

Jamilson Junior

Gestor de mídias sociais no GrandChef. Adoro passar os fins de semana jogando no Xbox ou devorando uma série na Netflix.

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